SUMÁRIO
Edição 327
Novembro-Dezembro 2010
Os adultos e os jovens de hoje não conhecem a recente história dos horrores do antissemitismo e da Segunda Guerra Mundial. Os que dela participaram como causadores, vítimas ou expectadores, quase todos já morreram. Esse é o motivo da matéria de capa desta edição.
Acesso exclusivo ao assinante.
Colunas — Ponto final
Novembro-Dezembro 2010
- Visualizações: 3089
2 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
O veterinário
- Receba a revista Ultimato em sua casa e leia primeiro também a edição online. Assine aqui.
Novembro-Dezembro 2010
- Visualizações: 3089
2 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor
Eduardo
P - RNA cabeça de uma criança é um mistério. Até pensei que o autor ia, em algum ponto ou momento, trocar o 'veterinário' por um 'pediatra neonatal'. Mas o sonho com a imaginação fundiu-se na figura do veterinário. Quais seriam as razões em antever um desses no lugar de um afável senhor especialmente em crianças que nem balbuciam, de modo a sentir e ouvir as angústias do Amorese de oito anos, à época. Vai entender a mente de uma criança! Pensando bem, o mundo animal deve mesmo exercer um fascínio. A besta de Balaão fala, na estrebaria o mundo agro pastoril berra, bale, muge; serve de animal de carga para uma fuga espetacular rumo ao Egito e de montaria para uma entrada triunfal em Jerusalém ao que vem em nome de Davi! Agora, novidade mesmo é essa 'ordem sacerdotal veterinária' na reconciliação. É novidade mesmo. Vivemos tempos eco-teológicos? Lembrei-me da cozinha de Ruben Alves. Teriam os anjos dito um sonoro amém numa linguagem humana, ou optaram por outro som mais agro-pastoril?

Itamar Batista
Belo Horizonte - MGO mundo descomplicado de uma criança é construído/demonstrado com linguagem simbólica. A dor se comunica com o silêncio e com a forma pacata de fugir do espaço lúdico: criança doente deixa de brincar. Quando doente a criança simplesmente se entristece e foge do mundo da brincadeira. Na linguagem de sentimento (tristeza), ela expressa objetivamente o que não pode ser comunicado em linguagem verbal gramaticalmente estruturada. No ideário de uma criança, o veterinário representa a figura do "herói". Para este você não comunica sua necessidade, mas "espera" dele a solução para um problema considerado inequacionável. Acho que o Amorese fala disso: a complexidade da doença/dor deve ser descomplicada por alguém que satisfaz o arquétipo de salvador implacável: o herói/veterinário. Este não é o que demonstra poderes especiais, mas simplesmente o que aponta a direção para uma vida que se processa desnorteada no mundo 'surdo' e 'mudo' da dor. Reflexão inteligente. Parabéns! Discordo do Edu N/RN!!

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Coleções Encadernadas
+ lidos
- Quarenta livros que fizeram a cabeça dos evangélicos brasileiros nos últimos quarenta anos, edição 315
- A resistência de Jó frente à dor e ao sofrimento, edição 308
- O gadareno teria sido o primeiro missionário na Jordânia?, edição 325
- Divórcio e novo casamento - um estudo bíblico inicial, edição 294
- Amor e sexo nos Cantares de Salomão, edição 258
- A vida de oração de Jesus, edição 336
- O clamor de Habacuque: que o Senhor faça a sua obra no meio da história sem adiá-la para um futuro indeterminado!, edição 315
- O formidável "consolo" dos amigos de Jó e de Eliú, o jovem, edição 308
- Gunnar Vingren e Daniel Berg: os pioneiros das Assembleias de Deus, edição 331
- Jesus ora depois da morte de João Batista, edição 336