pipa

2° Semana: Sabemos o que é o amor por causa disto

Por Eliad Dias Santos

Cristo deu a sua vida por nós. Por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos. 1 João 3:16

pipaPARA INÍCIO DE CONVERSA
Edson Rogério Silva dos Santos. Ele tinha 29 anos quando foi assassinado com tiros por homens encapuzados. Outros jovens como ele foram vítimas de uma onda de assassinatos ocorridos entre os dias 12 e 16 de maio de 2006 que ficou conhecida como os “crimes de maio”. O episódio foi uma reação de grupos de extermínio com a participação de agentes do Estado a ataques. A cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado no Brasil. Todo ano, 23.100 jovens negros de 15 a 29 anos são mortos. A taxa de homicídios entre jovens negros é quase quatro vezes a verificada entre os brancos, o que reforça a tese de que está em curso um genocídio da população negra. Essa é uma das constatações do Relatório final CPI do Senado sobre o Assassinato de Jovens.

 

NA REAL
Ao acabarmos o nosso culto ou aula quantos jovens negros estarão mortos? Quantos jovens negros fazem parte da minha comunidade de fé? No Brasil e especialmente nas igrejas existe uma “dificuldade” em se falar do racismo, da exclusão. “Somos todos iguais, somos todos seres humanos, filhos e filhas do mesmo Deus e todo “mundo” sofre algum tipo de preconceito e bla, bla, bla.

Com tais discursos, anula-se a perspectiva de pensar, refletir sobre o racismo e o genocídio da população negra. Usar o texto de Paulo Gálatas 3:28: “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Não resolve, porque não somos todos iguais, não neste mundo!” Mais >

image3659425

No Dia das Crianças, teste sua amizade para com elas

image3659425No dia 12 de outubro comemoramos o Dia das Crianças. Nossas igrejas se mobilizam e festejam com as crianças promovendo várias atividades e fazendo tudo com muito entusiasmo. Nós, da Rede Mãos Dadas, queremos oferecer a vocês um toque reflexivo em meio às comemorações: sua igreja é de fato amiga da criança nos outros 364 dias do ano? Responda o teste AQUI, e nos ajude a buscar meios de ajudar nossas igrejas a obedecer mais e melhor à ordem do nosso Mestre: “Deixai as crianças virem a mim, não as impeçais!”