Essa é uma lista de ideias para ajudar uma criança que estiver sofrendo pela morte de um ente querido.

Algumas dessas sugestões podem ser úteis e você pode pensar em ideias ainda melhores por conta própria. Existem muitas maneiras de ficar bem e de se lembrar de seu ente querido.

 

Converse com um amigo
Experimente conversar com um amigo e compartilhar seus pensamentos e sentimentos sobre a morte de seu ente querido, bem como as lembranças dessa pessoa especial. Escolha alguém em quem você possa confiar para respeitar seus sentimentos e que não contará a outras pessoas o que você disse. Talvez você ache difícil se abrir para outra pessoa, mas isso pode acabar ajudando você a se sentir melhor.


Carregue ou use um objeto de ligação
Carregue consigo algo especial que o faça lembrar da pessoa que morreu. Pode ser uma joia ou outro objeto pequeno. Escolha algo que caiba em seu bolso ou na mochila da escola.

Crie um livro de memórias
Reúna fotos e outras lembranças de seu ente querido, como obras de arte ou anotações. Cole-os em pedaços de papel para fazer um álbum de colagens. Você pode ser criativo no tipo de papel que for usar e na forma como unir as páginas. Depois, você poderá revisitar essa lembrança sozinho ou com outras pessoas.

 

Lembre-se de seus sonhos
Após a morte de um ente querido, você pode sonhar com essa pessoa. Alguns sonhos podem ser estranhos ou assustadores; outros podem ser felizes e divertidos. Não importa o tipo de sonho que você tenha, pode ser útil conversar sobre ele com alguém em quem você confia.

 

Diga aos outros o que te ajuda ou não
Pode ser difícil dizer aos outros o que você precisa, mas isso é importante. Afinal de contas, os outros não conseguem ler sua mente. Portanto, diga a um amigo adulto ou familiar de confiança o que o deixa triste e o que o faz se sentir melhor. Descubra também o que ajuda outras pessoas que estão sofrendo, pois isso é diferente para cada pessoa.

 

Plante algo como um memorial
Considere plantar uma árvore ou flores em memória de seu ente querido – algo especial que você cuide e aprecie. Talvez você queira plantar perto de sua casa, para que possa vê-la crescer e se desenvolver.

 

Passe algum tempo no espaço de seu ente querido
Você pode achar reconfortante sentar-se na cadeira favorita do seu ente querido ou ficar um pouco no quarto dele. Só faça isso se e quando se sentir bem (mas lembre-se de que sentir-se bem pode incluir chorar).

 

Leia os versículos da Bíblia que o lembram de quem é Deus
Quanto melhor conhecermos Deus pela Bíblia, mais fácil será confiar nEle quando a vida estiver difícil e injusta. As Escrituras o lembram do quanto Ele o ama, o conforta e o ajudará. Converse com Ele a qualquer hora e com frequência. (Ore!)

 

Durma com algo macio
Ninguém é velho demais para ficar abraçado a um brinquedo fofinho ou a um travesseiro. Você pode encontrar um que de alguma forma, o faça lembrar de seu ente querido. Você pode até ter um brinquedo ou travesseiro que pertencia à pessoa que morreu. Outra ideia é dormir com uma das camisas de seu ente querido.

 

Escreva uma carta para seu ente querido
Escreva uma carta ou uma mensagem para seu ente querido. Coloque seus pensamentos e sentimentos. Você também pode escrever sobre atividades que costumavam fazer juntos. Escreva-a em seu computador ou escreva à mão em um papel. Guarde essas cartas ou jogue-as fora – você é quem decide o que fazer com elas. 

 

Use suas mãos
O uso ativo das mãos pode ajudá-lo a se sentir melhor. Isso pode incluir montar quebra-cabeças, pintar, trabalhar com argila ou até mesmo ajudar outras pessoas em tarefas domésticas ou de limpeza. Crie algo que faria seu falecido sorrir.

 

​​Ouça música
Às vezes, a música pode lembrá-lo de seu ente querido e você pode se sentir triste, especialmente se vocês escutavam alguma específica. A música pode ajudá-lo a chorar quando você precisa. Você também pode escolher músicas que o faça se sentir bem. Talvez você queira começar o dia ouvindo sua música favorita.

 

Lembre-se de que não há problema em rir
Coisas engraçadas podem acontecer com você, assim como aconteciam antes da morte de seu ente querido. Tire tempo para ouvir ou contar uma piada engraçada. Não há problema em rir. Isso pode fazer você se sentir melhor, assim como o choro faz.

 

Lembre-se de que não há problema em chorar
Às vezes, quando você sente muita falta do seu ente querido, pode começar a chorar. Durante esse momento, você pode querer ficar sozinho ou pode querer ficar com outras pessoas. Faça o que for melhor para você.

 

Ajude outras pessoas
Você pode conhecer outras crianças que também tiveram um ente querido que morreu. Você pode se aproximar e ser um bom amigo para elas, ouvindo-as ou convidando-as para brincar. Você também pode fazer coisas práticas para elas, como ajudá-las com a lição de casa ou com uma tarefa que elas não têm ânimo para fazer. Outra maneira de ajudar os outros é arrecadando doações ou realizando outras atividades para ajudá-las.

 

Encontre um grupo de apoio para crianças em luto
É muito útil processar seu luto com outras crianças que “entendem”. Peça a seus pais que procurem um grupo “Sempre Com Você” conversando com seu pastor ou conselheiro escolar. 


Escrito por Mel Erickson no livro Our Story – A Memory Book for (Memórias da Nossa História).

  1. Achei muito interessante e importante este assunto!
    Muitas pessoas preferem esconder, mas eles precisam saber e expressar também a dor que sentem pela partida de um ente querido!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *