Por Sarah Rodrigues

“Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”. – disse Jesus. Mateus 19:14

Imagine uma população de 4 milhões de habitantes, cujos 2 milhões destes estão espalhados entre matas e florestas em um território de 1.6 milhões de km2 de área total. Se aproximarmos ainda mais esta imagem, veremos mais de 25 mil comunidades ribeirinhas, formadas por incontáveis famílias que têm entre si milhares de crianças. Crianças que são amadas e cuidadas pelos seus, mas que, infelizmente, ainda não possuem acesso à educação de qualidade, saúde e oportunidades para seu desenvolvimento integral.

Muitos deste pequenos acabam sendo apresentados ao álcool, às drogas e à sexualidade precocemente. Alguns deles, aos 12 anos, já foram diretamente expostas à estas realidades. Movimentos de alcance infantil já constatam que entre os 4 – 14 anos de idade, a maioria das crianças, demograficamente falando, desenvolvem suas estruturas moral e espiritual. No contexto ribeirinho, talvez esta margem seja ainda menor.

Pensando na quebra deste ciclo infinito, a igreja ribeirinha vem se dedicando ao desenvolvimento, proteção e nutrição integral destas crianças! E como não nos envolveríamos nestes esforços?

Continue lendo →

Atenção galera de Manaus e Recife. Está com fim de semana livre? Aproveite participe de dois eventos sobre temas super relevantes que acontecerão nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro. Corre que ainda dá tempo! Tem também uma sugestão de evento para 2019, na área de capacitação em desenvolvimento comunitário. Confira.

>> Lançamento da Campanha Renovar Nosso Mundo, em Manaus (AM)

O Movimento pela Sustentabilidade na Amazônia realizará nos dias 30 de novembro a 01 de dezembro o lançamento da Campanha Renovar Nosso Mundo junto às lideranças, comunidade e igrejas locais.

Quando: 30 de novembro e 1 de dezembro.

Onde: Instituto Amazônia, Manaus, AM.

Mais informações

 

>> Conferência Justiça e Transformação Social

O encontro se propõe a ser um amplo espaço de participação, reflexão e engajamento para empreendedores sociais, pastores, líderes, misssionários e ativistas sociais interessados no tema da Transformação Social na perspectiva do Reino de Deus. A Conferência contará com Mauricio Cunha, missionário, presidente do CADI Brasil e gestor de Iniciativas Sociais; Fábio Silva, Presidente do Porto Social; José Marcos, Pastor titular da Igreja Batista do Coqueiral e presidente do Instituto Solidare, além de diversos oficineiros especializados em temas de interesse geral da área do desenvolvimento e transformação social.

Quando: 30 de novembro e 1 de dezembro.

Onde: Recife, PE.

Mais informações

Continue lendo →

Os meses de outubro e novembro foram marcados por eventos no norte e nordeste. É a igreja em movimento envolvida em muitas frentes de trabalho: meio ambiente, missão urbana, questão indígena, Janela Amazônica, parcerias, entre outras. Espia o que aconteceu e fique atento aos próximos eventos.

>> IV Fórum de Missão Urbana promoveu mutirão de serviços sociais na periferia do Recife

Entre os dias 8 a 10 de novembro a Rede de Missão Urbana (Redemur) realizou a IV Edição do Fórum de Missão Urbana. O evento, sediado na Igreja Batista do Coqueiral, teve como tema: “Igreja e ODS: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis: comunidades e cidades sustentáveis.” O IV FMU enfocou especificamente o Objetivo 11: Comunidades Sustentáveis. O evento terminou com a realização de um mutirão de serviços de atendimento de saúde e promoção da cidadania na Comunidade do Sapo Nu.

Continue lendo →

Por Gizelle Vieira

A Aliança Evangélica Pró Ribeirinhos – AEPR realizou nos período de 3 a 6 de outubro o II Congresso, em Manaus (AM). Com a participação de diversas agências, igrejas, líderes, pastores e missionários, a ocasião foi mais uma oportunidade para compartilhar esforços na evangelização dos ribeirinhos da Janela Amazônica.

Workshop, Grupos de trabalho, apresentação de projetos e novas estratégias preencheram os quatro dias de congresso, que encerrou com a aclamação do novo grupo de trabalho que irá coordenar a aliança pelos próximos três anos.

Entre os palestrantes Rev. Ronaldo Lidório, Rev. José João Mesquita, Pr. João Saraiva, Pr. Dave McClamma deixaram reflexões desafiadoras para a vida e ministério dos missionários que atuam na região amazônica e enfrentam as intempéries dessa missão.

Continue lendo →

Por Phelipe Reis

Já passa das cinco da tarde. Acomodo-me em um banco às margens do maior rio do mundo, o Amazonas. Uma brisa fresca e suave bate no meu rosto, amenizando o calor da tarde. À minha frente, uma canoa desliza nas águas barrentas de onde o pescador tira cotidianamente o seu suprimento. No horizonte, por detrás do muro verde e vivo, o Sol se debruça, esparramando seu brilho e formando um imenso espelho dourado. Sem linguagem e sem palavras, o que esse espelho e esse cenário poderiam refletir se não a glória de Deus?

Por do sol visto da margem direita do rio Amazonas, em Parintins. [Foto: Eduardo Melo]

A cena oferece elementos suficientes para inspirar canções de adoração ao Senhor, que dariam para compor inúmeros álbuns. Entretanto, a minha realidade local não é essa. Influenciados pela indústria cultural gospel, observo igrejas de comunidades ribeirinhas na Amazônia com liturgias recheadas dos “hits do momento”, geralmente traduções do inglês, pobres em criatividade, poesia e beleza, porém ricas em clichês e jargões de uma espiritualidade alienígena e descontextualizada, totalmente desconectada da vida amazônica cotidiana. Infelizmente, alguns parecem não ter olhos para ver e nem lábios louvar a presença, a glória e a boa mão de Deus, refletidas “no rio, no pescador, na floresta, na passarada, nos tambaquis, nos açaís, nos dias bons ou ruins do nosso lugar”.

A realidade me leva a questionar: onde é mais fácil perceber a glória de Deus? No “lugar secreto” e na “sala do trono”, ou na viração do dia, quando o Sol se deita no rio e seus raios dourados espelham sobre as águas? Enquanto os dois primeiros “lugares” me parecem remeter a algo distante e de difícil acesso, o cenário da criação me sugere o ambiente perfeito para contemplar a glória de Deus. E isso não é invenção minha, o salmista já disse que “A glória de Deus viaja pelos céus, as obras de arte de Deus estão expostas no horizonte.” (Salmo 19.1, Bíblia A Mensagem).

Continue lendo →

Dedicar suas férias para participar de um projeto missionário de curto prazo pode ser algo transformador. Como assim? Acordar cedo, suar a camisa e dormir em lugares não tão confortáveis, tudo isso em plenas férias? A princípio pode parecer nada convidativo, mas quem já participou sabe que vale muito a pena. Além de poder compartilhar o evangelho com quem ainda não ouviu, em lugares distantes e de difícil acesso, os participantes sempre voltam com a bagagem cheia de lições e experiências marcantes. Tá esperando o que? Dá uma olhada nas sugestões que o Paralelo10 selecionou.

Avanço Missionário da Ação Evangélica

Esse ano o Avanço também contará com a participação de parceiros no campo missionário. Serão 100 vagas disponibilizadas para os cinco polos da ACEV, e mais 20 para parceiros convidados de outras regiões do país.

Onde: Curral Velho, sertão da Paraíba.

Quando: 11 a 21 de janeiro de 2019.

Quem está organizando:

Clique aqui para mais informações.


Impacto Sertão Livre

A próxima edição do Impacto é especial porque vai acontecer em um dos maiores municípios do estado do Piauí, Picos, que tem uma população aproximada de 80 mil habitantes. Mas além do seu tamanho, a cidade de Picos tem uma outra característica importante, estratégica, assim como a cidade de Éfeso tinha. Ela abastece grande parte da região por onde o Impacto já passou e é conhecida como o “portal” do sertão. [Juliano Son]

Onde: Picos, Piauí.

Quando: 10 a 20 de janeiro de 2019.

Quem está organizando: Instituto Livres.

Clique aqui para mais informações.


Projeto Missionário da Juvep

Desde 1982 mobiliza igrejas parceiras e missionários para o plantio de igrejas nos municípios menos evangélicos do Sertão Nordestino. Os Projetos Missionários de Férias acontecem nos meses de janeiro e julho, para os quais mobilizamos voluntários que dedicam 21 dias para um grande trabalho de impacto que vise o início do processo de plantio de uma igreja. Em janeiro de 2019 realizaremos o 70 o Projeto Missionário, um grande marco em nossa caminhada. É uma experiência vibrante, inesquecível e transformadora. [Juvep]

Onde: Olho d’Água, Pernambuco.

Quando: 7 a 28 de janeiro de 2019.

Quem está organizando: Missão Juvep.

Clique aqui para mais informações.


Missão Ribeirinhos

Onde: Comunidade ribeirinha no Amazonas.

Quando: 6 a 13 de julho de 2019.

Quem está organizando: Seminário Teológico Batista do Litoral (STBL).

Clique aqui para mais informações.

 

Por Isabela Quirino [Comunicação PVNorte]

A terceira edição do Vocare Experience na Palavra da Vida Norte, um braço do movimento Vocare no Norte do Brasil, foi realizado nos dias 29 e 30 de setembro, na sede da PVNorte.

Com mais de 12 horas de programação, o Vocare Experience contou com oficinas, como a de Comunicação e Missão, ministrada pelo missionário da Palavra da Vida, Amarildo, que buscou conversar um pouco sobre o uso da criatividade e da comunicação para a expansão do Reino. “Se o próprio Deus usou formas criativas de se comunicar com o seu povo, porque não fazemos o mesmo?”, diz. Além disso, a programação também contou com louvores, testemunhos, teatro, pequenos grupos e a pregação, que foi ministrada pelo Luís Fernando Basso, missionário em Madagascar.

“A gente precisa sair da nossa caixa, entender nosso papel no mundo. A gente precisa sentir o necessitado. Inspirar e respirar o evangelho. Deus é o maior interessado em resgatar todas as etnias da Terra, então a nossa vocação deve ser concentrada em Cristo, por que Ele é quem importa, não eu”, explica Fernando.

Continue lendo →