O Paralelo 10 é um projeto da Editora Ultimato que tem o objetivo de fortalecer lideranças do Norte e Nordeste para a prática da missão integral. Mas o que é missão integral?

Para a compreensão do que é missão integral nos baseamos no Pacto de Lausanne. Este texto é fruto do Congresso Mundial de Evangelização, realizado em Lausanne, Suíça, em 1974. Abaixo destacamos alguns pontos do pacto:

“Afirmamos a nossa crença no único Deus eterno, Criador e Senhor do mundo, Pai, Filho e Espírito Santo, que governa todas as coisas segundo o propósito da sua vontade. Ele tem chamado do mundo um povo para si, enviando-o novamente ao mundo como seus servos e testemunhas, para estender o seu reino, edificar o corpo de Cristo, e também para a glória do seu nome.”

“A mensagem da Bíblia destina-se a toda a humanidade, pois a revelação de Deus em Cristo e na Escritura é imutável. Através dela o Espírito Santo fala ainda hoje. Ele ilumina as mentes do povo de Deus em toda cultura, de modo a perceberem a sua verdade, de maneira sempre nova, com os próprios olhos, e assim revela a toda a igreja uma porção cada vez maior da multiforme sabedoria de Deus.”

“Jesus ainda convida todos os que queiram segui-lo e negarem-se a si mesmos, tomarem a cruz e identificarem-se com a sua nova comunidade. Os resultados da evangelização incluem a obediência a Cristo, o ingresso em sua igreja e um serviço responsável no mundo.”

“Afirmamos que Deus é o Criador e o Juiz de todos os homens. Portanto, devemos partilhar o seu interesse pela justiça e pela conciliação em toda a sociedade humana, e pela libertação dos homens de todo tipo de opressão. Porque a humanidade foi feita à imagem de Deus, toda pessoa, sem distinção de raça, religião, cor, cultura, classe social, sexo ou idade, possui uma dignidade intrínseca em razão da qual deve ser respeitada e servida, e não explorada. Aqui também nos arrependemos de nossa negligência e de termos algumas vezes considerado a evangelização e a atividade social mutuamente exclusivas. Embora a reconciliação com o homem não seja reconciliação com Deus, nem a ação social evangelização, nem a libertação política salvação, afirmamos que a evangelização e o envolvimento sociopolítico são ambos parte do nosso dever cristão. Pois ambos são necessárias expressões de nossas doutrinas acerca de Deus e do homem, de nosso amor por nosso próximo e de nossa obediência a Jesus Cristo. A mensagem da salvação implica também uma mensagem de juízo sobre toda forma de alienação, de opressão e de discriminação, e não devemos ter medo de denunciar o mal e a injustiça onde quer que existam. Quando as pessoas recebem Cristo, nascem de novo em seu reino e devem procurar não só evidenciar, mas também divulgar a retidão do reino em meio a um mundo injusto. A salvação que alegamos possuir deve estar nos transformando na totalidade de nossas responsabilidades pessoais e sociais. A fé sem obras é morta.”
“A cultura deve sempre ser julgada e provada pelas Escrituras. Porque o homem é criatura de Deus, parte de sua cultura é rica em beleza e em bondade; porque ele experimentou a queda, toda a sua cultura está manchada pelo pecado, e parte dela é demoníaca. O evangelho não pressupõe a superioridade de uma cultura sobre a outra, mas avalia todas elas segundo o seu próprio critério de verdade e justiça, e insiste na aceitação de valores morais absolutos, em todas as culturas.”

“Cremos que Jesus Cristo voltará pessoal e visivelmente, em poder e glória, para consumar a salvação e o juízo. Enquanto isso, rededicamo-nos ao serviço de Cristo e dos homens em alegre submissão à sua autoridade sobre a totalidade de nossas vidas.”*

Leia o Pacto de Lausanne na íntegra.

*Grifo nosso

  1. Fiquei grata pelo presente enviado pelo “Paralelo 10”.
    O livro “O que é missão integral” de René Padilha, certamente será um grande instrumento para meu crescimento pessoal. Espero pode passar e viver a mensagem do livro.

    Abraço.

  2. OBRIGADA POR TODO O MATERIAL QUE JÁ ME FOI ENVIADO DESDE REVISTAS, INCLUSIVE LIVROS SINTO-ME PRIVILEGIADA EM RECEBÊ-LOS…
    QUE DEUS RETRIBUA A TODOS QUE DIRETA OU INDIRETAMENTE TORNAM ESSA CONEXÃO POSSÍVEL, ESPECIALMENTE A IVNY,
    SHALOM

  3. Olá Jaqueline,

    A alegria do nosso trabalho é receber recados como o seu e saber que o material que temos enviado tem auxiliado pessoas de diversos lugares. Aproveite os textos e livros e não deixe de compartilhar este conteúdo com outras pessoas.

    Muito obrigada pelo recado.

    Fraternalmente,

    Ivny Monteiro (Coordenadora do Paralelo 10)

  4. LUTANDO PELA IGREJA

    1º Congresso Lutando pela Igreja na Baixada Fluminense

    A idéia é convidar pastores e pastoras, irmãos e irmãs, líderes e representantes que estão lutando para que a Igreja se torne Relevante no País. A começar por um evangelho profundamente bíblico e por assumir seu compromisso histórico por ser um agente de transformação da Sociedade. O Novo Testamento começa com Deus sendo expulso do Templo e termina com Jesus sendo expulso da igreja. É nesse intervalo que estamos lutando para que a Igreja, de fato, se manifeste segundo a vontade de Deus. Além disso, nem sempre conseguimos concatenar as três dimensões da Igreja neo-testamentária: a Igreja da Liberdade; a Igreja da Autoridade; a Igreja do Carisma. E, nos dias em que vivemos, o termo Igreja tem sido atacado e se tornado um símbolo do triunfo do mal sobre o bem, da instituição sobre a vida e a espontaneid ade. Igreja, entretanto, é invenção de Deus: sua casa, seu santuário e corpo e noiva de seu Filho. É preciso resgatar o sentido do termo igreja.

    Porque Deus não tem um plano B.

    Local: PIB do Cosmorama. Mesquita. RJ. Dias: 13 a 15 de Abril.

    Horário: 19h30mn

    Preletores: Ariovaldo Ramos, Ricardo Bitun e Fabricio Cunha

    Maiores informações: 37630272 / 92301506

  5. Gostaria de saber como posso fazer pra participar do Paralelo 10? Cordeno um projeto muito joia em minha comunidade com o apoio da minha igreja e gostaria muito de integrar essa rede de apoio, preciso de parceiros e amigos nessa impreitada do reino de Deus.

  6. Chegou o momento de Deus mudar a realidade nordestina e os instrumentos para isso somos nós Igreja do Nordeste. Vamos arregaçar as mangas e ir aos campos que estão brancos para ceifa.

  7. Olá, muito legal a iniciativa, também estou trabalhando arduamente para o avanço da obra missionária no nordeste e norte do Brasil, esse ano de 2012 estamos começando uma missão chamada AMAR (Agência Missionária Amigos do Reino) para alcançar os não alcançados ainda no Brasil. Peço desde já que estejam nos ajudando em oração e aos interessados em cooperar entrar em contato. No amor de Cristo. Maycon Barroco

  8. Olá! Gostaria de saber como faço para participar do projeto Paralelo 10, desenvolvemos em minha igreja projetos de evangelismo a crianças em condições de vulnerabilidade social em minha cidade, São Luis – MA, fico grata.

    A Graça e PAz!

  9. Olá meu irmãos conheci hoje a página. Gostaria de divulgar o trabalho de um pastor amigo meu da Igreja Batista em Carnauba do Dantas/ RN o nome dele é Alex Lima- no facebook (Alex lima).

    Gostaria de receber mais noticias desse projeto.
    Pr. Judinei Sant’ Anna

  10. Quero agradecer pelo livro maravilhoso que recebi do editor de Ultimato Elben L. Cesar. “Práticas Devocionais” tem sido uma benção em minha vida. Parabéns Ultimato, Elben por produzirem trabalhos excelentes.

  11. Elen Diana Gomes de Carvalho

    Esse texto é perfeito. Um relato que fala profundamente ao meu coração. A Missão Integral é algo que está em meu coração. Fico muito feliz quando leio relatos dessa forma de fazer missão no Brasil. Quero participar efetivamente dessa estratégia que Deus tem dado à igreja para chegar até às pessoas, principalmente até os excluídos. Que Deus continue guiando todos aqueles que praticam a Missão Integral. Que Deus continue a usá-los nesta obra. A obra que ele tem feito em nosso Brasil. Quero fazer parte disso a cada dia mais.

  12. Manoel silveira de Oliveira

    Sou Teólogo, recém formado aqui na Capital do RN, Natal-RN, quero que continues mim enviando as revistas ULTIMATO, a qual eu faço minha publicidade. Peço-lhe se possível enviar-me o Livro ” Missão Integral ” de René Padilha, via e.mail. Editora Ultimato, grandes publicações.

  13. jaimeson silveira monteiro

    olá, graça e paz estou orgulhoso em conhecer o paralelo10 porque se importa no crescimento espiritual das pessoas como nós, sou presbítero e sou dirigente de uma congregação em macaiba,Rn.
    Temos projetos de ensinar musicas nas comunidades carentes da nossa cidade se possível nos ajude com idéias e material. gratos.

  14. Prezados Senhores,

    Desejaria dar uma sugestão de uma organização que tem feito um excelente trabalho na região do nordeste e seria muito interessante dar visibilidade ao que eles fazem através de suas várias mídias para que possam receber apoio e ajuda e os projetos avancem. Eu conheço pouco este site de vocês, pode ser que até já os conheça, mas de qualquer maneira deixo os links abaixo para reconhecimento, Desde já, agradeço a oportunidade.

    http://www.diaconia.org.br/novosite/home/
    https://www.facebook.com/diaconiabr
    https://twitter.com/diaconia_br

  15. Por favor peço ajuda e orações, tô com um trabalho aqui em minha cidade,não to conseguindo ter exito não tô conseguindo ganhar almas,tá muito difícil não sei onde tô errando,estamos orando graças a Deus,mais sinto no meu coração que não tô tendo estrategia,tõ sofrendo um pouco em relação a isso.
    sabe eu amo a obra de Deus…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *