Cansaço e esgotamento: para descansar é preciso crer

ESTUDO BÍBLICO | Série Revista Ultimato – edição 364

O cansaço, e eventualmente até mesmo o esgotamento, tem se tornado uma experiência cada vez mais comum, inclusive entre os cristãos. Uma das consequências mais desastrosas do cansaço é o surgimento de um coração endurecido e insensível, que nos afasta da compaixão pelo próximo e também da possibilidade de sermos renovados pelo Senhor. Você está se sentindo pressionado em sua vida pessoal ou ministerial? Que decisões práticas poderiam evitar um estágio de “esgotamento espiritual”?

Continue lendo

Para cantar com graça no coração

O louvor está associado à nossa fé e os cânticos devem ser a expressão de uma experiência com Deus. Deus requer de nós criatividade e também fidelidade. 

A música ensina e, por isso mesmo, as Escrituras devem ser sempre o critério aferidor de todas as nossas experiências, emoções e gosto.

O conhecimento de Deus está presente em nossos cânticos? O que fazer para que a música seja ade­quada ao ensino da Palavra de Deus?

Continue lendo

A Soberania de Deus e o sofrimento do crente

Os sofrimentos que os crentes enfrentam são reais e têm vários motivos. Mas, por que os cristãos sofrem?

Bem, esse não é um problema novo. Os salmistas sofreram e falaram sobre isso. Reclamaram da ausência de preocupação e da prosperi­dade daqueles que não servem ao Senhor.
Como lidar com isso? Podemos confiar nas promessas de Deus?

Continue lendo

Uma teologia pragmática de culto

A simples funcionalidade de alguma coisa não indica necessariamente que ela seja a melhor. No entanto, não é raro perceber entre os evangélicos, a tentação de trocar a verdade por aquilo que funciona.

O nosso desafio em todas as áreas, inclusive em nosso culto, é glorificar a Deus. Não podemos permitir que critérios estranhos à Palavra de Deus nos orientem em nossas práticas e decisões, tampouco em nossa adoração.

Continue lendo

Soberania, responsabilidade e liberdade

Como compreender a relação entre a soberania de Deus e a nossa responsabilidade?

Se Deus decretou tudo e sua soberania estende-se a todas as suas criaturas, inclusive o homem, será que somos verdadeiramente livres? O plano de Deus abrange também as nossas decisões morais, como o pecado?

Continue lendo

A cilada da desobediência e o culto

A religiosidade é companheira inseparável de todas as culturas. A adoração é uma expressão da religiosidade de cada povo e a forma de culto varia de religião para religião e esta assume características próprias em cada povo.

O que a Bíblia diz sobre o culto? Prestar culto a Deus implica em obedecer à sua Palavra?

Continue lendo