Preparando-me para envelhecer

Série  |  CONVERSANDO SOBRE O FUTURO – Estudo 1

Alguns dizem que a adolescência ou a juventude, e até mesmo a infância, foi a melhor fase da vida. Mas, pensando numa vida longa, é possível esperar muita coisa boa pela frente. Aliás, somos responsáveis pelo que fazemos ou deixamos de fazer com o dom da vida.
É possível “aprender a envelhecer”? Como lidar com o texto bíblico de Eclesiastes “Lembra-te do seu Criador nos dias da tua juventude”?

Continue lendo

Preciso parar de trabalhar?

Série | CONVERSANDO SOBRE O FUTURO – Estudo 2

O que vem à sua mente quando você pensa em aposentadoria? Como lidar com os conceitos de vocação, trabalho e velhice?

A Bíblia relata pessoas trabalhando até à morte. Trabalho e vocação estão interligados no contexto bíblico. Também encontramos nos textos bíblicos vários exemplos de sucessão. Preparar o caminho para o sucessor é uma atitude cristã. Estar preparado para ser substituído é reconhecer nossa finitude e limitação.

Continue lendo

Alegria no trabalho, por que não?

Se há uma área em que precisamos rever nossos conceitos e ajustá-los é em relação ao trabalho. A Bíblia fala que nosso Deus trabalha constantemente, inclusive a favor daqueles que nele esperam (Is 64.4). Jesus foi um exemplo de trabalho, ao aprender um ofício com seu pai, e durante todos os três anos de seu ministério terreno. O trabalho está presente desde a criação até a redenção.

Continue lendo

Mantendo um corpo saudável

Deus nos criou corpo e alma, e toda a sua palavra considera a pessoa por inteira. As palavras de Deus vivificam a nossa alma e nossos sentimentos, ela dá saúde e vigor ao corpo. Precisamos do nosso corpo para fazermos a vontade de Deus e anunciar o evangelho.

Continue lendo

Proteja sua mente

Ao contrário do corpo, o espírito não envelhece. Durante o evoluir da idade começamos a perceber o distanciamento entre fragilidade do corpo e a robustez da mente. “Não me sinto velho ou velha” é uma expressão comum. No entanto, precisamos monitorar aquilo que pode comprometer nossa mente como a falta de sono, o estresse prolongado, a ansiedade e a depressão.

Continue lendo