A Reforma, a vida e a arte

A Bíblia adverte contra confundir as “coisas celestes” com as “coisas terrestres”, mas não adverte contra as “coisas terrestres” em geral.

Alguns, em razão da Queda, acham que não existe nada (ou quase nada) verdadeiro, bom ou belo no mundo que não seja especificamente cristão. É por isso que temos a subcultura de música cristã, arte cristã e penduricalhos cristãos. Temos até mesmo “divertimentos cristãos”, políticos cristãos, turismo cristão em navios cristãos, e assim por diante.

Existe arte cristã? Como servir a Deus nos diferentes campos da cultura?

Continue lendo

Uma teologia pragmática de culto

A simples funcionalidade de alguma coisa não indica necessariamente que ela seja a melhor. No entanto, não é raro perceber entre os evangélicos, a tentação de trocar a verdade por aquilo que funciona.

O nosso desafio em todas as áreas, inclusive em nosso culto, é glorificar a Deus. Não podemos permitir que critérios estranhos à Palavra de Deus nos orientem em nossas práticas e decisões, tampouco em nossa adoração.

Continue lendo

Soberania, responsabilidade e liberdade

Como compreender a relação entre a soberania de Deus e a nossa responsabilidade?

Se Deus decretou tudo e sua soberania estende-se a todas as suas criaturas, inclusive o homem, será que somos verdadeiramente livres? O plano de Deus abrange também as nossas decisões morais, como o pecado?

Continue lendo

A cilada da desobediência e o culto

A religiosidade é companheira inseparável de todas as culturas. A adoração é uma expressão da religiosidade de cada povo e a forma de culto varia de religião para religião e esta assume características próprias em cada povo.

O que a Bíblia diz sobre o culto? Prestar culto a Deus implica em obedecer à sua Palavra?

Continue lendo

O que é livre-arbítrio?

Quem nunca ouviu falar em livre-arbítrio? A palavra é conhecida, mas seu significado pode ser desconhecido pela maioria das pessoas.

A vontade do homem está condicionada e sujeita ao pecado que habita nele. Assim, sua vontade não é de maneira alguma livre. Então, ele perdeu o livre-arbítrio, isto é, ele não tem mais a capacidade de arbitrar entre o bem e o mal?

Continue lendo

Quem são os adoradores – uma ressonância bíblica

As Escrituras apresentam algumas características daqueles que cultuam verdadeiramente a Deus. Quem são e como são os adoradores?

E, também nas Escrituras temos uma descrição de quem somos nós ou do que devemos procurar ser em Deus. Como, então, devemos nos aproximar de Deus e qual deve ser a nossa postura?

Continue lendo