Jesus e o nosso sofrimento

O Credo Apostólico declara que Jesus “Padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado…”. Essa confissão, feita pela Igreja até os nossos dias, é ampla e fortemente embasada nas Escrituras. Estudemos agora o que a Bíblia nos ensina a respeito dos sofrimentos de Cristo e como esse aspecto tão visível em seu ministério terreno tem relação direta conosco.

Continue lendo

Crescimento integral da igreja

Possivelmente uma das principais marcas do ministério cristão nos nossos dias seja a ansiosa busca pelo crescimento numérico da igreja local. É comum que pastores e missionários se dediquem a buscar, fora da própria vida da igreja, elementos que promovam esse crescimento.

Diante de nós, então, permanentemente, prevalece o seguinte dilema: o crescimento legítimo da igreja é fruto de estratégias bem elaboradas e planejadas ou é o reflexo de uma vivência cristã sadia e crescente?

Continue lendo

A revelação pessoal de Deus

A Bíblia fala de um Deus que se revela. O conteúdo do Cristianismo é revelacional, advém do conhecimento e estudo que o homem faz da revelação de Deus.

O objetivo deste estudo é mostrar a importância do Filho na transmissão pessoal da revelação especial de Deus e como essa revelação nos conduz a um relacionamento pessoal com Pai, diferentemente de uma religião esotérica, em que seus ensinamentos sempre são adquiridos por meio de experiências místicas.

Continue lendo

Jesus e a nossa esperança

Uma forte tempestade agitava o barco dos discípulos, causando medo e pavor. Jesus atende ao pedido de socorro deles e profere as mencionadas palavras “acalma-te, emudece”. Diante dessa atitude de Cristo, fica até hoje a pergunta no ar: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”

Mesmo após a sua ressurreição e ascensão, as pessoas continuam a se perguntar “quem é este”. O evangelho de João apresenta Jesus como o motivo para a esperança. O que faz de Cristo alguém credenciado para dar esperança àqueles que o procuram?

Continue lendo

Jesus e as nossas orações

A oração é uma das maiores bênçãos que Deus nos concedeu. O Senhor nos dá condições para falar com ele, ensina-nos a fazê-lo e assiste-nos com o seu Espírito. Sem a oração perdemos totalmente a vitalidade espiritual. Conhece mais a Deus quem mais conversa com ele, meditando na sua Palavra e falando-lhe em oração.

Por meio da Palavra, especialmente pela prática e ensinos de Cristo, podemos aprender sobre a oração. Nesta lição vamos nos deter mais especificamente em alguns dos princípios expressos na oração ensinada por Jesus aos seus discípulos.

Continue lendo