Cristo e a Bíblia

Cristo e a Bíblia

SÉRIE BÍBLIA: O LIVRO PARA HOJE | Estudo 2

Texto básico: João 5. 31-40

Introdução

Neste segundo capítulo do livro Bíblia: O livro para hoje, John Stott explora a relação de Cristo e a Bíblia. Com isso ele deseja tratar do propósito da Bíblia de dar testemunho a respeito de Jesus Cristo. O texto do Evangelho de João 5.31-40 é destacado para mostrar como as Escrituras dão testemunho de Cristo e Cristo dá testemunho das Escrituras. Isso denota uma forte ligação entre Cristo e a Bíblia no sentido de um legitimar o outro. Assim, o capítulo discorrerá sobre esses dois tópicos principais.

Stott alerta contra o perigo de confundirmos a Bíblia com Cristo quando atribuímos a Bíblia uma força mágica ou modo mecânico de mudar a vida das pessoas. Ele nos faz entender que a Bíblia, em última instância, nos aponta para Jesus. E é Jesus que nos dá a vida eterna. 

O texto de João 5.31-40 está no contexto de uma disputa dos religiosos contra Jesus. Eles questionavam as práticas e ensinamentos de Jesus. Em sua defesa, Jesus sustenta que o próprio Pai dá testemunho a seu respeito. Nessa defesa, Jesus os elogia por lerem atenciosa e criteriosamente as Escrituras e por crerem que nelas eles encontram vida eterna. Porém, os condenam por não o aceitarem como o Cristo de quem as Escrituras testemunha. Diante disso, reflita sobre as seguintes questões:

  1. É possível alguém ser leitor assíduo da Bíblia e não encontrar o Cristo nas Escrituras?
  2. Como sua leitura pessoal da Bíblia lhe permite encontrar o Cristo?

Para entender o que a Bíblia fala

Leia João 5.16-47 e reflita sobre essas questões:

  1. Diante da oposição dos religiosos, Jesus se coloca como Filho comissionado pelo Pai (5.19-23). O que, então, Jesus revela sobre o Deus Pai?
  2. Jesus declara que quem não ouve a voz do Pai e não possui a palavra do Pai, não poderá crer nele, Jesus, o enviado do Pai. Como poderemos evitar esse erro e ouvir a voz de Deus hoje?
  3. Existe algum modo na atualidade de incorrermos no mesmo erro dos religiosos daquela época de examinar e estudar as Escrituras e não encontrarmos nela Jesus Cristo? (5.39-40).
  4. Anote quantas vezes aparece nos v. 31-40 o verbo testemunhar ou testificar, e o substantivo testemunho. Identifique quem são os sujeitos, isto é, quem testemunha de Cristo. 
  5. Além de a própria Escritura, quem dá testemunho de Cristo hoje? (cf. At 1.8).

Hora de avançar

Stott nos instrui que,

Não temos liberdade para discordar dele. Sua visão das Escrituras deve se tornar a nossa. Como ele cria nas Escrituras, assim também devemos fazê-lo. Como ele obedecia às Escrituras, assim também devemos fazê-lo. Ele endossou sua autoridade enfaticamente (p. 34).

Para pensar

É importante dar atenção ao que Jesus quer dizer quando fala das Escrituras, conforme a distinção apontada por Stott entre o Antigo e o Novo Testamento (p. 31). Quando Jesus fala das Escrituras, está se referindo aos escritos do que hoje chamamos de Antigo Testamento. Jesus mesmo não deixou nada escrito. O que temos a respeito dele no Novo Testamento são escritos dos apóstolos e outros seguidores. Então, quando diz que “as Escrituras” dão testemunho dele, está naturalmente se referindo ao Antigo Testamento. Hoje temos, além do AT, também o NT que dá testemunho de Jesus.

Além disso, é errônea a ideia de que Jesus se opôs aos ensinos e leis do Antigo Testamento. Jesus veio cumprir a Lei (Mt 5.17-18) e sempre utilizava o Antigo Testamento como base de sua argumentação com os religiosos (veja p. 32). Ele se opunha, sim, à tradições e interpretações dos mestres da época.

É bom lembrar que quando Jesus ou os Evangelhos falam de Lei, Moisés, Profetas, estavam se referindo às divisões do cânon do Antigo Testamento. A Bíblia hebraica é dividida em três partes: a Lei, ou Torá, às vezes referida simplesmente como Moisés, é composta dos cinco primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco. Os Profetas são formados pelos livros de Josué a Reis e os chamados Livros Proféticos, Isaías a Malaquias. Por fim, os Escritos, chamados também de Salmos (Lc 24.44), formados pelos Livros Poéticos e os livros de Esdras, Neemias e 1 e 2 Crônicas. Muitas vezes quando o NT fala da Lei, está se referindo não estritamente ao código legal do AT, mas aos primeiros cinco livros da Bíblia.

Para responder

  1. Na sua leitura da Bíblia você consegue ir além das meras palavras, das histórias e dos fatos e encontrar o Cristo vivo se comunicando por meio das palavras ao seu coração?
  2. O que precisamos fazer para evitar sermos estudiosos da Bíblia sem nos perdermos nas superficialidades e não encontrar a vida em Jesus?

Eu e Deus

Deus Pai, como são belas as palavras das Escrituras e o testemunho que dão de ti, do Filho e do Espírito. Dirija-me por teu Espírito para que eu esteja sempre aberto e sensível ao testemunho de Cristo nas Escrituras.

Autor do Estudo: John Stott

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário