O cristão e a Bíblia

O cristão e a Bíblia

SÉRIE BÍBLIA: O LIVRO PARA HOJE | Estudo 5

Texto básico: João 13

Introdução

Neste último estudo John Stott procurar sintetizar o que expôs até agora e tratar especificamente da relação do cristão com a Bíblia. De início sugere que não é possível o cristão crescer e se amadurecer sem ter o contato com a Bíblia. Ele lembra as palavras de Jesus, que por sua vez cita Deuteronômio, dizendo que o ser humano não vive somente de pão, mas da Palavra que vem da boca de Deus.

De modo mais específico, Stott deseja responder “como e por que exatamente a Bíblia nos capacita a crescer?” (p. 76). Ele responde essa pergunta refletindo sobre João 13 em que descreve o ato de Jesus de lavar os pés dos discípulos e a lição que lhes dá em seguida.

Segundo Stott, por meio do seu gesto e instrução, Jesus ensinou os discípulos a respeito de si mesmo, da salvação e da sua vontade. As três lições demandam três respostas, que Stott as define como adoração, confiança e obediência.

Para entender o que a Bíblia fala

  1. Ao ler João 13.1-4, procure identificara quais são as lições que Jesus ensina a respeito de si mesmo pelo gesto de lavar os pés dos discípulos.
  2. Jesus começa lavar os pés dos discípulos e quando chega a Pedro é interrompido por uma indagação de Pedro. Nesse ponto, Stott sugere que Jesus está ensinando a respeito da salvação. Leia João 13.8-10 e examine o que Jesus está ensinando sobre a salvação.
  3. O exemplo de Jesus nos confronta (Jo 13.14-17), principalmente, por ser uma lição de humildade. O que isso diz a respeito do que Jesus espera dos seus seguidores?
  4. Veja a reflexão de Stott sobre como essas lições levam à adoração, confiança e obediência (p. 80s.). Quais são alguns versículos que indicam isso no texto bíblico?
  5. Você consegue identificar outras passagens bíblicas que lhe ajudem a entender essa lição de Jesus?

Hora de avançar

Stott declara:

Não tenho dúvidas ao dizer que a Bíblia é indispensável para a saúde e crescimento de todo cristão. Cristãos que negligenciam a Bíblia simplesmente não amadurecem (p. 75).

Para pensar

É curioso pensar que cerca de metade dos 21 capítulos do Evangelho de João é dedicada à última semana de Jesus antes da crucificação e às suas manifestações após a ressurreição. Além disso, não encontramos em João a celebração da Ceia de Jesus com os discípulos “na noite em que foi traído” conforme os demais Evangelhos relatam. João preferiu destacar esse gesto e ensino de Jesus do lava pés. Jesus faz algo e orienta os discípulos a seguirem o seu exemplo. O gesto mostra que as ações de Jesus tinham um fim didático, estavam carregadas de significado, isto é, eram lições e são lições para nós leitores. Não se trata simplesmente de copiar o gesto de Jesus, mas copiar o significado. Jesus ensinou também a humildade. 

Para responder

  1. Como o gesto de Jesus e as suas palavras aos discípulos impactam você? O que isso lhe leva a pensar e fazer?
  2. Quais são alguns modos concretos de respondermos às lições de Jesus em adoração, confiança e obediência?
  3. O gesto de Jesus também ensina sobre a humildade e serviço do mestre. Os cristãos hoje refletem esse Jesus nos seus atos, atitudes e palavras? O que poderíamos fazer para refletir melhor a imagem de Cristo em nós?

Eu e Deus

Deus, ajude-me a ser um reflexo do Cristo servo nas minhas atitudes, palavras, ações e relacionamentos.

Autor do Estudo: John Stott

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário