SUMÁRIO
Edição 326
Setembro-Outubro 2010
A pesquisa “Juventude Evangélica: crenças, valores, atitudes e sonhos”, realizada pela Editora Ultimato, em julho deste ano, com 1960 jovens de idade entre 13 e 34 anos, mostra que 97% deles têm condições de repetir a confissão de dois mil anos atrás: “Senhor, tu és o Criador do céu, da terra, do mar e de tudo o que existe neles!”
Acesso exclusivo ao assinante.
Reflexão — Robinson Cavalcanti
Setembro-Outubro 2010
- Visualizações: 6808
22 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
PT -- o partido que nunca foi governo
- Receba a revista Ultimato em sua casa e leia primeiro também a edição online. Assine aqui.
Setembro-Outubro 2010
- Visualizações: 6808
22 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor
Eduardo
P - RNTerminei de ler o artigo (acabara de ler O Último Trem de Hiroshima, de Charles Pellegrino) e ilustro. O Arrazoado do bispo me lembraria uma hipotética discussão sobre a "virgindade" da energia nuclear num suposto banco de jardim nas cidades de Hiroshima e Nagasaki cercado por seus habitantes. Troque aí "bomba atômica" como produto nuclear e coloque o PT no lugar.

Eduardo
P - RNRecomendo a leitura de "O Lulismo no Poder" de Merval Pereira como contraponto ao Bispo e sua visão sobre o PT. Merval pelo menos não é docético (aparência de verdade) com respeito ao PT, Petismo, Lulismo e quejandos.

Joao David
Florianópolis - SCParabéns pelo texto, Robinson
Preocupa-me também, nestas eleições presidenciais, o fator "boataria evangélica". Para compreender melhor o que estou dizendo, convido a ler o post "Eleições presidenciais: os evangélicos e o mar de boataria".
Grande abraço

Joao David
Florianópolis - SCOps, faltou o link: bloguilheu.blogspot.com/2010/10/eleicoes-presidenciais-os-evangelicos-e.html

Eduardo
P - RNLi o artigo assinado por João David Cavallazzi Mendonça. É correta a informação veiculada na FOLHA de que o Presidente Lula disse em um comício no dia 13 de setembro último em Santa Catarina: "Nós precisamos extirpar o DEM da política brasileira"? (Sim, Bornhausen fez um contraponto também). Isso seria boataria? Se não, seria verdade? E se verdade, como você vê a defenestração da Ideli Salvatti e a eleição de um partidário do DEM como governador do Estado?

Joao David
Florianópolis - SCOlá Eduardo
Apesar de veiculada pela FOLHA, o que requer de nós uma certa dúvida, acredito que Lula tenha realmente falado a tal frase, possivelmente como um contraponto à famosa frase de Bornhausen há anos atrás, de que o pt seria extirpado da política brasileira. Interessante que nas eleições atuais o PFL (DEM) elegeu apenas 2 senadores, uma perda bastante significativa.
Quanto à Santa Catarina, não creio que tenha havido defenestração. Ao contrário, Ideli obteve 22% dos votos num Estado tradicionalmente comandado por um grupo de poder econômico muito forte.

Eduardo
P - RN1. Não foi só a FOLHA que publicou. Revistas outras (VEJA), e jornais de circulação nacional fizeram a mesma coisa. Como você usou a expressão “boataria”. Agora, tem fato e boato. O fato é que Lula disse que desejaria extirpar o DEM e errou feio! O boato é que negam que ele tenha dito isso.
2. O DEM é um partido hoje, pequeno, aqui no RN deu de lavada no PT e no Senado o DEM perdeu feio na composição geral de senadores. Como o número ali dos 81 é sujeito a negociação, veremos o que Serra faria. Acho que a palavra “defenestração” (sentido Houaiss: Derivação: sentido figurado. Dar cabo de (alguém); demitir expressamente; marginalizar, alijar. Ex.: no poder, um golpista pode d. seus aliados de ocasião). A palavra, portanto, a meu ver, se sustenta. Fico feliz em saber que seu Estado é comandado por um grupo de poder muito forte economicamente, parabéns! É um Estado rico! Merecedor!

Eduardo
P - RN3. Quanto às palavras (do velho ou do filho?) Bornhausen como contraponto, encontrei essa, (veja aqui). Diferente do que você alega Bornhausen ter tido. Vamos aguardar.

Pedro Gonçalves Da Silva
Tauá - CEAqui no Ceará, o DEM (Mudou de nome, mas não mudou de imagem) foi extinto. Vive na sombra do PSDB que também não vai muito bem das pernas (Que o diga o Ex-Cel Tarso Jeressatti). Sinceramente, pensei que não fosse viver o bastante para ver este grupo que comandou por muito tempo a política do meu estado por ser forte econômicamente, apesar de cometerem as maiores aberrações contra o povo deste estado, que diferente de SC, ainda é considerado pobre.
Infelizmente, hoje o Ceará é comandado por outra oligarquia, embora seja verdade que é bem melhor que a anterior, Ciro e Cid ainda estão aquém do que se espera.
Resta esperar que a dupla PSDB-DEM continuem enfraquecida, pois aqui no Ceará, ainda há mais pobres do que ricos.

O termo lulista foi acertadíssima, pois Lula é bem maior que o PT. Com a saída da liderança do PT, após sucessivos escândalos, seria natural o preenchimento dos espaços com a base aliada; só sobrou eles. A partir daí o que se viu foi uma festa da democracia, onde os capitalistas mais flexíveis e adaptáveis às rápidas mudanças características de um mundo globalizados ficaram mais ricos, os que não tiveram esse dinamismos ficaram mais pobres, os pobres compraram celular, comeram mais carne, compraram carros velhos, a classe média comprou carros zero e financiaram suas casas; isso não podemos negar. Excelente texto.

Eduardo
P - RN"... Com a saída da liderança do PT, após sucessivos escândalos,..." O postado foi dia 09/10/2010 às 07:11:49, de lá para cá saíram (cairam) alguns peixes graúdos da corrupção planaltina e restou (?) uma turma que continua fazendo da Casa Civil um balcão de negócios, o Dr. 'Clad' é o último (da hora, só nessa semana!) na fila do guichê com um singelo pedido de 100 mil reais de propina! Se isso é festa da Democracia, eu mudaria 'con mucho gusto' para a Venezuela. Lá parecem estar numa 'democracia' bem mais avançada!

Derval Dasilio
Vitória - ESNão adianta chorar a morte da bezerra. As questões se esbarram na vitória possível do projeto que reagia ao programa de FHC: desestatizar as grandes empresas brasileiras e entregá-las ao mundo econômico multinacional, passar do "dinheiro" como investimento econômico-social ao dinheiro "virtual" das bolsas de valores.
O governo FHC, com Serra, praticamente admitiu sua incompetência em gerenciar os grandes empreendimentos estatais, enquanto enriquecia os grupos privados, que com competência própria do Capitalismo, inflava o monetarismo nacional.
Plínio Arruda merece ser lembrado, quanto aos argumentos apresentados (foi o mais objetivo contra Serra, nos debates). A população esqueceu, quanto ao que toca à elite privilegiada -- beneficiada pelo enriquecimento de poucos e o empobrecimento da grande multidão de brasileiros -- e riu de si mesma usando as dentaduras ofertadas por FHC e Serra.Duvido que o assunto "corrupção" chegue aos debates.Será fácil neutralizar o assunto comum aos dois.

Eduardo
P - RN“... vitória possível do PROJETO...”
1. Sou a favor da privatização de empresas nacionais, inclusive a Petrobrás: o Estado é péssimo gestor (BB e CEF já têm um forte componente privado: gostaria de ver a redução da ‘roubalheira’ lá);
2. Empresas devem ir, sim, para mãos competentes, sejam eles nacionais ou não. O Estado administra os impostos e presta serviços.
“... O governo FHC, com Serra, praticamente admitiu sua incompetência...”
3. Plano Real (FHC); Lei de Responsabilidade Fiscal (FHC); Telefonia (FHC); fim da inflação (FHC). O PT votou contra tudo. A VALE foi privatizada e rende uma fortuna de impostos (o PT administrava mal antes!). Aécio Neves moralizou (administrativamente) Minas; SP paga professores por mérito. Plínio “Arruda merece ser lembrado” como o exemplo mais canhestro da política. É a elite que ‘toca’, sim, esse país: dinheiro vai para o bolso de competentes, exceto, via mensalão desses 8anos. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é um democrata. Fica com Chávez.

Eduardo
P - RN"... A população esqueceu, quanto ao que toca à elite privilegiada..."
Que ricos ingratos, não? Ontem em BH o Presidente Lula em carreta ressuscitou a sua concepção muito peculiar de luta de classes. Gozado, a soma da renda do Presidente --- não menciono seus bens móveis e imóveis, nem as fazendas de seu filho 'lulinha' no sul da Bahia --- é hoje a renda do Presidente bem maior do que a de um executivo da Wal Mart, me informou um amigo que ganha R$ 15 mil por mês. Lá se vão os dias de salário de metalúrgico!
Os moradores em BH do bairro de Mangabeiras (gente pobre, coitada, são uns ingratos!) faziam aquele tradicional sinal negativo para para os dois --- Lula e Dilma --- com os polegares para baixo, e declarou Lula: " “Eu fico constrangido, porque aquelas pessoas ricas foram as que mais ganharam dinheiro no meu governo. O que aquelas pessoas não conseguiram foi superar o preconceito contra um metalúrgico ser presidente e fazer pelo Brasil o que eles não conseguiram fazer”."

Rafael Moura
Joinville - SC1 - A questão não é tão simples assim como dizem os "intelectuais" da Veja. O Estado não gere nada. Quem administra são pessoas, que podem ser bem ou má intencionadas. Infelizmente, estas geralmente se movem quando é pra roubar (ganhar o máximo possível de $ com o menor trabalho), o que ocorre na iniciativa privada e no setor público. No caso das privatizações como da Vale, o que houve foi uma verdadeira roubalheira. Doaram-na por 4bi, quando valia pelo menos umas 30x mais. Não concordo com gente preguiçosa q nao trabalha por estar coberto por benefícios da máquina administrativa estatal e tb com gente que enriquece um monte gerindo bem o maravilhoso negócio q ganhou do estado, via corrupção (todos sabem as maracutais q se verificaram nas privatizacoes do FHC), ao tempo em que dá algumas migalhas pro povo (tributos). Preferia ou que o estado (servidores públicos probos) gerissem bem a coisa pública ou que os compradores das estatais pagassem por ela um preço justo, nem mais nem menos.

Rafael Moura
Joinville - SCVc, Eduardo, ao invés de ficar com o Chavez, deve ficar com os ditadores de direita da américa latina, que, durante os anos em que ficaram no poder, promoveram-nos a um patamar de primeiro mundo. Tb deve ficar ao lado do bush que se preocupou imensamente com a melhora da qualidade de vida dos pobres e dos países em desenvolvimento. Deves ficar ao lado dos coronéis ascendentes da turma do DEM, que tb nos presentearam com um país maravilhoso e justo. Deves ficar ao lado dos banqueiros, tais como os bornhausen, que se preocupam sobremodo com o desenvolvimento do nosso país e a justiça social, auferindo lucros nada exorbitantes e justísssimos. Minas eu não conheço. Mas desconfio de um governador que manda demitir um apresentador (kajuru) de uma tv de nível nacional (band) em funçao de ter sido por ele criticado. Isso é característica de ditador. Imagine se o pt fizesse isso? Qto a SP, posso te dizer que um governador que paga 4 reais de vale alimentaçao para professores que ganham até 2mil nao é alguem que gosta da educacao. Alguém que não quer pagar 950 reais de piso para professores não pode ser considerado alguém que valoriza educação. isso que estamos a falar do estado mais rico da federaçao. nesse ponto, o pt é melhor! Ou vc acha que com essa grana (vale coxinha) a educaçao brasileira progredirá? em qq país decente, o professor ganha bem, é valorizado e, por isso, também exigido. Ah, a vale paga muito imposto. é verdade. Mas se fosse bem gerida, poderia lucrar muito mais pro Estado! e, pelo que me consta, era o PSDB quem a mal administrava e não o PT.

Anna
Rio De Janeiro - RJConcordando em genero número e grau com os srs.RAFAEL MOURA E DERVAL DASILIO.
Esse tal de eduardo, (o avatar não nega a origem) tucano enrrustido, eleitor do " padim padi cerra", com "grande saber cultural", instruido pela "solla escritura" da revista veja e folha de SP...
É triste em pleno século 21 alguém que se diz com ideais cristãos com essa mentalidade retrógoda e ditatorial, que engole sem mastigar todo o lixo despejado por estes orgãos de mídia que representam setores poderossisimos que não querem largar o sso de jeito nenhum.
Eduardo, vá se orientar por outros meios!
de prefer~encia por bons livros!
Que tal a Bíblia?! è...
o problema é que vc pode se escandalizar com o " manifesto comunista" de um homem chamado JESUS, que mandou um "mauricinho vender a fortuna e dividir com os pobres...
que heresia não?!
que horror! aquele "agitador das massas continua disseminando essa idéias até hoje..
Não sei se rio ou se choro..

Carlos Eduardo Ferreira
Parnamirim - MTolho para textos como este acima e penso que nossas sensações foram frustradas, quando na leitura deste nosso tempo, não podemos senão orar. Orar para que as nossas escolhas sejam acertadas. Orar para que alcancemos coração sábio. Orar para que não caiamos em tentação. O poder, seja Lula ou quem for, continuísta ou não, deverá buscar a Deus, senão adeus. Dependemos disso. Muitos cristão não afirmam valores e nem com eles se afinam. O céu é algum lugar, um longe que não existe (Bach). Se existe, todos vivem como se fosse etéreo, ilusão bíblica, poesia. Se todos fossem do céu, agiriam como tal. entender que cristãos são embaixadores, é entender de uma vez por todas que nunca seremos daqui. Enfim, política e religião se encontram. e os abismos se abrem. E o futebol, cadê? As mentes que são alheias são as mais presentes neste século.Porque? Porque a mente de Deus não pertence a este mundo esquisito.

Rafael Moura
Joinville - SC1 - ademais, há órgãos estatais que granjeiam bons resultados. cito, a título de exemplo, a pp petrobrás. Tb, cito as escolas públicas francesas e departamentos estatais da Dinamarca e Noruega. É possível, se deixarmos o egoísmo de lado que nos move a trabalhar só qdo ganhamos muito lucro diretamente.
2 - a competência das empresas que compraram a Vale foi a de fraudar a licitação. Leia algo a respeito e comprove o que falo. Há inclusive dezenas de processos a tramitar na justiça versantes sobre o caso. A outra competência deles foi contar com um governo que sucateou completamente essas empresas, a fim de possuir uma justificativa plausível para a venda a preço de banana.
3 - Lei Responsabilidade - teve bons reflexos para o estado, mas o seu principal objetivo foi arranjar dinheiro para pagar juros pra banqueiros (mais de 35% do orçamento). Vc considera isso justo? Gastar muito mais com pgto de juros do q com educação?
Acrescente a essa lista o desemprego altíssimo e a recessão.

Eduardo
P - RNPerguntaram-me se o tucano representava o PSDB. Não, representa o pássaro nacional. Não voto em PSDB, votei no Serra, na Ciarlini (DEM/RN) e votaria na Katia Abreu (DEM/RN). Só não voto com comunistas e melancias e os ‘boquinhas-de-guichê’. Além, claro, jamais votaria em quem escreve o português errado e nos Tiriricas da vida. Tenho lado! Cultivo a ética da convicção e dispenso a irresponsabilidade política de apedeutas. Não sento à mesa com gente que convive com corruptos, e nem com 'direitistas' quem não tem os teores mínimos exigidos do 'esquerdismo'. Ambos vagabundos.
Quanto a livros, bem, recomendo MANUAL DO PERFEITO IDIOTA LATINO AMERICANO (Alvaro V. Llosa e outros, Editora Bertrand Brasil) e o recém publicado por Leandro Narloch em parceria, GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA AMÉRICA LATINA.
Quanto a rir ou chorar, bem, nesse caso há certos períodos perfeitamente compreensíveis, muito embora dado o meu gênero, não poderia compartilhar com ele.

Eduardo
P - RNTemos que ter lado, Ferreira! A Petrobrás, por exemplo, é um antro de corrupção, desperdício e pactua com a ilegalidade política e moral (AQUI). Tudo debaixo do nariz da Presidente! Quanto aos bons intencionados, o inferno está cheio deles. A Dinamarca e a Noruega, só agora, nos últimos 40 anos, está descobrindo que a opção pelo 'socialismo' tornou-se um desastre moral (não há necessidade de virtude, o Estado garante tudo) e caro financeiramente (do parto à cova). Quanto à VALE, bem, não adianta argumentar com fatos, mas não custa sugerir (AQUI), da Bovespa. Mas se quiser outro, mais liberal (AQUI). Finalmente, não vou comentar a irresponsabilidade travestida de verdade sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal. Aí já virou coisa de indigência mental.

Eduardo
P - RNOLÁ, MOURA!
“Vc, Eduardo [...] deve ficar com...” [1]. Não mordo a isca; se fato, errou; se é o Chileno, nunca foi da Direita: mas ditador, assassino. “Tb deve ficar ao lado do ....” .[2]. Não caio na vigarice. Entendo a ira do boquirroto. Deve ter lido a imbecilidade, AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA de Eduardo Galeano. A culpa na América é sempre do ‘outro’! “Deves ficar ao lado dos coronéis...”. [3]. Mais 4 anos de PT, além dos 8 do apedeuta. “Deves ficar ao lado dos banqueiros...” [4]. Prefiro Bornhausen honrado e não o carequinha de Minas com grana do BMG e em cuecas! “... desconfio de um governador...” [5]. E o ESTADÃO sob censura? Advinha? O mandachuva da capitania hereditária do MA. Esqueci que vc é de SC! “... Qto a SP, posso te dizer [...] educacao.” [6]. Entendes de educação qto eu de ‘faixa verde’ sob a túnica de fardamento. Quer que eu desenhe? “Alguém que não quer pagar 950...”. ]7]. O ‘coxinha’ do PT? O almofadinha? Leia ENEM, apedeuta, e escreva com correição.

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Coleções Encadernadas
+ lidos
- Quarenta livros que fizeram a cabeça dos evangélicos brasileiros nos últimos quarenta anos, edição 315
- A resistência de Jó frente à dor e ao sofrimento, edição 308
- O gadareno teria sido o primeiro missionário na Jordânia?, edição 325
- Divórcio e novo casamento - um estudo bíblico inicial, edição 294
- Amor e sexo nos Cantares de Salomão, edição 258
- A vida de oração de Jesus, edição 336
- O clamor de Habacuque: que o Senhor faça a sua obra no meio da história sem adiá-la para um futuro indeterminado!, edição 315
- O formidável "consolo" dos amigos de Jó e de Eliú, o jovem, edição 308
- Gunnar Vingren e Daniel Berg: os pioneiros das Assembleias de Deus, edição 331
- Jesus ora depois da morte de João Batista, edição 336