SUMÁRIO
Edição 322
Janeiro-Fevereiro 2010
"Jesus teve as mesmas tentações que nós temos, ainda que ele nunca cedeu a elas nem pecou" -- é o que diz a Bíblia (Hb 4.15, BV). Porém, nenhum de nós passou por uma tentação tão difícil como a que ele experimentou na madrugada de seu último dia de vida. Acesso exclusivo ao assinante.
Reflexão — Robinson Cavalcanti
Janeiro-Fevereiro 2010
- Visualizações: 4576
4 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
Os bispos protestantes
- Receba a revista Ultimato em sua casa e leia primeiro também a edição online. Assine aqui.
Janeiro-Fevereiro 2010
- Visualizações: 4576
4 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor
Ely Cardoso Lemos
Campina Grande - PBAmado Bispo Robinson Cavalcanti, li seu artigo sobre Bispos Protestantes e permita-me dar um pitaco.
Não sou teólogo nem nunca li algo sobre sistemas de governos de igreja, mas o que entendo sobre o congregacionalismo é que é um sistema para tornar transparente o que a igreja necessita saber e executar e o presbiterianismo é outro que presbíteros tiram um fardo das costas do pastor. Sou só um leigo e me desculpe a discordância. Que Deus continue abençoando o senhor e a diocese que Ele mesmo lhe confiou.

Marcos Andrade
Rio De Janeiro - RJExcelente reflexão!
Infelizmente, mesmo nas igrejas históricas o governo eclesiástico tem se degenerado.
E o que dizer das novas igrejas? Geralmente, nenhuma transparência. Uma vergonha!
Para vai o dinheiro do povo? Tenho ouvido rumores de "apóstolos", "bispos", "missionários" e "pastores" com jatinhos particulares, avaliados entre 5 a 15 mil dólares! Um absurdo!

Isaac Vieira De Araújo
- RJRobinson Cavalcanti,
Tenho observado que os últimos artigos da autoria do irmão, há uma defesa excessiva, consciente ou inconscientemente, institucional e até mesmo doutrinária da sua denominação; o que é contrária a sua própria visão de Reino de Deus.
No que diz respeito as formas de governo da igreja é preciso respeitar a liberdade do Espírito Santo que na condução da Igreja Primitiva fez com que a Igreja de Jerusalém ganhasse contornos mais presbiteriais, a de Filipos, mais episcopal; a de Corinto, mais carismática. Formas de governo não torna a igreja mais espiritual.

Carlos Eduardo Correa De Lima
São Paulo - SPDe novo Robinson? mas me diz uma coisa de onde você tirou essa informação, ou seja, qual a fonte para você afirmar que os congregacionais são responsáveis por noventa por cento da proliferação citada? Entendo sua tese e preocupação com os modelos que surgiram no século XVI, mas os bispos são valorizados pelos batistas, presbiterianos e congregacionais. Penso eu, e já li em vários artigos seus, bem como livros que o grande problema da Igreja hoje são; a falta de referência histórica, uma fraca teologia, bem como o evangelho da prosperidade. Essa divisão esta ligada a outras hipoteses.

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Coleções Encadernadas
+ lidos
- Quarenta livros que fizeram a cabeça dos evangélicos brasileiros nos últimos quarenta anos, edição 315
- A resistência de Jó frente à dor e ao sofrimento, edição 308
- O gadareno teria sido o primeiro missionário na Jordânia?, edição 325
- Divórcio e novo casamento - um estudo bíblico inicial, edição 294
- Amor e sexo nos Cantares de Salomão, edição 258
- A vida de oração de Jesus, edição 336
- O clamor de Habacuque: que o Senhor faça a sua obra no meio da história sem adiá-la para um futuro indeterminado!, edição 315
- O formidável "consolo" dos amigos de Jó e de Eliú, o jovem, edição 308
- Gunnar Vingren e Daniel Berg: os pioneiros das Assembleias de Deus, edição 331
- Jesus ora depois da morte de João Batista, edição 336