SUMÁRIO
Edição 321
Novembro-Dezembro 2009
A Canaã dos cristãos não é aquele mundo repleto de "espíritos sem corpo, sentados em nuvens fora do espaço-tempo tocando harpas não físicas", mas aquele mundo dentro do espaço e do tempo, sem amarguras, sem depressão, sem cancêr, sem Alzheimer, sem decadência, sem morte.
Acesso exclusivo ao assinante.
Exclusivo Online — A teologia a favor do racismo
Novembro-Dezembro 2009
- Visualizações: 24818
5 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
A teologia a favor do racismo
- Receba a revista Ultimato em sua casa e leia primeiro também a edição online. Assine aqui.
Novembro-Dezembro 2009
- Visualizações: 24818
5 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor
Tauan De Oliveira Saturnino
Recife - PEEu concordo que o recismo seja algo terrivel e não deixa de ser chocante os exemplos do fiel que escreveu que "lugar de macaco não é no púlpito" e outros citados. Entretanto dos hinos sobre as "negras nuvens" não me parecem ter nada de absurdo. Ele encontra base na distinção entre luz e trevas que na própria Bíblia é muito utilizada: "O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz". No filme guerra nas estrelas trocaram o tradicional "lado negro da força" por "lado sombrio" o que me parece um exagero. No mais este um bom texto.

Tania Cristina Silva
Sao Paulo - SPsó apenas vale ressaltar que sombrio, refere-se a sombra, escuridão; preto é cor e negro é raça.... falar que algo é negro é você automaticamente fazer menção a raça.

Marcia Aparecida De Araújo
São Paulo - SPPenso que o autor do referido texto seja um antigo colega de Seminário (ICEC-SP). Bom rapaz!
De qualquer forma, parabéns pela iniciativa.
Como mulher negra e evangélica acho que já era hora de alguém tocar neste assunto.
Grata pelo espaço

Derval Dasilio
Vitória - ESMaravilha!, o artigo de Daniel Santos. Meu artigo (Democracia Racial?, 08.ag. 2012, Ultimatoonline) foi enriquecido com informações mais importantes q as minhas. Muito bom, este artigo de Daniel. Vou recolher o texto e utilizá-lo, como referência ao excelente autor. O inesperado nos faz surpresas. A propósito, pessoalmente, estive no lançamento do livro do prof. Leontino Farias dos Santos, Educação: Libertação e Submissão. Foi na mosca... Consultem. É dissertação de mestrado.

Parabéns pela matéria. Mas tenho que ressaltar o que foi escrito sobe a teologia negra. É preciso ter cuidado com o termo para não se ter a ideia que existem teologias distintas para cada povo existente na face da terra. É claro que a teologia é vista segundo a cosmovisão de cada um. Mas sendo Deus único tem de se procurar um meio de reconciliação ideológica,ou melhor, teológica, pois nosso Deus é Deus de todos.
Só para esclarecer meu comentário eu sou negro de cor e coração. Sofro com os preconceitos sociais dentro e fora da Igreja. Sei bem que o caminho para um negro chegar a liderança da maioria das instituições é mais longos que a dos chamados de boa aparência. Mas também creio que Deus é justo e faz justiça. Não justiça como a dos homens. O que se precisa é interpretar a Escritura à partir da cosmovisão de Jesus Cristo para que todos sejam um assim como o Pai e Cristo Jesus são um.

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Coleções Encadernadas
+ lidos
- Quarenta livros que fizeram a cabeça dos evangélicos brasileiros nos últimos quarenta anos, edição 315
- A resistência de Jó frente à dor e ao sofrimento, edição 308
- O gadareno teria sido o primeiro missionário na Jordânia?, edição 325
- Divórcio e novo casamento - um estudo bíblico inicial, edição 294
- Amor e sexo nos Cantares de Salomão, edição 258
- A vida de oração de Jesus, edição 336
- O clamor de Habacuque: que o Senhor faça a sua obra no meio da história sem adiá-la para um futuro indeterminado!, edição 315
- O formidável "consolo" dos amigos de Jó e de Eliú, o jovem, edição 308
- Gunnar Vingren e Daniel Berg: os pioneiros das Assembleias de Deus, edição 331
- Jesus ora depois da morte de João Batista, edição 336