Seções — Vamos ler!
Novembro-Dezembro 2008
- Visualizações: 428859
40 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
Quarenta livros que fizeram a cabeça dos evangélicos brasileiros nos últimos quarenta anos
- Receba a revista Ultimato em sua casa e leia primeiro também a edição online. Assine aqui.
Novembro-Dezembro 2008
- Visualizações: 428859
40 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor
Postei essa listagem em nosso blog e os leitores gostaram muito!!
Vai aí algumas sugestoes:
Pena que nela não constem também Boenhofer, Padilla, Escobar, Gutierrez, Ellul, R. Alves, Guinness, Freston, Gonzalez, Boff, Hummel, Sider...
Há poder em suas palavras - Don Gosset; Curai Enfermos e expulsai demônios - T.L.Osborn; Como Nascer de Novo - Billy Graham.
- em seus passos o que faria Jesus,
- em seis passos o que faria Jesus,
- as cinco linguagens do amor

Moisés J. Nascimento
Recife - PEdevemos ter em mente que a iniciativa foi boa, os comentários nem tanto
porém, percebi se que o nosso mano ricardo goveia opinou suas preferencias literárias. mas é valido a iniciativa.
na minha lista incluiria:
jacques ellul- o homem e o dinheiro
viktor e. frankl - um sentido para a vida
caio fabio- sem barganhas com Deus.

Georgia
Rio De Janeiro - RJRoger, concordo contigo: Faltou " Em seus passos o que faria Jesus." "As cinco linguagens de Amor de Gary Chapman.
E acrescento: "Foge, Nick foge" e "Joni" de Joni Eareckson Tada.
Assim como O Peregrino - A Viagem do Cristão da Cidade da Destruição para a Jerusalém Celestial é um livro escrito pelo pastor batista John Bunyan e publicado na Inglaterra em 1678. O livro é uma alegoria da vida cristã.
Ricardo, parabéns pela idéia e iniciativa. E legal que podemos acrescentar os nossos favoritos e também aqueles que achamos que deveriam estar na lista. Muito legal mesmo, gostei.
Abracos

Soste Alves
Garanhuns - PEFantástica lista. Não li todos os livros desta lista, mas pautando-me pelos comentários dos que livros que já li, desperta-me o interesse em ler algumas outras obras sugeridas.

Volney Faustini
São Paulo - SPO Ricardo teve a felicidade de interpretar cerca de 4 décadas de influência da literatura no Brasil. Salvo alguns reparos, é uma das melhores análises configurando o retrato da IEB e o que nos trouxe aqui. Sinto falta (como influentes) de Shedd e René Padilla, e concordo com Roger que BG com Nascer de Novo também poderia estar aí.
Importante é essa discussão e com ela entendermos o por que - tanto da inclusão de alguns nomes-títulos - como também os motivos de cada um ter feito (em maior ou menor grau) a cabeça da pastorada e do rebanho.
Parabéns!

Francisco José Defante
Rio De Janeiro - RJA lista é ótima. Mas é como convocar a Seleção de futebol: sempre haverá "injustiça". Humildemente, quero acrescentar uns poucos títulos que considero ímpares: "Pode Falar, Senhor, Estou Ouvindo..." do fundador da Jocum, livro que tem a cara da Jocum; "Aconselhamento Cristão", de Gary Collins, que é muito além do que um livro de Teologia; e "Deus não é Justo", de Joel Freeman, Ed Candeia (esgotado), um livro incrívelmente humano e surpreendente, entre outros. Quero ainda fazer menção de David A. Seamands, com seus livros de Psicologia cristã, sempre muito úteis.

Clemens Pereira
Belo Horizonte - MGConcordo sobre o livro "Deus não é Justo", de Joel Freeman, pois foi um livro que li no inicio da minha conversão há quase 20 anos atrás e marcou minha vida. È uma lastima que esteja esgotado e nao seja mais editado por nenhuma editora. A ULTIMATO poderia comprar o direito autoral e reimprimi-lo.
um abraço

Joel Stevanatto
São Paulo - SPQuem é Ricardo Quadros Gouvêia? Qual o impacto do seu ministério sobre vidas e sua experiência ministerial? Faz apologia a Caio Fábio, a despeito de seu passado e presente, e comentário jacoso de Rick Warren. Infelizmente existe muita gente que não aceita que outros tenham um desenvolvimento ministerial maior que o deles!

Cleodoval Rodrigues Da Silva
IperÓ - SPUi! Conhecer a Cristo e tornar-me cidadão do Reino de Deus, EXIGE tanta erudição importada? Sinto-me impactado com a matéria, mas incapaz, inseguro. A PALAVRA DE DEUS nas Escrituras, não é a ÚNICA SEMENTE que deve ser plnatada na terra fértil dos corações para gerar os FRUTOS DO ESPÍRITO?
Penso entender que os Escritores evangélicos mencionados na LISTA, editaram suas obras, sovre aspecto específico contido na BÍBLIA, exercitando sua hermenéutica e opinião pessoal, conscientes de que suas "obras" são MEIOS destnadas ao único FIM que é A OBRA E A DOUTRINA CRISTÃ. Não é isto? Socorro.RESPONDAM

Edna
Sbc - SPSuas palavras são bonitas, verdadeiras e baseadas nas escrituras, porém com ironia.Filho de do Deus Vivo, AMAI uns aos outros, assim como Cristo vos amou.

Thyara Figueredo França Merlo
Aracaju - SEA literatura deve atingir todos os tipos de leitores. É muito importante que haja leitura para pessoas simples e também para os mais eruditos. Na verdade, a Palavra deve chegar por todos os meios, e dou glórias a Deus que temos acesso às melhores publicações do mundo, que nos acrescente conhecimento assim como em qualquer área da vida exige dedicação.
"Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor"! "Meu povo se perde por falta de conhecimento". Conhece esses textos?

Regina Celia Fonseca Faria Da Silva
Itaguai - RJConcordo plenamente com você. Fica uma sensação de que para ser realmente cristão tenho que ter em minha biblioteca essa literatura! Tenho em minha biblioteca cerca de 200 livros e somente alguns destes estão lá.

Fábio Ribas
Brasília - DFMinistro, uma coisa é levantar criticamente títulos que influenciaram os evangélicos, outra coisa é fazer propaganda de heresia. Você tem certeza de que leu Maclaren? Como dizer tão enfaticamente que "não dá para não ler"! A obra de Maclaren é pura pós-modernidade do tipo "cada um lê a Bíblia como quiser e o importante é a paz do coração". Ele prega que existe perigo na busca por estar certo. Mclaren está é fazendo um estrago na Igreja americana e será pior no Brasil, pois não temos uma cultura de tradição teológica reformada, apenas "opiniões temáticas" acerca da Bíblia. Cuidado...

Renato Ribeiro
Campinas - SPRicardo, parabéns pelo artigo e pela maneira como o fez. Uma amostra de crítica bem feita e com sólida base, pois o que vemos hoje são apenas opiniões pautadas em "eu acho assim", "eu gosto disso porque me deu um 'errepiozinho'". Cada dia mais vemos pessoas alienadas em suas crendices evangélicas sem distinção alguma de mantras. É preciso sim 'pensar' para desenvolver uma espiritualidade cristã e verdadeira. É preciso gritar, e falar sem meias palavras a verdade, pois vemos que bem 'perto' de nós ainda há pessoas grandemente influenciadas por estes pops e alienantes escritores. Abraços.

Rodomar Ricardo Ramlow
Curitiba - PRSobre “A Morte da Razão” -- Francis Schaeffer [ABU] é dito que "A intelectualidade evangélica adotou este livro como alicerce nos anos 70, para enfrentar o existencialismo, o movimento “hippie”, o marxismo e a contracultura em geral. O livro convencia que o cristianismo não era incompatível com o estudo e a reflexão. É um pena que Schaeffer estivesse tão equivocado em suas idéias centrais". Penso que seria interessante falar sobre tais 'equívocos'. Ou seria mera opinião do autor cujo interesse os leitores não podem satisfazer!?

Aldo C. Monteiro
Brasilia - DFVida com Propósito,Rick Warren. Gostaria que crítico literário fizesse um apontamento + específico.O que ele viu que lhe causou a crítica chamando de "desastre" para a igreja o livro do Rick Warren. Sabendo que ele é presbiteriano e tem lá sua 'base bíblica',mas por favor,me diga onde tem tantos erros que eu não ví.tito.

Rauni
Fortaleza - CEFaz tempo que vc postou Aldo, mas segue o texto que aponta para alguns equívocos do "Vida com propósitos". O texto está a partir da página 44. Um abraço, na paz.

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Coleções Encadernadas
+ lidos
- Quarenta livros que fizeram a cabeça dos evangélicos brasileiros nos últimos quarenta anos, edição 315
- A resistência de Jó frente à dor e ao sofrimento, edição 308
- O gadareno teria sido o primeiro missionário na Jordânia?, edição 325
- Divórcio e novo casamento - um estudo bíblico inicial, edição 294
- Amor e sexo nos Cantares de Salomão, edição 258
- A vida de oração de Jesus, edição 336
- O clamor de Habacuque: que o Senhor faça a sua obra no meio da história sem adiá-la para um futuro indeterminado!, edição 315
- O formidável "consolo" dos amigos de Jó e de Eliú, o jovem, edição 308
- Gunnar Vingren e Daniel Berg: os pioneiros das Assembleias de Deus, edição 331
- Jesus ora depois da morte de João Batista, edição 336