Colunas — História
Maio-Junho 2008
- Visualizações: 6238
9 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
A integridade do evangelho: uma avaliação do neopentecostalismo
- Receba a revista Ultimato em sua casa e leia primeiro também a edição online. Assine aqui.
Maio-Junho 2008
- Visualizações: 6238
9 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor
Rev. Fabio Pereira De Aguiar
São Paulo - SPConcordo plenamente com o rev. Alderi, infelizmente, o evangelho triunfalista e hedonista da pós-modernidade encontrou assento nos púlpitos neo-pentecostais. Oremos por eles a fim de que percebam o erro em que caíram. Oremos por nós para que a graça de Deus não nos permita trilhar o mesmo caminho tortuoso. Em Cristo, rev. Fabio Aguiar.

Alex Esteves Da Rocha Sousa
Alagoinhas - BAEstou plenamente de acordo com o autor. Há poucas semanas, no Espaço do Leitor, inseri um texto sobre o Neopentecostalismo e um outro leitor fez um texto só para dizer que os neopentecostais de hoje são os conservadores de amanhã, numa referência ao fato de eu ser pentecostal e estar criticando os neopentecostais. No entanto, a afirmação do colega no artigo dele deixou de enfrentar a substância de minha crítica, coisa que agora o irmão Alderi faz muito bem em seu artigo. Não se trata de ser conservador ou de ser depurado com o tempo - o que está indo contra a Bíblia precisa ser criticado já!

Irmãozinho Zé Ninguém, Uma Voz Que Clama No Deserto.
Rio De Janeiro - RJO amado irmã odetentor de tão grande sabedoria, poderia me dizer onde temos esse ensinamento na bíblia "criticar"...
Enquanto os fariseus modernos discutem se era ou não uma maçã, a fruta do jardim do Eden, vidas estão naufragando sem Cristo...
Que o amor de Deus alcance nossos corações e deixemos de lado a hipócrita maneira de ser cristão e não viver o cristianismo.

Jair Vieira Da Rocha Filho
Recife - PEBom "irmãozinho"
Algumas coisas se tornam bem interessantes quando somos humildes para querer aprender. Por exemplo, que tal procurar compreender o significado da palavra criticar e suas possibilidades de aplicação ?
Atente sobre o ensinamento bíblico acerca de crítica. Jesus nos deu uma aula sobre a matéria. Leia, irmãozinho, com o coração aberto: "Acautelai-vos, dos falsos profetas que vêm até vós vestidos de ovelhas, mas interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.... Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Mt. 7:15,16,17,20.
Caro "irmãozinho" a Bíblia nos ensina parâmetros para aprendermos a fazer uma boa crítica. Para conhecer o fruto é preciso, investigá-lo, criticá-lo e então assumir uma postura.
Critiquei seu escrito e entendi que você criticou mal o Alderi.

Silas Rosalino De Queiroz
Ji-paraná - ROA preocupação do rev. Alderi, aliás, mais uma vez bastante procedente, é uma verdadeira defesa da fé cristã. Não há dúvida de que os protestantes devem refletir bem sobre seu comportamento como igreja, evitando os extremos e preferindo o equilíbrio. Se muito não pudermos fazer para convencer os mais afoitos, mantenhamos nossa posição bíblica e cristocêntrica.

João Ribeiro
Parnamirim - RNAmados irmãos, gostaria de citar os textos bíblicos abaixo, que falam por si só. Graça e Paz para todos.
E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus. Atos 5.38
Porque quem não é contra nós, é por nós.Marcos 9.40
Porque quem não é contra nós, é por nós.Marcos 9.38-40
Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; Filipenses 1.15
Deus é o justo Juiz

Irmãozinho Zé Ninguém, Uma Voz Que Clama No Deserto.
Rio De Janeiro - RJAmado irmão Alderi, perdoe me pelo que irei lhe dizer, mas por trás de suas palavras tão sérias vejo apenas uma imensa falta de relacionamento com Deus. O senhor pode ser e ter os títulos que possuir, assim como tenho os meus, mas títulos para Deus não representam nada. O que vejo é legalismo (farisaismo moderno), falta de amor e depois perguntam por que as igrejas "tradicionais" estão fechando as portas... Tudo que está escrito lá em seu texto é muito "lindo" e "politicamente correto" , mas não expressa a verdade de um relacionamento com o Pai. O evangelho é o poder de Deus para aquele que CRÊ. Eu creio, e o senhor? Eu vejo milagres diariamente e o senhor? Sejamos mais humildes e amorosos ,e deixemos o poder de Deus se manifestar para quem Ele quiser e como quiser, afinal, quem somos nós para explicarmos Deus...Seja livre amado, e deixe Deus falar ao seu coração, quem sabe todo esse amargor caia por terra e vc possa realmente ser uma nova criatura livre de preconceitos.

João Rodrigues De Moura
Ribeirão Das Neves - MGBom dia! vejo com muita preocupação este desafio que a Igreja tem neste seculo, como, as coisas referente ao evangelho de Cristo tem si desdobrado. ''HOMENS AMANTES DE SI MESMOS '' tem ajudado o sistema a descaracterisar os principios que Jesus Cristo compartilha com os que ama a DEUS. A mensagem salvivica tem sido diluida á simples requisitos hedonistas para o homem moderno, quanto que, podemos afirmar que não é este o carater do conselho de Paulo em sua carta aos romanos (cap.1;16-17) temos consciencia racional e espiritual de servimos um Deus que não omite sua ação na hora necessaria, assim vejo como remedio, a unidade do CORPO DE CRISTO EM UM CLAMOR TENDO COMO AÇÃO A NOSSA RESISTENCIA CONTRA ESTA IMITAÇÃO DOS ENSINAMENTOS DE CRISTO. como lideres devemos não só ter o discurso em sua em sua real interpretação mas mantermos a unidade nas convicções salvivicas que vão alem tumulo dos conceitos morais e espirituais. ( PAZ DO SR.JESUS CRISTO )

David JosÉ Lima
Teresina - PIO "irmãozinho"está viajando na maionese.Afirma que ao rev.alderi falta um relacionamento com Deus,que há farisaísmo,que falta amor,que as igrejas tradicionais estão fechando as portas,que há um amargor nas palavras do pastor Alderi e que ele(Alderi)permita que caia seus preconceitos.Deve ser muito dificil para o "irmãozinho"aceitar alguma critica,até pelo fato do texto tê-lo incomodado bastante.É possivel que o sentimento de posse da verdade já esteja dentro dele,mesmo não sendo capaz de aceitar uma critica mas ao mesmo tempo ser capaz de dizer que alguém não está se relacionando com Deus.As igrejas estão fechando???ou estão saindo da Igreja do senhor aqueles que nunca foram do senhor?A mensagem do evangelho que salva e transforma está agora apenas com os neopentecostais? dois mil anos se passaram para que estúpidos pregadores e "pastores" descobrissem o verdadeiro evangelho?
Que Deus tenha misericórdia do "irmãozinho".

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Coleções Encadernadas
+ lidos
- Quarenta livros que fizeram a cabeça dos evangélicos brasileiros nos últimos quarenta anos, edição 315
- A resistência de Jó frente à dor e ao sofrimento, edição 308
- O gadareno teria sido o primeiro missionário na Jordânia?, edição 325
- Divórcio e novo casamento - um estudo bíblico inicial, edição 294
- Amor e sexo nos Cantares de Salomão, edição 258
- A vida de oração de Jesus, edição 336
- O clamor de Habacuque: que o Senhor faça a sua obra no meio da história sem adiá-la para um futuro indeterminado!, edição 315
- O formidável "consolo" dos amigos de Jó e de Eliú, o jovem, edição 308
- Gunnar Vingren e Daniel Berg: os pioneiros das Assembleias de Deus, edição 331
- Jesus ora depois da morte de João Batista, edição 336