Colunas — Arte e Cultura
Janeiro-Fevereiro 2008
- Visualizações: 7191
11 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
Parei de ouvir música cristã
- Receba a revista Ultimato em sua casa e leia primeiro também a edição online. Assine aqui.
Janeiro-Fevereiro 2008
- Visualizações: 7191
11 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
![](https://www.ultimato.com.br/image/topo_cafezinho.jpg)
![](https://www.ultimato.com.br/img/layout/comments.png)
Opinião do leitor
Maycon França
Sao Gonçalo - RJCaro irmão, sua lista de musicos é bem eclética. Coltrane, U2, etc. Ate concordo que existem pessoas que usam o título 'cantor gospel' para ganhar dinheiro.Creio que mudaram cantor cristão pelo gospel, como tudo hoje em dia vai para o inglês (o irmão já jogou 'bola ao cesto' ou 'basketball'?) Vejo que o irmão possui muitos títulos (diretor, mestre..) e sem falar colunista no meio de comunicação muito visitado como é a internet, deveria ter cuidado com suas escolhas e gosto, sabendo que pode ou não influenciar. Devemos sim evangelizar.O Espírito Santo conclui.
![](https://www.ultimato.com.br/img/layout/post.gif)
Cesar Souto
Brasilia - DFMark, entendo perfeitamente sua posição. Encontrar produção musical cristã de qualidade, ultimamente, tem sido trabalho pra garimpeiro. Eu também 'desisti'. Praticamente não ouço mais nada que possa ser rotulado como evangélico ou gospel. Tenho escutado muita coisa boa (jazz, mpb e erudita, principalmente) sem nenhuma preocupação em saber se o músico é cristão, ateu ou islâmico. Tem sido legal perceber a beleza da arte (o que direta ou indiretamente remete a Deus). Demorei a chegar a este ponto. Parabéns pela coragem de se expor e que você encontre boa música. Há muito ouro ainda por aí. Abraço!
![](https://www.ultimato.com.br/img/layout/post.gif)
Pedro Almeida
Ribeirão Preto - SPSou cristão e acompanho o Mark em sua opinião. A muito tempo a música sofre com a falta de expressão artistica. Trabalhei como produtor cultural e musical e somente em um evento dos que promovi consegui encaixar um grupo cristão de música (independente por sinal) por conta do nivel musical e poético dos mesmos. Eu, como produtor e dj, sou pesquisador e um garimpeiro musical de plantão e posso afirmar sobre a dificuldade de se achar boa música (a nivel artistico) no meio gospel. Não existe uma preocupação conceitual e artística nas produções. São lapidações de pedras de concreto. É pobre...
![](https://www.ultimato.com.br/img/layout/post.gif)
Pr. Ilton Carlos Santana
Medianeira - PRImagino que o sr. Maicon França deva ser rotulado de 'medíocre', enquanto que o sr. Souto seja chique ao orgulhosamente declarar que não ouve mais nada 'evangélico ou gospel'. O que os srs. fazem quando a coreografia não agrada? Vão para o carnaval ou para os bailes porque lá há dançarinas melhores? O texto do sr. Carpenter, salvo pela crítica justa, é um deserviço e desestímulo a milhares de homens que têm buscado servir a Deus como líderes de jovens e líderes de louvor. Mas a vocês, 'músicos'... o que importa é a 'boa' música, não importa de onde venha.
![](https://www.ultimato.com.br/img/layout/post.gif)
Luiz Fernando
Recanto Das Emas - Df - DFAmigo, eu discordo de você.
Acredito que a pensamento que o autor do artigo promove é no sentido de fazer uma crítica construtiva sobre o cenário musical gospel atual. Infelizmente essa música dita "Sacra", salvo raríssimas exceções, não só peca em qualidade, como não tem profundidade.
Eu como interessado em tocar na igreja penso que tal artigo me serve como alerta para fazer música de qualidade. Devo confessar que apesar de evangélico, não consigo mais ouvir música gospel.
![](https://www.ultimato.com.br/img/layout/post.gif)
Kalil
Firenze - ACCara que legal... sempre me senti um E.T., pois sempre achei a 'música gospel' ruim pra caramba... Agora vejo que não estou sozinho... Outra coisa estranha da tal 'música' é que ela se diz voltada pros caras fora da igreja, mas na realidade quem a consome é o pessoal da igreja... fica engraçado ver o cara cantando aquelas rimazinhas ruins que o convida a aceitar Jesus... é preciso aceitar Jesus quantas vezes? Parabéns Mark+Ultimato!
![](https://www.ultimato.com.br/img/layout/post.gif)
Marcelo Ramos
Rio De Janeiro - RJEsta história de música cristã segmentada, de cultura cristã 'à parte' soa um tanto esquisita. Se você olha a história da cultura do homem e principalmente a história da música você vai ver que os grandes artistas foram aqueles que influenciaram não apenas igreja, mas todo um contexto (Bach, Beethoven, Reembrandt, Coltrane e por aí vai...). Imagina você escrever um livro e ele só vende em livraria evangélica... faz um cd e ele só vende em loja evangélica... é uma cultura muito exclusivista. Essa não é a proposta do evangelho. É preciso sair dos nossos 'bunkers'.
![](https://www.ultimato.com.br/img/layout/post.gif)
Rodrigo
Rio - RJEsses ritos evangélicos sempre camuflam o que realmente somos. O fruto do Espírito está na vida e não na música que se ouve. Há muito tempo não tenho paciência para as chamadas músicas evangélicas. São chatas, repetitivas e sem criatividade. Não passam de cópia mal feita do que não é evangélico. Gosto de alguns cantores como João Alexandre, ele sim um excelente músico e letrista, mas na verdade não creio que seja um problema dos cantores evangélicos. É um problema geral, basta lembrar que Justin Bieber é o maior artista da atualidade (falo sobre mercado), com mais de 400 milhões de acessos no youtube. Nada como uma boa música que está cada vez mais rara, mas ainda encontramos bandas como Cold Play, U2 e outras.
![](https://www.ultimato.com.br/img/layout/post.gif)
Marcelo Ramos
Rio De Janeiro - RJMúsica cristã, cultura cristã, mundo cristão, supermercado cristão, candidato cristão, roupa cristã, comida cristã, filme cristão, papel higiênico cristão, shampoo cristão, bar cristão, açougue cristão, shopping cristão...é isso mesmo? É isso que se quer? Uma tenda na terra? Gueto??? Eu prefiro conhecer música, filme, jornal, supermercado, vidas, museu, parque...tudo que seja humano, até porque Jesus quis saber do homem, não importando o gueto. Mercado cristão deve ser bom para os preguiçosos que vivem dele.
![](https://www.ultimato.com.br/img/layout/post.gif)
Junior Henrique Borges
São Paulo - SPPois é! a música sempre foi uma arma poderosa nas mãos do inimigo que sabe muito bem como enganar, sabe manipular a musica a tal ponto que muitas vezes o "mundo" acaba fazendo a melhor musica, o que acaba agradando mais ouvir a boa musica secular que a "pessima" musica gospel! Só que muitas vezes esquecemos que a musica gospel, por mais "ruim" que seja sempre tem uma mensagem que leva a pensar em alguma coisa!! Agora dizer que a musica secular bem selecionada não tem problema é o ponto de vista de cada um! Dizer que uma musica fala de "amor " que amor? amor de uma noite de prazer? com um 23......mulheres! A igreja tem influenciado o mundo ou o mundo tem influenciado a igreja?? Acho que não existe meio termo ou você é trevas ou é luz! ou será que temos uma musica que louva e fala de Deus e outra que Deus ouve porque é uma musica bem feita??? musica sempre foi e sempre será uma polemica!!Prefiro ouvir musica cristã feita com o coração do que secular que te deixa longe de Deus!!!
![](https://www.ultimato.com.br/img/layout/post.gif)
Grazielle Viviene Ferreira Cabreira
Sao Paulo - SPInda existem homens de Deus.
https://www.youtube.com/watch?v=Uq6kJdj8gJ8
![](https://www.ultimato.com.br/img/layout/post.gif)
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Coleções Encadernadas
+ lidos
- Quarenta livros que fizeram a cabeça dos evangélicos brasileiros nos últimos quarenta anos, edição 315
- A resistência de Jó frente à dor e ao sofrimento, edição 308
- O gadareno teria sido o primeiro missionário na Jordânia?, edição 325
- Divórcio e novo casamento - um estudo bíblico inicial, edição 294
- Amor e sexo nos Cantares de Salomão, edição 258
- A vida de oração de Jesus, edição 336
- O clamor de Habacuque: que o Senhor faça a sua obra no meio da história sem adiá-la para um futuro indeterminado!, edição 315
- O formidável "consolo" dos amigos de Jó e de Eliú, o jovem, edição 308
- Gunnar Vingren e Daniel Berg: os pioneiros das Assembleias de Deus, edição 331
- Jesus ora depois da morte de João Batista, edição 336