Colunas — Arte e cultura
Janeiro-Fevereiro 2006
- Visualizações: 2319
10 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
Onde estão os artistas?
- Receba a revista Ultimato em sua casa e leia primeiro também a edição online. Assine aqui.
Janeiro-Fevereiro 2006
- Visualizações: 2319
10 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor
Meireana Dutra De Assis Silva
São Paulo - SPO artigo 'Onde estão os artistas?' falou muito do que estou sentindo há muito tempo: Não temos cultura. A cultura dos evangélicos é pobre, e são poucos os verdadeiros artistas no nosso meio. Aquilo que temos produzido é para ganhar o 'mercado' e não para fazer a diferença; não tem qualidade, porque qualidade não vende. O livro O Cristão e a Cultura mostra como nós separamos o secular do sagrado, sendo que não existe essa divisão; a Palavra não faz essa distinção. Jesus não se separava do povo, ele andava no meio dele; era lá que ele queria fazer diferença; foi de lá que muitos foram salvos.

Cláudia Carvalho Sathler De Melo
Nova Lima - MGO articulista tem uma visão acurada do assunto, o que denota seu mérito à frente de uma coluna muito delicada, a exigir alguém com competência e sensibilidade equivalentes. Embora não dispondo dos dados pertinentes, gostaria de citar Asaph Borba como um dos inquestionáveis talentos de que a igreja brasileira dispõe, fundamentado que está em uma carreira além de sua geração (ele já tem filhos que o acompanham e o poderiam suceder!). Outro baluarte cuja obra ainda está viva, o inesquecível Sérgio Pimenta, precisa ser conhecido por essa geração que pouco ouviu, além dos "enlatados" evangélicos.

Jonatas Eduardo Haeuser
Caxias Do Sul - RSÓtimo texto. Meus sentimentos foram verbalizados pelo Mark Carpenter. Sou um daqueles que faz mímica bem comportada. Os momentos de louvor estão cada vez mais mecânicos e organizados para gerarem emoções. Não sou contra a pessoa se emocionar ao louvar, mas forçar isso e sugerir que louvor tem que ser isso é o problema. Quanto a artistas nacionais, realmente é difícil encontrar. Aristeu Pires possui ótimas poesias musicadas com ritmos brasileiros como a Milonga gauchesca e a Bossa nova.

Moisés Ferreira Do Nascimento
Serra - ESA mais pura verdade. Carecemos de música e arte de qualidade na música cristã. Isso não quer dizer que nãos existam, mas que são sufocadas por tantos lixos evangélicos, que somos obrigados a engolir.

Moisés Ferreira Do Nascimento
Serra - ESMinhas Sugestões culturais são: Grupo Sal da Terra(forró e música nordestina recheados de boas poesias); Carlinhos Veiga (um dos únicos a fazer música popular cristã brasileira); Josimar Bianchi (cantor que, como todos os outros, grava independente); Tiago Vianna (músico graduado pela Unicamp, que faz música de primeira);Comunidade S8(louvor de pura qualidade. Acredito ser a comunidade que mais transparece Cristo no Brasil), e muitos outros que estão espalhados por esse Brasil. Sem falar nas figuras antológicas, como: João Alexandre, Jorge Camargo, Guilherme Kerr, Quarteto Vida e Nelson Bomilcar

Marcos Ronald C. Da Silva
Itabira - MGTive a felicidade de participar de um culto ontem, na cidade de Itabira, onde o cantor Josimar Bianchi foi o responsável pelo louvor. Fora de série. O amigo, além de humilde, é de um carisma excepcional e deixa transparecer muita fé e espiritualidade em sua apresentação. Merece ter seu nome na lista proposta na coluna. Parabéns Josimar. (Zé Ronim)

David Tiburcio Dos Santos
Belo Horizonte - MGÉ uma ótima visão do colunista. Precisamos realmente desmascarar o consumismo, a manipulação e interesses pessoais no meio da música cristã. Temos que divulgar aqueles que fazem música boa, e com um coração voltado para o reino, para divulgação do seu amor através da música. O poder seduz, corrompe, cega e tira o bom senso, e vários músicos estão se deixando seduzir por esse poder. Conheço muitos músicos na igreja e na faculdade que fazem o que gostam, muito bem feito e exaltando o nome do Senhor, porém não são reconhecidos por não se deixarem manipular.

Ricardo Tonet Dini
Caxias Do Sul - RSObrigado, Mark, por verbalizar tão bem o que eu e meus amigos aqui no Sul estamos sentindo. Compus uma música nesse mês com o título 'Órfãos de Referência', sobre nossa geração de jovens cristãos que estão órfãos de utopia e referêcia, ainda mais no Brasil. Ler os teus textos é sempre estimulante para não desistirmos de vez da igreja (instituição) e de lembrarmos do nosso foco, que anda tão 'cinzento'. Sobre momentos de louvor sinceros e genuínos?... faz tempo que não acontecem. É quase impossível com as novas músicas egocêntricas e sentimentais. Um abraço e continue a ser a 'nossa' voz por aí!

Jhosemberg Souza
Salvador - BAGraça e Paz! Gostei muito do seu comentário e tem muito haver com nossa realidade musical e ministerial; há uma busca grande por músicas não bem usadas; mas devemos ter cuidado com rótulos, sou pianista e toco clássicos e pretendo gravar um CD com música Sacra para Piano, porém estou aprendendo percussão Afro-Brasileira com o Grupo Sal da Terra, nós aprendemos o mesmo estilo dos ritmos do Olodum,tal experiência é maravilhosa, uma vez que Salvador é a África fora da África e há também uma necessidade enorme da Igreja Brasileira valorizar mais a música da Terra. Fiquem na Paz!

Rev. Fabio Pereira De Aguiar
São Paulo - SPMuito bom. Talvez por conta de nossa colonização e catequização católica e das restrições impostas pelas normas constitucionais pré-republicanas até hoje temos igrejas evangeílicas com dificuldades, com a cruz, com um templo em estilo gótico, com vitrais e ai vai. Aceitamos que Deus pode, pela graça comum, usar um farmaceutico, um médico, mas não um artista plástico, um músico ou um ator "secular".
Essa é a nossa "cultura". Uma pena.

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Coleções Encadernadas
+ lidos
- Quarenta livros que fizeram a cabeça dos evangélicos brasileiros nos últimos quarenta anos, edição 315
- A resistência de Jó frente à dor e ao sofrimento, edição 308
- O gadareno teria sido o primeiro missionário na Jordânia?, edição 325
- Divórcio e novo casamento - um estudo bíblico inicial, edição 294
- Amor e sexo nos Cantares de Salomão, edição 258
- A vida de oração de Jesus, edição 336
- O clamor de Habacuque: que o Senhor faça a sua obra no meio da história sem adiá-la para um futuro indeterminado!, edição 315
- O formidável "consolo" dos amigos de Jó e de Eliú, o jovem, edição 308
- Gunnar Vingren e Daniel Berg: os pioneiros das Assembleias de Deus, edição 331
- Jesus ora depois da morte de João Batista, edição 336