Opinião
03 de abril de 2020
- Visualizações: 3520
comente!
- +A
- -A
-
compartilhar
Conselhos da Itália para florescer no isolamento
Por René Breuel

Como podemos florescer na calamidade? Entre os vários bons conselhos compartilhados, uma carta escrita muito tempo atrás me tocou em modo particular. O profeta Jeremias mostra que a vida no exílio pode ser produtiva e fértil.
UMA ESTAÇÃO PARA CONSTRUIR
Quando os judeus foram deportados à Babilônia, Jeremias os instruiu a não improvisar, mas a preparar-se para o longo prazo: “Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam de seus frutos”.
Quando o isolamento de massa foi proclamado na Itália, eu o vi como uma breve interrupção. Mas depois que os dias viraram semanas e a vida no isolamento se tornou a nossa nova normalidade, decidi vê-lo como uma época de oportunidade.
A minha esposa está seguindo aulas online de violão com os nossos filhos e eu encomendei livros para crianças, para que aprendam o prazer da leitura nessa fase. Para mim, comprei dois livros grandes que queria ler há tempo – Guerra e Paz, do Leo Tolstoy, e Um Testamento de Esperança, do Martin Luther King –, agora que tenho mais tempo para a leitura.
Que lar você quer cultivar nessa fase? Que tipo de pessoa quer virar quando essa crise vai ter passado?
Não desperdicemos o nosso exílio. Pode ser uma estação para construir e para plantar.
UMA ESTAÇÃO PARA AMAR
A vida em isolamento pode ser um desafio para quem mora sozinho. Sentimos falta de conexões humanas; os nossos pensamentos podem virar sombrios e destrutivos.
Da mesma maneira, a companhia constante pode ser um fator de stress para os casais e as famílias. Se posso realizar uma piada infeliz, o primeiro grupo pode ser tentado ao suicídio enquanto que o segundo ao homicídio!
Estamos atravessando um desafio psicológico somado a uma calamidade sanitária e a uma crise econômica. A instrução de Jeremias é perspicaz aqui também: “Casem-se e tenham filhos e filhas; escolham mulheres para casar-se com seus filhos e dêem as suas filhas em casamento, para que também tenham filhos e filhas. Multipliquem-se e não diminuam.”
Agora não é uma estação para se voltar para dentro, mas para fora; não para diminuir mas para multiplicar o nosso afeto. Podemos aprofundar os nossos laços a casa e transmitir carinho a parentes e amigos.
UMA ESTAÇÃO PARA ORAR
O meu co-pastor na Igreja Hopera em Roma, a Mila Palozzi, comentou que na Terra Prometida Israel se compreendia como um agrupamento de tribos mas no exílio como uma única nação.
Em tempos de calamidade nós também somos chamados a abandonar o raciocínio tribal e a nos erguer como um só povo.
Para florescer nessa estação, Jeremias escreve: “Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela.”
Sim, as notícias são tristes e o sofrimento é global. Mas podemos transformar o nosso medo em confiança e a nossa preocupação em oração. Cristãos na Itália se uniram em oração pela nossa nação.
Intercedemos pelo país com fé, pois Jeremias adiciona, em voz profética: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei” (Jeremias 29:5-12 NVI).
É possível que a vida no isolamento dure meses. Mas o exílio pode ser frutífero se o vermos como uma estação para construir, para amar, e para orar.
• René Breuel é um missionário brasileiro, pastor fundador da Igreja Hopera em Roma, e autor de O Paradoxo da Felicidade.
03 de abril de 2020
- Visualizações: 3520
comente!
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.

Leia mais em Opinião

Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Curso “A igreja local e o acolhimento de famílias atípicas” começa em maio
- Ela tornou visível o Deus invisível
- Assédio moral na igreja: alerta e prevenção
- Reflexões sobre a parentalidade atípica
- Missionários em território de guerra
- Prepare o caminho
- Série “Adolescência” é mote para próxima live do Diálogos de Esperança
- Respostas: quem as tem?
- Amar o nosso próximo global
- Geração Z e cargos de liderança