“Segundo pesquisa da TNS Research com 601 pessoas – encomendada pela Nokia -, 56% dos entrevistados são totalmente a favor de baixar arquivos de música e vídeo pela internet. Ao mesmo tempo 50% dos pesquisados não consideram criminosa a troca online de arquivos, enquanto 73% afirmam questões financeiras para a prática. […] ‘As gerações que cresceram com as novas tecnologias foram pautadas pela crítica ao alto custo dos bens culturais, discutem acesso à cultura, mas nunca se esclareceu à custa de quem’, diz Ivana Crivelli, presidente da Associação Paulista da Propriedade Intelectual.”

Camila Fusco, Folha de S.Paulo – 30/10/2010

 

“Uma noite maldormida é suficiente para alterar todo o sistema de defesa do organismo. Isso é o que mostra uma pesquisa inédita, realizada na Universidade Federal de São Paulo.”

Gabriela Cupani, Folha de S.Paulo – 30/10/2010

 

“Minha literatura é metapolítica. Os personagens discutem política, mas o livro não carrega uma mensagem específica. Se quero escrever sobre isso, escrevo um artigo e mando ao governo. Escrevo o mesmo artigo há 50 anos, mandando o governo para o inferno, mas eles não me obedecem. Não foram para o inferno. Se quero escrever uma história, escrevo um livro. […] Eu apago mais do que escrevo. Faço mais de 15 versões de um livro. Vou apagando até a versão final. Escrevo tudo à mão e, no final, digito com dois dedos. Não uso o computador para nada.”

Amós Oz, escritor israelense, Folha de S.Paulo – 30/10/2010

 

“Éramos maduros o bastante para saber manter nosso próprio espaço. Mas podíamos dividir muito porque éramos ambos leitores vorazes, militantes cívicos e políticos, tínhamos um mesmo estilo de vida. […] Quem não teve acesso a Saramago diz que ele era uma pessoa difícil. Quem conviveu com ele sabe que era um homem afável e generoso. Tampouco era pessimista, era um intelectual que observava o mundo e via que nós estamos sendo conduzidos ao abismo.”

Pilar Del Río, jornalista espanhola, viúva do escritor José Saramago, Folha de S.Paulo – 30/10/2010

 

“A nossa política é sempre de duas faces: uma face externa, civilizada, respeitadora dos direitos, e uma face interna, cruel, sem eira nem beira.”

 Fábio Konder Comparato, Revista Caros Amigos – outubro de 2010