Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Evolucionismo Teísta - Moral, Adão e Eva

Uma primeira visão espiritualizada do evolucionismo, seria a moralidade, como já apresentei aqui (goo.gl/OzrjzD). Este texto sera então, um complemento.

Há uma argumentação muito controvérsia sobre a existência da moralidade.
Mas porque somente os seres humanos tem esse discernimento moralístico? Evolucionistas ateístas(Naturalistas) dizem que o altruísmo(Fazer o bem), ou moral, pode ser explicado por fenômenos evolutivos, sendo assim:
“(...) Em um universo de forças físicas cegas e replicação genética, algumas pessoas vão se machucar, outras vão ter sorte, e não se achará nenhuma poesia ou razão nele, tampouco justiça. O Universo que observamos possui precisamente as propriedades que devemos esperar se, em realidade, não há nenhum desígnio, nenhum propósito, nenhum mal ou bem, nada senão a impiedosa indiferença cega”
-Richard Dawkins

Porém até exato momento o naturalismo não pôde dar uma explicação sustentável de como ou porque teria a moralidade evoluído já que, como argumenta Francis Collins (Meu artigo sobre, aqui goo.gl/dmLQA2 ), a moralidade não poderia ser explicada pelo evolucionismo porque o contradiz, já que parte do princípio de que os indivíduos desenvolvem noções de hostilidade para com os inimigos ou membros de outros grupos. Como o naturalismo é incapaz de prover uma resposta, somente pode ser explicada pelo fato de um poder controlador fora do universo tê-la colocado nos seres humanos. Assim como William Lane Craig defende (Vídeo - goo.gl/4UF8VR ), a moralidade é uma evidência para existência de Deus.

Sendo assim, o senso moral, é o fator que nos separou dos hominídeos(ancestrais humanos) e nos tornou a “imagem e semelhança” de Deus. Como vocês podem conferir neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=If5AE32beyw é explicado a incapacidade, em dar o status para um fóssil de “O Primeiro Ser Humano”. Mas, se levarmos em conta a moral como sendo algo essencialmente humano que nos diferencia dos demais animais, Adão e Eva foram os primeiros animais dotados divinamente com o discernimento do bem e do mal, portanto são os “primeiros Homo sapiens”.

Leia mais sobre, aqui http://www.cristaosnaciencia.org.br/recursos/religiao-ciencia-e-altruismo-humano/

Segue-se uma das explicações [encontrada na wikipédia] "antropológicas" (entendida no contexto de que o livro sagrado pretende a apresentação de uma explicação ou uma construção explicativa das origens do universo, do nosso mundo, da humanidade, da civilização em geral e da hebraica em particular, e por fim das origens do bem e do mal): Até atingir a fase da "civilização" o homem vivia no "estado de natureza", em oposição ao "estado de cultura", explicação essa totalmente compatível com o evolucionismo darwinista. O comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal seria o divisor de águas, ou seja a ruptura da comunhão entre o ser humano e a natureza. A partir de então o homem passou a reconhecer-se como separado e independente da natureza, adquirindo consciência de sua morte e finitude, adotando valores, crenças e objetivos independentes da natureza. Deu-se a traumática transição do animal para o hominal, como definia Teilhard de Chardin.

Como consequência, o homem se envergonhou da nudez, tomou consciência da morte e da mortalidade, e passou a trabalhar para acumular.
pt.wikipedia.org/wiki/Pecado_originalopen_in_new
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.