“‘A boa madeira não cresce em sossego; quanto mais forte os ventos, mais resistentes são as árvores’. Liderança não se improvisa. Marina Silva é a imagem viva de um evento raro em qualquer tempo ou nação: o despontar de uma liderança política calcada na força de um compromisso ético e movida pela fé na capacidade humana de superar obstáculos. Sonhadora dada a desafios, Marina é a síntese improvável de muitos contrários. Nela se combinam desambição e vontade de servir; utopia e pragmatismo; saberes tradicionais e ciência; convicções enraizadas e disposição de ouvir e aprender sempre; simplicidade e cultivo; discrição e autoridade; despojamento e sofisticação; sentido de missão e avidez de conhecimento.”

Eduardo Giannetti, economista, escritor, professor do Insper São Paulo, Revista Época, 13/12/2010

 

“A América Latina é uma região em que vimos surgir várias presidentes mulheres nos últimos tempos: Cristina Fernández de Kirchner (Argentina), Laura Chinchilla (Costa Rica) e agora Dilma Rousseff. Para uma ex-presidente latino-americana, como eu, é uma tremenda alegria o triunfo de mais uma mulher em nossa região. E uma mulher com as condições, a qualidade de liderança e outros talentos que Dilma Rousseff tem. […] A América Latina está demonstrando seguir o caminho de outras regiões do mundo em que mulheres podem comandar governos democráticos, participativos e preocupados com sua gente.”

Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile e diretora da agência ONU Mulheres, Revista Época, 13/12/2010

 

“Enquanto arcar com parte desproporcional das responsabilidades do lar, a mulher corre o risco de se esgotar e tem acesso limitado a coisas que desenvolvem a capacidade de liderança, como projetos especiais, viagens, associações profissionais e atividades cívicas”.

Rosabeth Moss Kanter, professorship da Harvard Business School, nos EUA. Harvard Businness Review – dezembro de 2010