“Um negro tem três vezes menos chance de chegar aos 19 anos do que um branco. Caracteriza-se assim um genocídio: estima-se que, em cinco anos, mais de 30 mil jovens terão morrido à bala. Antes mesmo de perder a vida, já terão perdido o sentido dela. Não costumam carregar ideologias ou sonhos. Precisamos encerrar esse ciclo. Sociedade segura não é a que tem muita polícia, mas a que garante perspectiva de vida para seus jovens.”

Marcelo Freixo, Folha de S.Paulo – 06/12/2010

 

“Gente jovem e bonita em clima de festa. Qual adolescente não gosta disso?
Segundo especialistas, não é por acaso que esses são os ingredientes principais das propagandas de cerveja. ‘Existe relação clara entre a exposição de jovens à publicidade de álcool e a chance de beberem mais cedo e em maior quantidade’, diz a psicóloga da Unifesp Ilana Pinsky, que analisou 29 pesquisas sobre o tema. No Brasil, mais da metade das pessoas de 15 a 24 anos assistem a anúncios de cerveja mais de uma vez por dia. Patrocínio de eventos de cultura e esporte estão entre as estratégias usadas para atingir os jovens. No Brasil, anúncios de bebida alcoólica só podem ser exibidos entre 21h e 6h. Mas a lei só considera ‘bebida alcoólica’ aquela com mais de 13% de álcool. Ou seja, não inclui cerveja (cerca de 5%).”

Folha de S.Paulo – 06/12/2010

 

“Normalmente, os intelectuais das universidades ficam entre si, destruindo carreiras dos colegas, fazendo política institucional comezinha, buscando cargos burocráticos na nomenclatura da universidade ou em partidos políticos afins, dizendo mentiras deslavadas a serviço da ideologia do partido (intelectuais orgânicos) ou de seu corporativismo.”

Luiz Felipe Pondé, Folha de S.Paulo – 06/12/2010