“A química dos oceanos está mudando a uma velocidade nunca vista nos últimos 65 milhões de anos, por causa do rápido aumento de acidez das águas. É o que mostra estudo das Nações Unidas divulgado ontem na Cúpula do Clima em Cancún, no México. Segundo o documento, a acidez dos oceanos aumentou 30% desde a Revolução Industrial.

Esponja – 25% do dióxido de carbono lançado na atmosfera é absorvido pelos oceanos, diz a ONU.

O Estado de S.Paulo – 03/12/2010

 

“Como se fará, em Cancún e outros fóruns, para superar questões como as da China e da Índia, que querem urbanizar e aumentar o consumo de milhões de pessoas – e pretendem usar mais carvão para gerar energia? Ou para resolver o problema de 1 bilhão de pessoas que passam fome no mundo? Ou a passividade dos países mais ricos, mergulhados em crise econômica? Mas pelo outro lado, como lembra o ex-secretário da ONU Kofi Annan, mudanças climáticas e consumo insustentável de recursos ‘ameaçam a sobrevivência da espécie humana’. E o relatório da ONG Oxfam agora divulgado aponta 21 mil mortos por desastres climáticos em nove meses deste ano, atingidos e desabrigados e centenas de bilhões de dólares em prejuízos materiais.”

Washington Novaes, O Estado de S.Paulo – 03/12/2010

 

“A sensação de inseguranças é alta entre os brasileiros. A constatação é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A pesquisa mostra que nove em cada dez entrevistados têm medo de ser vítimas de crimes como homicídio, assalto à mão armada ou roubo de residência.”

O Estado de S.Paulo – 03/12/2010