“Nunca estamos em paz com nossa consciência – ela é feita para nos atormentar, para rever continuamente as consequências, causas e razões de nossos atos. Estar ‘em paz com a consciência’ é, no fundo, não ter consciência.”

Christian Dunker, psicanalista, Revista Mente e Cérebro, outubro de 2010

 

“Vou me convencendo que escrever poesia, pelo menos na situação contemporânea, exige do autor a atitude de quem sabe posar para uma foto. O segredo, naturalmente, é relaxar o rosto, abandonar aquela fixidez que normalmente nos deixa com um ar assustado e burro diante das lentes do fotágrafo.”

Marcelo Coelho, Folha de S.Paulo, 27 de outubro de 2010

 

“Merleau-Ponty sempre dizia que a filosofia não é um ídolo a ser adorado e venerado, pois ela nasce e se desenvolve para explicitar os problemas de nossa experiência cotidiana, as questões suscitadas por nossa vida individual e coletiva. […] Procuro fazer com que a descoberta das ideias e dos conceitos seja uma aventura ao mesmo tempo trabalhosa e prazerosa, um esforço para percorrer uma trilha em que as palavras aumentem de sentido, os pensamentos se alarguem e nos façam descobrir sempre o novo e nos tragam a alegria do conhecimento.”

Marilena Chaui, Revista Cult, outubro de 2010