“Crianças que passam muito tempo em frente a uma tela têm mais risco de sofrer problemas psicológicos, mesmo que mantenham atividade física intensa, indica estudo da revista Pediatrics. De acordo com a pesquisa, as crianças que passavam duas ou mais horas por dia em frente à TV ou ao computador eram mais hiperativas, tinham mais dificuldades em se relacionar socialmente e mais problemas emocionais.”

Estado de S.Paulo – 12/10/2010

 

“O americano Zach Harrington, 19, se matou ontem em sua casa no Estado de Oklahoma. Ele foi o sexto jovem homossexual a cometer suicídio nos EUA desde julho, segundo a agência Associated Press. Os jovens sofriam bullying nas escolas, mas a morte de Harrington foi motivada por críticas aos gays durante um debate municipal sobre o tema, de acordo com seus pais.”

Folha de S.Paulo – 12/10/2010

 

“Sedentário, às vezes, é eu ir na academia, e depois voltar para casa e jogar aquela massa corporal no sofá, para jantar e ver TV. O sedentário lê pouco. Um intelectual que lê muito tem tanto vigor mental que aí só precisa cuidar das questões de colesterol e gordura. Ele está ativando uma das coisas mais fundamentais que é o cérebro. Uma vez perguntaram a uma senhor alinda, de 80 anos, como se conservava. Ela falou: ‘Leio jornal todos os dias’. Ela se organizava intelectualmente assim. Você está lendo todas as questões nas quais está inserido. E não é fácil ler jornal, viu?”

Ivaldo Bertazzo, terapeuta corporal e coreógrafo, Folha de S.Paulo – 12/10/2010

 

“O Brasil caiu quatro posições no ranking de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Relatório do Fórum Econômico Mundial mostra que o país ocupa a 85ª posição, entre 134 países. No ano passado, ocupava a 81ª.

O estudo mostra as diferenças entre a população masculina e a feminina em diversos aspectos socioeconômicos, como salários, nível educacional, representatividade política e expectativa de vida.

As qautro primeiras posições da lista – representam maior igualdade entre os sexos – são ocupadas por países nórdicos: Islândia, Noruega, Finlândia e Suécia.”

Folha de S.Paulo – 12/10/2010