“As imagens de Charlie Chaplin e de Adolph Hitler estão lado a lado. Abaixo do criador de Carlitos está escrito ‘não acredita em Deus’; abaixo do líder nazista, ‘acredita em Deus’. No alto, o slogan: ‘Religião não define caráter’. Essa é uma das quatro propagandas que a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) estaria veiculando, desde ontem, em ônibus de Porto Alegre e de Salvador. […] A Atea argumenta, em seu site, que pretende diminuir ‘o enorme preconceito que existe contra os ateus e caminhar rumo à igualdade plena entre ateus e teístas’. Certo. Mas a Atea, com sua campanha, parece cultivar uma espécie de religião dos descrentes, de igrejinha dos sem fé. Mais do que isso, ao copiar um tipo de propaganda que teve início na Inglaterra, em 2009, a associação de ateus importa para o país um problema postiço, que não é nosso, pelo menos nesses termos. […] Não vamos, por favor, transformar a descrença em Deus num delírio, para parafrasear Richard Dawkins.”

Fernando de Barros e Silva, Folha de S.Paulo – 11/12/2010

 

“Se não pudesse escrever, acho que teria morrido. Ou já estaria louco […] Imagine bem: de repente você não consegue fazer nada sem ajuda dos outros. De cinco em cinco minutos, tenho de chamar alguém. Não tem sido fácil. […] Cristo está em todas as religiões e traça uma direção para cada um de nós. […] Deus quis que eu passasse por isso. Talvez para que eu não me ache um grande artista, para que eu compreenda que sou apenas mais um escritor, finito, como tantos outros. […] Hoje em dia parece que ter religião é coisa de retardado mental. Na verdade, a fé em Deus é uma das mais belas manifestações da vida.”

Raimundo Carrero, 62, escritor pernambucano, que sofreu um AVC (acidente vasculhar cerebral), Folha de S.Paulo – 11/12/2010

 

“A igreja não deve assumir posição político-partidária, mas também não pode deixar de dar critérios, orientações para o eleitor. A igreja é separada do Estado, mas não é separada da sociedade.”

Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, Folha de S.Paulo – 11/12/2010