Por Erica Neves (Tearfund)

Jesus veio para nos reconciliar com Deus através da cruz, colocando-nos em relações restauradas uns com os outros (Efésios 2:16; Colossenses 1:20). Ao sermos reunidos na nova comunidade de Deus, somos colocados em relações com pessoas diferentes de nós. Essas diferenças devem ser uma fonte de bênçãos, porém, elas podem frequentemente ser uma fonte de tensão. A Bíblia diz que devemos nos esforçar ao máximo para restaurar relações onde quer que haja conflito (Romanos 15:5-6; 2 Coríntios 13:11; Efésios 4:1-6). Isso significa que precisamos prosseguir em arrependimento e perdão e saber que não há obstáculo cultural, étnico ou social que o amor de Cristo não possa superar (Mateus 18:21-35; Lucas 10:25-37; Colossenses 3:12-15).

A Bíblia também diz que os cristãos devem desempenhar o papel de pacificadores na sociedade (Mateus 5:9). Primeiramente, enquanto “embaixadores de Cristo”, somos chamados a reconciliar as pessoas com Deus através do “evangelho da paz”, e elas consequentemente serão reconciliadas com o povo da aliança de Deus (2 Coríntios 5:18-20; Efésios 6:15). A igreja também é chamada a ser profética, mostrando à sociedade como as relações reconciliadas devem ser. A igreja deve mostrar o caminho de Cristo nas palavras, na presença e nas ações, refletindo o reino vindouro, onde todos os povos, nações, tribos e línguas glorificarão juntos a Deus (João 17:20-23; Apocalipse 5:9).

Trecho retirado do estudo bíblico Cristo triunfa sobre o conflito, integrante da revista Passo a Passo 92.

A Tearfund conta com uma vasta gama de materiais sobre construção de paz. O texto que você acabou de ler é um deles. Abaixo há uma lista com alguns desses materiais. Esperamos que eles sejam edificantes para você e sua igreja.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *