Já vivemos a expectativa da chegada da Páscoa. Daqui a aproximadamente 6 semanas, vamos celebrar a data mais marcante do calendário cristão – por relembrar e representar a grande vitória de Cristo nessa terra: sua morte e ressurreição.

Sei que a vida corrida nos impede de mergulhar mais profundamente nos significados espirituais desses dias. Mas acredito que um caminho para aperfeiçoar nossa caminhada é a prática das disciplinas espirituais. Por isso, pensei: por que não unir a Páscoa, os atos de Jesus e algumas disciplinas espirituais como caminho para que possamos adentrar mais intensamente nas próximas seis semanas?

De fato, essa jornada rumo à Páscoa já começou (com o início da Quaresma), mas eu queria aproveitar a “carona” para propor uma caminhada coletiva e comunitária a partir desse domingo (dia 26).

Como funcionará?

A cada semana, eu vou publicar uma reflexão breve sobre um ato específico de Jesus, conectá-lo com a Páscoa e, então, fazer uma proposta prática baseada em alguma disciplina espiritual. A definição de cada disciplina, a base bíblica e a sugestão prática são baseadas no livro “O Espírito das Disciplinas”, de Dallas Willard (Editorial Habacuc). Confira a proposta abaixo:

Ato 1: Nascimento e Encarnação (26 de fevereiro a 04 de março)

Disciplina espiritual: Celebração

Ato 2: Crescimento e Movimento (05 a 11 de março)

Disciplina espiritual: Submissão

Ato 3: Missão e Escolhas (12 a 18 de março)

Disciplina espiritual: Serviço

Ato 4: Comunidade e amizade (19 a 25 de março)

Disciplina espiritual: Comunhão

Ato 5: Morte e lamento (26 de março a 01 de abril)

Disciplina espiritual: Solitude

Ato 6: Ressurreição e esperança (02 a 08 de abril)

Disciplina espiritual: Oração

**

Então, vamos começar com o “Ato 1: Nascimento e Encarnação”. Para essa primeira semana, eu escolhi a disciplina espiritual da celebração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *