Faleceu hoje, 06 de outubro de 2023, aos 88 anos, o missionário norte-americano Loren Cunningham, co-fundador da JOCUM (Jovens com uma Missão), em 1960. Apaixonado por missões, Cunningham visitou todas as nações independentes e mais de 150 territórios e ilhas do mundo.

No texto do obituário de Loren, Dawn Dauslin lembrou que ele foi muitas vezes chamado de “desregulador de missões” porque quebrou o paradigma missionário da década de 1960 ao criar oportunidades para que jovens servissem a curto prazo, interdenominacional e globalmente, sem salários. “Essa visão abriu portões para que milhões de pessoas pudessem vir de todos os lugares e ir para todos os lugares como missionários, ao redor do globo, para proclamar a verdade de Deus e demonstrar Seu amor”.

A JOCUM atualmente tem dezenas de milhares de obreiros de tempo integral de vários países e de várias denominações e tradições cristãs, servindo em mais de 2.000 locais pelo mundo. Milhões de pessoas já participaram em programas da JOCUM como estudantes, voluntários de curto prazo e obreiros de tempo integral.

Das iniciativas globais lançadas sob a liderança de Loren, há o King’s Kids Internacional, a Universidade das Nações, JOCUM Navios (28 embarcações que atendem atualmente as ilhas e litorais mais isolados) e uma miríade de outros ministérios criados por líderes que ele inspirou.

O chamado de Loren

O chamado do Loren para a Grande Comissão aconteceu quando estava de joelhos diante do altar durante uma reunião de reavivamento em 1948, aos 13 anos de idade. Deus falou com ele por meio de Marcos 16.15: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. Segundo ele próprio relatou em seu livro “Pode Falar, Senhor… estou ouvindo” (Editora Betânia), durante um evento nas Bahamas em 1956, Loren teve uma visão. Ele estava hospedado na casa de um missionário, ajoelhado ao lado da cama, orando em preparação para falar naquele noite. Ele conta:

“De repente, eu estava olhando para um mapa do mundo, só que o mapa estava vivo e se movendo! Eu podia ver todos os continentes, e as ondas batiam em suas costas. Cada onda entrava em um continente, depois recuava e subia ainda mais, até cobrir completamente o continente. As ondas se transformavam em jovens – da minha idade e até mais novos – cobrindo todos os continentes do globo. Eles conversavam com as pessoas nas esquinas das ruas e do lado de fora dos bares. Eles iam de casa em casa e pregavam o Evangelho. Eles vinham de todos os lugares e iam a todos os lugares, cuidando das pessoas. Então, tão repentinamente quanto surgira, a cena desapareceu”.

Loren deixa sua esposa, Darlene Joy Scratch-Cunningham; sua filha, Karen Joy Cunningham; seu filho, David Loren Cunningham (Judith Fitts-Cunningham); e três netos, Madison Grace, Kenna Faith e Liam Reid.

 

Com colaboração de Danilo Oliveira.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *