Janela ao sol. Estico o pescoço com dificuldades e olho para fora. Pessoas apressadas, buzinas, olhares fugidios.
Ouço vozes, muitas. Desconexas, sem fim nem começo.
Sinto cheiros estranhos. Não há mais o que se provar. Não há mais gostos, apenas releituras bizarras. Fedor.
Os toques são sempre involuntários. Esbarros. Ninguém teve a intenção. O emaranhado das relações parece mais novelos de lã embaraçados. Ninguém sabe onde tudo começa.
Estou cansado, minha vista dói. Não suporto mais essa confusão.
Encolho o pescoço, fecho a janela, olho para o quarto. O espelho no fundo revela-me. Descubro, então, que eu estava dentro de mim.

 


 


LEIA MEU LIVRO DE CRÔNICAS!

Que tal ler essa e dezenas de outras breves crônicas reunidas em um único livro?

Selecionei os melhores textos que escrevi ao longo de 16 anos e publiquei o livro O Cotidiano Extraordinário – a vida em pequenas crônicas, pela Editora Ultimato em parceria com a W4 Editora.

Você pode adquiri-lo aqui.

Obrigado!

  1. Broather, show de bola …. gostei pra caramba. Sugiro um esforço por complementar para uma possivel publicação.Valeu abraçoMarcos Abreu

  2. caro escritor,a crônica é boa,eu posso ter adorado…. mais na minha opinião falta apenas um título bem criativo a essa crônica….para dar inpiração de leitura….um título bem criativi e q chame a atençâo do leitro….espero q vc coloque um título assim….até a proxíma crítica….

  3. gosteii mtoo dessa crônica eu tambem pensei num titulo e se vc quiser pode ser 'O VERDADEIRO DIA-A-DIA'ta sem graça mais ta ai!bjão e ate +!!peguei pra um trabalho da escola e a professora adorou!mtoo obrigadaa!

  4. Pô, sua crônica é perfeita, mas eu acho que falta alguma coisa; tipo o título que não está batendo, porque na hora que eu vi não me inspirou, pra eu ler. E isso pode acontecer com outros leitores.
    Parabéns! Até a próxima, quem sabe.

    • Eu gostei pq mesmo era pra eu pegar uma crônica pequena. A minha professora de português que mandou, entendeu? Mas mesmo assim, valeu. Eu adorei. No começo foi um pouco dificil encontrar uma crônica pequena, mas agora eu tô di boaa!!!!!
      Eu não entendo muito disso. Eu só sou uma aluna da sexta série, com 11 anos. Vou fazer 12 agora, dia 28 de maio.
      Xauuu!!!!! Adorei desabafar com vcs!!!!!!!

  5. Manooow falta título velho Arruma Aeew…
    Gostei muito dessa crônica, mas sem um título que chame atenção nem rola. Ponha no orkut. Arrume aeew …
    acho que deveria ser espelho pq se baseia nele.
    Ass: Loko Loko

  6. Feliz era o triste tempo em que o leitor via a obra como terminada.
    Autor clama por seu assassino leitor: “Deixe em paz, mate-me por favor, o autor está morto!”

    Porque os assassinos agora querem textos sob encomenda, solicitam a morte do texto ao autor: “mude o título!”, assim como se pede na feijoada do domingo: “menos toucinho, que é pra durar mais meu coração” Rs…

    Parabéns pela pequena (será?) crônica.

    • Cara Jully,
      Escrita é prática. Já disseram que a primeira coisa é escrever. Depois é reescrever, reescrever e reescrever.
      Abraço!

  7. Nossa eu gostei muito, nossa mente BRILHANTE! Parabéns!
    Eu estou fazendo um trabalho de portugues da escola e vou fazer esse espero que tire 10,0 mas muito obrigada por me dar ideias e que mente brilhante AHHHH ja ia esquecendo quero ver mais CRÔNICAS hein… tabommm bjoss e abraços e meus PARABÉNS ….

  8. tem titulo sim na primeira linha o titulo é asimm
    titulo : janelas ao sol

    falou alha lá na primeira linha ta escrito e depois comesa a escrita beleza ….
    gostei muito do seu texto me ajudou bastante
    obrigado


  9. Anonymous:

    caro escritor,a crônica é boa,eu posso ter adorado…. mais na minha opinião falta apenas um título bem criativo a essa crônica….para dar inpiração de leitura….um título bem criativi e q chame a atençâo do leitro….espero q vc coloque um título assim….até a proxíma crítica….

  10. Muito bom. Pena que meus alunos pegaram a sua crônica e me entregarm como se fossem deles. Óbvio que eu saberia que um aluno de 7ª série não escreveria assim. A profundidade da alma humana vem com o tempo e isso é algo que eles ainda não tem. Plágio é crime e ofende ao autor da obra e principalmente minha inteligência…

  11. Nossa eu gostei muito ,e me ajudou muito para o meu trabalho de escola agora só o que eu não achei muito legal foi o titulo porque o interessante da cronica foi o “ESPELHO”, mas quem foi o criador da cronica foi você e meus Parabéns você merece. beijos

  12. muito boa esta crônica parabens a quem escrevel ela tãp boa que vou colocar ela em meu trabalho escola mais vou diser que não foi eu qeu fiz ela pois o verdadeiro ator deve ser homenagiado por uma gronica tão boa


  13. Anonymous:

    caro escritor,a crônica é boa,eu posso ter adorado…. mais na minha opinião falta apenas um título bem criativo a essa crônica….para dar inpiração de leitura….um título bem criativi e q chame a atençâo do leitro….espero q vc coloque um título assim….até a proxíma crítica….


    Anonymous:

    caro escritor,a crônica é boa,eu posso ter adorado…. mais na minha opinião falta apenas um título bem criativo a essa crônica….para dar inpiração de leitura….um título bem criativi e q chame a atençâo do leitro….espero q vc coloque um título assim….até a proxíma crítica….concordo aqui eis um leitor que de fato gosto de uma boa crônica.
    mas só esta faltando um titulo mesmo mais tinha que ser diferente de todos, pq tudo começa pelo titulo se o titulo n for interessante são poucos os que ler

  14. *****Essa crônica é muito legal quer dizer todas tambem a outra que minha querida professora“ANA MARIA´´levou é sensasional muito legal…queria deixar meus parabens a todos os cronistas do mundo e que eles continue com o seu trabalho para que nos podemos nos aprofundar mas e se relacionar mas ao mundo da cronica……..realente estao de parabens bjs para todos…adoro vcs.****

  15. amei esssssssssssssa cronica mim ajudou muitoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  16. caraca meu sua cronica é perfeita mas concordo com o cara la de cima presisa de um titulo bem ciativo tipo “dentro de mim” ou ate “abismo” sei la mas é otima ein paranes

  17. Bom , esta cronica é bem criativa e legal mas falta um toque que é o titulo , pois com o titulo acho que ele chamaria mais atenção , mas a cronica por si é super legal e boa .. Goostei muito Um grande beijoo .. !

  18. amei este texto vc e um otimo escritor estou vazendo uma cronica bem legal vc pf pode conversar comigo e meu sonho e que vc escreva para mim so sua fa numero 1 te adoro bastante vc e de +++++ vc e o cara vc e mais que todo mundo thau ate mais e escreve para mim fazendo favor

    • Olá Endrew! Obrigado pela visita. Quanto à pergunta, acho que a intenção da sua professora é que você mesmo faça a interpretação do texto, não é?
      Deixo a tarefa com você,e tenho interesse em saber suas respostas.
      Abração!

  19. tem certas pessoas no mundo que dizem que a sua crônica é sem sentido, mais elas estão super erradas elas não conseguem entender o que você quis dizer e falam muita porcaria da sua crônica.

    Abraços

  20. lllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeegggggggggggggggggggggggggggaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

  21. Amei,eu copiei essa crônica no meu caderno pq tinha um trabalho na minha classe da escola e era sobre as crônicas,ai eu copiei essa crônica e minha professora amou!Me ajudou muito adorei 🙂


  22. tamiris:


    Anonymous:

    caro escritor,a crônica é boa,eu posso ter adorado…. mais na minha opinião falta apenas um título bem criativo a essa crônica….para dar inpiração de leitura….um título bem criativi e q chame a atençâo do leitro….espero q vc coloque um título assim….até a proxíma crítica….


  23. Anonymous:

    caro escritor,a crônica é boa,eu posso ter adorado…. mais na minha opinião falta apenas um título bem criativo a essa crônica….para dar inpiração de leitura….um título bem criativo e que chame a atençâo do leitor. Espero q vc coloque um título assim…. até a próxima crítica…

  24. Muito legal, gostei muito.. mas estava procurando uma crônica mais grande para meu trabalho, essa ñ foi suficiente por ser muito pequena, mas fora isso, a crônica ficou muito legal, gostei pra caramba. ^_^

  25. Essa crônica realmente foi muito boa. Ela retrata um assunto tão delicado, mas em suas palavras pareceram poesia. Você abordou o assunto da crônica da maneira tão real. Continue… foi realmente muito boa

  26. Minha filha disse…” Pai, me ajude a encontrar uma crônica”…. me deparei com uma “Pequena Crônica” demostrando uma visão crítica , talvez cética em interpretar a rotina do dia a dia, um niilismo passivo talvez. Uma pequena crônica, só no tamanho…parabéns.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *