arvores_blogO tempo que passa faz o trabalho de separar as nuvens de poeira de nossos pensamentos. Não significa necessariamente que sabemos mais, mas sim que as coisas ficam ordinariamente mais claras.

Encaramos com mais realismo a luta entre a razão e o desejo. Admitimos honestamente a frustração das vontades não satisfeitas da mesma forma que nos alegramos com as superações. A vida fica maia simples, porque já não nos iludimos com as fantasias que nos vendem. De tão simples, a vida parece medíocre. No entanto, esta é a descoberta. As coisas continuam difíceis, mas o chão onde pisamos faz mais sentido agora. A esperança, por exemplo, deixa de ser uma fuga da realidade e passa a ser um combustível para as coisas inacabadas que Deus nos convida a completá-las.

Claro, tudo isso pode não acontecer, mesmo que o tempo avance. O caminho da liberdade humana é um mistério insondável, que somente Deus sabe. Ainda assim, de modo algum,  o tempo é um obstáculo. Ao contrário, ele pode ser uma janela aberta para enxergarmos o que outrora ainda não víamos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.