Por Jeferson Rodolfo Cristianini

O ser humano almeja a paz. A tão sonhada paz só é desfrutada por aqueles que se rendem ao discipulado de Jesus, pois só Jesus nos oferece a paz verdadeira. Nesse mundo temos várias propostas de falsa paz, mas Jesus nos fornece sua paz.

Com a entrada do pecado no mundo, nossa relação com Deus foi abalada, e o primeiro casal Adão e Eva foram expulsos do jardim do Éden, por conta da rebeldia e desobediência. A Bíblia nos afirma que o salário do pecado é a morte, e que nossa relação com Deus é marcada pela rebeldia até que entendemos a mensagem do evangelho e nos arrependemos, e gozamos da salvação que nos reconcilia com Deus. A nossa inimizade com Deus gera sofrimento e dor no ser humano, e nos leva a muitos sofrimentos, mas quando somos regenerados desfrutamos da paz com Deus. Os profetas do AT apontavam para o Messias como Aquele que traria a paz, e restabeleceria como mediador a relação do homem com Deus. No AT falava-se da paz com Deus, a “shalon”. O profeta Isaías aponta para Jesus dizendo que Ele seria o “Príncipe da Paz” e Miquéias disse que Ele seria “a nossa paz” (Isaías 9:6/ Miqueias 5:5). Jesus tem a paz com Deus e nos ensina a vivermos em tranquilidade de acordo com a reconciliação com Deus. Nosso Senhor confortando seus discípulos disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração nem se atemorize”. Noutro contexto, Jesus consola seus discípulos falando de Sua paz: “Estas coisas vos tenho dito para tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom animo; eu venci o mundo” (João 16:33).

A doutrina da soberania de Deus, nos ensina que Deus está no controle de todas as coisas, e que Ele faz tudo como lhe agrada (Efésios 1:11). Essa doutrina mostra como Deus está cuidando de tudo e não é surpreendido por nada, pois Ele sabe de tudo e conhece o futuro. Nada sabemos sobre o futuro, mas Deus sabe e por saber o amanhã o Senhor cuida do nosso presente e vai nos conduzindo de acordo com Sua vontade. Isso nos ajuda a entender que nossa vida está diante do Senhor e rigorosamente controlada pelo Senhor, e assim nada acontece conosco sem a permissão do Senhor. Saber que Deus é Soberano nos ajuda a entender que todas as circunstâncias de nosso cotidiano têm um propósito. O cristianismo nos ensina que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto” (Romanos 8:28). Cada situação de nossa vida está na agenda de Deus e tem um propósito pedagógico do Senhor. Deus usa as adversidades da vida para nos ensinar, nos moldar e nos forjar à imagem de Seu filho, a fim de termos a “mente de Cristo” (cf 1Coríntios 2:16).

O Senhor Soberano também é fiel, e por isso a Bíblia nos diz que não sofremos com tentações e provações que não podemos suportar: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (1 Coríntios 10:13). Deus nos dá o escape, ou seja, concede Sua graça para suportarmos as tentações e as provações do dia a dia a fim de que reconheçamos que Ele é fiel e está usando tudo para nos moldar. A maturidade cristã se dá por meio das lições incríveis que Deus nos ensina, por meio das lutas, sofrimentos, provações, privações e tentações. Deus não despreza e não descarta nenhum evento de nossa vida, mas usa todos os episódios da nossa vida para Seus propósitos.

O pastor e teólogo John MacArthur, disse assim: “Se você compreende que Deus está usando todas as dificuldades que você enfrenta para aperfeiçoá-lo você ficará em paz”. Saber que Deus governa nossa vida e todos os seus eventos- bons e ruins- para nos moldar nos traz paz, aquela “paz de Deus, que excede todo o entendimento”, e essa “paz de Deus […] guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:7). O Deus de paz nos dá paz que a razão humana não pode entender e explicar. Que benção ter a paz de Deus em meio as lutas cotidianas.

Fique em paz, pois Deus está no comando de Sua vida. Fique em paz, pois Sua vida está escondida em Jesus Cristo, sua vida está nas mãos do Seu Supremos Pastor e ninguém pode arrebatar sua vida da mão dEle (cf. Colossenses 3:3/ João10: 18). Fique em paz suas dificuldades estão rigorosamente diante do Senhor e Ele está usando essas dificuldades para te aperfeiçoar, e Ele permite tais dificuldades com fins pedagógicos. Fique em paz, pois o Seu Deus, o Seu Criador, o Deus Soberano é fiel e está provendo o escape para suas lutas e derramando sobre sua vida graça e misericórdia. Fique em paz, pois Jesus nos reconciliou com Deus e nos dá da sua paz verdadeira. Fique em paz, pois a paz de Jesus está disponível a seus seguidores e discípulos. Fique em paz!

  • Jeferson Rodolfo Cristianini é pastor da Igreja Batista Nova Canaã Sorocaba.

Leia mais:

» Deixo com vocês a paz
» Tempo de lamento e de choro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *