Por Renan Vinícius

Em sua segunda carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo relata que sofre com um “espinho na carne”. Muito se discute sobre o que seria este “espinho na carne”. As especulações são as mais diversas possíveis. Seja uma doença física ou um desejo pecaminoso, o espinho na carne causava dor e sofrimento em Paulo.

Acontece que ler este relato do apóstolo me traz, na realidade, conforto. Não que eu me alegre com o sofrimento de Paulo, muito pelo contrário, mas é interessante ver como este personagem tão importante na história era “gente como a gente”. Após o encontro com Jesus, a vida de Saulo de Tarso mudou radicalmente – até o nome -, mas isso não quer dizer que a vida dele na Terra seria livre de aflições. O próprio Jesus disse que “neste mundo vocês terão aflições” (João 16:33 NVI).

Quando relata o espinho na carne, Paulo diz que “para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar” (2 Coríntios 12:7 NVI). Acredito que, de uma forma ou de outra, todos temos um espinho na carne, por mais sigiloso e íntimo (ou não) que seja. O espinho na carne pode, para alguns, ser o vício em bebida; para outros, em pornografia; e por aí vai.

É interessante destacar o que Paulo diz no versículo seguinte: “três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim” (2 Coríntios 12:8 NVI). Muitas vezes, com nossa natureza pecaminosa, tendemos a pensar que Paulo, por ser um plantador de igrejas, teria uns pontinhos a mais com Deus e, por isso, seu pedido seria prontamente aceito. A verdade é que, com Deus, as coisas não funcionam na base da permuta, da justiça própria, como estamos tão acostumados neste mundo. A resposta de Deus para Paulo é simples: “Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9 NVI).

Muito provavelmente boa parte das pessoas ficaria revoltada com esta resposta de Deus e, até mesmo, “exigiria” uma absolvição, mas as próximas palavras de Paulo são lindas: “Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte” (2 Coríntios 12:9-10 NVI).

Refletindo sobre esse texto, penso que meu espinho na carne me faz entender que sou extremamente dependente de Deus. Sem o seu amor e a sua misericórdia, não passo de alguém que não consegue sequer lutar contra sua natureza corrompida pelo pecado. Ao mesmo tempo, o meu espinho na carne me faz ser solidário com meus irmãos, buscando ajudá-los em suas lutas e tribulações. O meu espinho na carne me faz desejar, cada dia mais, que nosso Salvador e Senhor, Jesus Cristo, volte o quanto antes, pois como disse Paulo, “considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada” (Romanos 8:18 NVI).

É importante lembramos que as histórias bíblicas são repletas de personagens que, embora fossem servos de Deus, erraram em algum momento da caminhada. Moisés e Davi são exemplos disso. Graças à grande misericórdia de Deus, os erros cometidos não significaram o fim da linha. Deus não os abandonou. O mesmo Jesus que disse que teremos aflições neste mundo nos conforta dizendo: “tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33).

Embora tenhamos nossos espinhos na carne, o amor de Deus é superior às nossas fraquezas. Por maiores que pareçam, nossas fraquezas não podem nos afastar do amor de Deus. Como o próprio Paulo escreveu em sua carta aos Romanos, “quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8:35,38-39 NVI).

Que possamos aprender com nossos espinhos na carne e sermos solidários com nossos irmãos em suas lutas, afinal, “quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós” (Romanos 8:33-34 NVI).

Glória somente a Deus!

  • Renan Vinícius tem 23 anos, é paulista de certidão e goiano de coração. Faz mestrado em computação, onde investiga a utilização de recursos computacionais no processo de reabilitação motora. É membro da Igreja Presbiteriana de Higienópolis, em São Paulo. Escreve em seu blog pessoal, Assim sou eu.

Foto: Annie Spratt/Unsplash

  1. Antonia Leonora van der Meer

    Muito boa e necessária reflexão, que Deus ajude a nós, líderes e membros de igrejas e ministérios a manter essa humildade necessária, contrária à busca de glória para nossa pessoa ou ministério.

  2. Lindo texto. Deus falou comigo, eu entendi sobre o significado e eu tenho assim como Paulo um espinho, difícil, mais como nosso Deus disse: a graça dele me basta. E eu tenho a certeza que Deus é maravilhoso em tudo que faz. Sou criação das mãos dele. Obg pela msg

    • Sonhei ontem com uma árvore cheia de bergamotas,elas eram lindas,mas tinha espinhos em voltas que me impediam de chegar até ela,nisto eu cheguei perto e os espinhos ficaram na minha mão,mas soprei e saiu todos da minha mão…antes de dormi eu pedi pra Deus que me mostrasse se era pra mim ter uma pessoa na minha vida,mas pra mim esse sonho foi a revelação que ele é mais espinho que benção,porque ele não acredita na minha fé,mas me corrigiu ontem mesmo por alguns erros meus,eu entendi que nem sempre estou certa,ele me falou coisas que ninguém nunca tinha me falado,não me fez mal,mas depois que me acordei eu decidi não ter ele mais na minha vida,pelo simples fato de zombar da minha fé,eu posso perder tudo,mas menos o amor por Deus,me entreguei de corpo e alma,o inimigo atenta,mas a alma tá bem alimentada…

  3. Meu espinho na carne são os meus pecados, que mesmo depois de conhecer a Misericórdia de Deus eu não consigo me perdoar! É dolorido e cortante, é dor que nunca passa! Mas tudo vai passar quando o Senhor Jesus me recolher 🙏
    Amém 🙏

  4. Monica da Silva barbosa

    Muito edificada pelo texto, podemos buscar a santidade mas seremos sempre falhos e pecadores. Santo só o Senhor.todos temos espinhos na carne ,todos.
    Mas nem por isso devemos parar a caminhada.
    Mas seguir em amor olhando para Cristo.
    Sem a soberba de apontar o outro.
    Mais aprendendo com humildade que somos limitados, e que só o Senhor pode nos julgar.
    E a palavra diz que nada nos separará do amor de Cristo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *