Rute, Boaz e uma história de amor maior
Por Yuri Fernandes
Sempre considerei o livro de Rute como um dos mais impressionantes da Bíblia. Impossível ler e não se impressionar com o modo como Rute se compromete com Noemí e com o Deus desta. De certa forma Rute é o tipo de mulher com quem nós homens deveríamos almejar casar: ela é a verdadeira personificação da mulher virtuosa. E não foi justamente esta disposição de Rute para a fidelidade ao Deus “em cujas as asas te vieste abrigar” (Rt 2.12) que chamou a atenção de Boaz?
Por outro lado, Boaz é justamente o tipo de homem que nós deveríamos nos esmerar para ser: Justo, generoso, bondoso para com Rute. Inclusive, a ação de Boaz ao resgatar Rute já é um anuncio do generoso resgate que temos em Cristo. Assim, Boaz e Rute refletem uma história de pessoas virtuosas em Deus e de cujo caráter deveria ser imitado por nós.
Só que o livro de Rute é mais do que isso. É mais do que uma história sobre o modo como deveríamos nos relacionar com nossos futuros cônjuges ou escolhe-los. É uma história sobre Deus usando a vida ordinária dessas pessoas extraordinárias – seus sofrimentos, alegrias, virtudes e defeitos – para dar vida à grande narrativa de redenção!
Pense um pouco no contexto do livro: Em Juízes vemos a infidelidade do povo de Deus que estava flertando com deuses estrangeiros. E é neste lugar nos aparece Rute, uma estrangeira que abandona os deuses de sua terra e se torna fiel ao Deus Altíssimo. É a partir desta fidelidade que Deus enxerta Rute ao drama da redenção, a colocando num lugar importante da linhagem do nosso grande Salvador!
E pense no modo sutil como Deus age nesta história. Ele traz Rute e Noemí de volta para Israel depois de terríveis sofrimentos – e a própria Noemí reconhece a mão de Deus em seu sofrimento. Ele arquiteta um encontro providencial entre Rute e Boaz nos campos deste. Ele concede sabedoria a Noemí, que orienta Rute. Ele dá coragem à Boaz para fazer aquilo que deveria ser feito e resgatar Rute. Deus, em sua infinita sabedoria, utiliza sua providência e nos ensina aquilo que veremos em Romanos 8.28 “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. É a mão providencial de Deus escrevendo a história!
A narrativa de Boaz e Rute não é sobre eles. É sobre algo maior do que eles! E creio que esse deve ser o desejo do nosso coração em todas as coisas da nossa vida: Casamento, amizades, profissão, hobbies… Compreender que Deus nos chama a cumprir seus Eternos e gloriosos propósitos a partir das coisas simples da vida deveria ser o maior anseio no nosso coração. Por que Ele é um Deus gracioso que chama pecadores como nós ao arrependimento para cumprir um propósito maior. Que o Eterno use as coisas ordinárias de nossas vidas para cumprir o seu extraordinário propósito!
E para pensarmos nisso, um pequeno poema:
Em terra distante um drama acomete
Dor e luto chegam naquele lugar
Amargua preenche e a esperança derrete
Mas existe um lugar para voltar
Sogra e noras sozinhas no mundo
Uma vai e outra fica, um novo futuro
Teu povo é meu povo, um porto seguro
Retorno certeiro ao Senhor de tudo
O amor que brota nos campos de trigo
Além do sustento, traz também um amigo
Providência de Deus que resolve o embate
Bondade infinita que traz socorre e resgate
Para além de si mesmos, uma nova família
E dos filhos dos filhos, uma nova alegria
E na linhagem se cumpre uma antiga promessa
D’Aquele que salva quem a ele confessa.
- Yuri Fernandes, 25 anos, de Contagem (MG). Formado em Jornalismo, é apaixonado por teologia reformada, missões, literatura e séries, mas Deus é seu amor maior.
Vera Lins
Fantástico! Parabéns! Deus o ilumine!
Grécia Moreira Guimarães Cesar
Esta História de Rute e Boaz é edificante!!!
michele
Muito bom! Posso usar este poema em uma peça
Bia
Meu coração espera em Deus…
Ana
Concordo com você, mais dessa mesma história tiro outra lição de vida as vezes o nosso fim é na verdade o início de uma grande história de vida.. como assim ? Rute e Noemi pensou que sua vida seria aquela até envelhecer e morrer, que voltaria pra sua terra e tentaria sobreviver um dia após o outro.
Só que na verdade o que parecia ser o fim para elas era na verdade o começo, pois de Rute viera nascer Obede .. acho que daí em diante você já consegue entender o que estou falando.
Beni
fantastico…….!! É isso mesmo !!! Essa também é sem duvida outra grandiosa mensagem.
Stefany
Verdade, Deus é maravilhoso.
Éder
Amém sem dúvida
Jeremias Dias de Camargo
Parabéns, muito bom essa expressão, adorei,
Adoro istorias bíblicas, no 1000 pra vc Deus abençoe
Stefany
Linda reflexão
Antonio
Nesta história vejo Jesus nos resgatando através do sofrimento na cruz por mim e por vace
Maria Siqueira
Amo esse livro de Rute.
Boaz
é o sonho de toda serva e vice versa
Eder
Sempre quando leio a história de Rute fico emocionado, com a atitude de Rute, que eu possa ser a referência de boas para a minha princesa que Deus está preparando, amém Deus abençoe linda história e a narração dela,
Jener Romero
História lindíssima, que Deus nos abençoe com uma nova versão de Rute e Boaz nos tempos presentes.