Por Joyce Hencklein

Desde pequenos aprendemos a agradecer pelo que temos e por aquilo que recebemos, seja um presente ou um elogio. Todo cristão tem a consciência de que a maior gratidão deve ser direcionada a Deus, afinal foi Ele que nos fez, nos amou, enviou seu filho para morrer em nosso lugar e cuida de nossas vidas. No entanto, muitas vezes somos ingratos, insatisfeitos e não sabemos agradecer da forma devida.

No Salmo 100 podemos aprender como render graças a Deus e o motivo para realizarmos tal prática:

1- Salmo 100:1 Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras” – A palavra “celebrar” significa louvar com alegria. Então, o primeiro passo é estar na presença do Senhor com alegria e louvando a Ele.

2 – Salmo 100:2 Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico” – A segunda orientação é servir a Deus, ou seja, trabalhar para o Senhor com nossos dons e talentos (e é claro, novamente com alegria).

3 – Salmo 100:3 Sabei que o Senhor é Deus: foi Ele quem nos fez e dele somos; somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio” – A ideia da palavra “saber” está totalmente relacionada a conhecer a Deus, sua história, sua mensagem, seus grandes feitos por mim e pela humanidade. Todas essas informações estão contidas na palavra Dele, a Bíblia que é viva e eficaz. O conhecer a Deus através de sua palavra faz com que entendamos a necessidade de sermos gratos pelo seus feitos e pela sua maravilhosa graça.

4 – Salmo 100:4 Entrai por suas portas com açõs de graça, e nos seus átrios com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome” – Nesse verso aprendemos a agradecer a Deus estando em sua casa, cantando louvores a Ele e rendendo graças, para que dessa forma possamos desenvolver uma relação de intimidade com o Senhor.

5 – Salmo 100:5 Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e de geração em geração a sua fidelidade” – Meus irmãos, nesse último versículo temos três características de Deus que com certeza nos fazem ficar constrangidos com tamanha grandeza e nos dão os motivos pelos quais devemos sempre praticar a gratidão. São elas: O Senhor é bom/O Senhor é misericordioso para sempre/O Senhor é fiel. Diante disso, podemos ter a certeza de que em todas as circunstâncias Ele estará conosco por causa de sua bondade, misericórdia e fidelidade.

Acredito que essas três verdades absolutas são mais do que suficientes para que nós jamais sejamos ingratos ou nos esqueçamos de agradecer.

 

Graças, graças, mil graças

A ti, meu Salvador!

Graças, graças, mil graças

Por teu precioso amor!

(Hino de gratidão – 62)

 

  • Joyce Hencklein, 23 anos. É formada em Gestão Empresarial, faz parte da Igreja Presbiteriana de Leme (SP), e é amante da leitura e escrita.

Foto: Ben White/Unsplash

  1. Venice santos de almeida braga

    Parabéns Joyce!!!! estou orgulhosa de vc sei que vc é uma menina serva do senhor que vive pra louvar e ingrandecer o nome do senhor .e eu que conheço vc desde criança conheço sua mãe que é uma mulher de que vive a palvra de Deus eu fico muito feliz mesmo por vc está escrevendo tão bem e o melhor sobre nosso Deus. Que ele esteja te guiando sempre.

  2. Sou da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, em Porto alegre, RS, e faço parte da Ordem Internacional das Filhas do Rei, uma ordem de oração e serviço. Gostei tanto de seus comentários sobre o Salmo 100, que irei aproveitá-los em nossa reunião de oração e louvor no dia 25 de novembro de 2021, Dia Nacional de Ação de Graças

    los em nossa reunião de oração e louvor no dia 25 de novembro de 2021, Dia Nacional de Ação de Graças. Obrigada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *