Por Jeverton “Magrão” Ledo

Amizade e caminhada compartilhada. Como separar esses dois ingredientes que, juntos, fazem da jornada uma aventura? Aventura que explora o autoconhecimento, a compaixão, a graça, a misericórdia e o perdão.

Iniciar uma caminhada com aqueles que se tornarão amigos mais chegados que irmãos não é tarefa fácil. Uma amizade duradoura exige esforço de ambos os lados e, principalmente, tempo.

Tempo para criar os laços necessários que permitirão que o conhecer mútuo seja natural. A naturalidade de uma boa amizade cria o ambiente para que se possa compartilhar fraquezas, incertezas, medos. Conduz à compreensão de que todos são, no fundo, carentes, dependentes e precisam de orientação. Orientação para que sigam o caminho que manterá as suas próprias portas abertas.

Eu, particularmente, ao longo da minha jornada até aqui experienciei muitas aventuras, conheci muitas pessoas e afirmo que não coleciono um número grande de amigosirmãos – permita-me juntar essas duas palavras.

Questionei em diferentes etapas da minha jornada porque um número tão pequeno de amigosirmãos permanecem ao nosso lado.

Eu já admiti na entrevista para o selo “Na varanda com o autor” o meu lado Darth Vader.

Pausa para desejar um feliz aniversário de 54 anos para toda a família Ultimato.

O saudoso Reve, um amigoirmão que acolheu, inclusive, meu lado Darth Vader, me ensinou lições preciosas. Deixo aqui mais uma vez registrada a minha gratidão ao servo que dedicou sua vida a cumprir a missão que lhe foi entregue e a cumpriu até o fim. Que o legado deixado siga alcançando gerações.

Quando se tem a coragem de admitir esse lado, o admitir auxilia no autoconhecimento, conduz a amizade a uma dimensão mais profunda. Profundidade que permite que você se apresente despido de qualquer máscara, e caminhe lado a lado sem reservas.

Compreendi que muitos passam por nossa vida como um vento que sopra e segue seu caminho.

Poucos vão permanecer e ao permanecerem sinalizam que estão abertos a iniciar esse longo processo. Processo que permitirá que iniciemos a construção de nosso jardim chamado amizade.

Agradei, assim como desagradei. Mas sigo meu caminho certo que o meu jardim tem as flores que são um suporte em momentos difíceis, ombro onde posso encontrar conforto, e força para seguir na missão.

Os amigosirmãos que seguem ao meu lado, independente da distância geográfica ou de qualquer outra barreira seguem porque eu sei que um dia também admitiram para si mesmos o lado Darth Vader. Tiveram a coragem de enfrentar o desafio, e encontraram, assim como eu, o amigo que suportou toda a fúria e venceu.

Aqui você pode se perguntar quem é esse tal Darth Vader, e porque fazer tal associação em seu texto? Verdade, boa pergunta nem todos conhecem esse intrigante personagem da saga Guerra nas Estrelas. Darth Vader era o jovem Anakin Skywalker, brilhante e cheio de habilidades para ser um verdadeiro jedi. O jovem brilhante se tornou o maior vilão de Guerra na Estrelas. O personagem acabou sendo vencido pelo lado mau que habita dentro de cada um de nós, e isso é bem conhecido a luta travada internamente. O apóstolo Paulo é o maior exemplo, mas fora da ficção e imerso na vida real ele nos mostrou o caminho para seguir a jornada até o fim.

Que você complete a sua jornada tendo ao seu lado um jardim florido de amigosirmãos que perfumem a sua vida até que você cumpra a sua missão.

Jeverton “Magrão” Ledo um apaixonado por arte e música. Segue servindo como conselheiro e reside com a família na Holanda.

  1. Antonia Leonora van der Meer

    Magrão, que texto profundo, impressionante. Você desnudou seu coração. Falou de suas amizades temporárias, e da preciosa e necessária amizade profunda e duradoura de amigoirmão. Graças a Deus pela bênção da amizade com o Reve. Que Deus use sua vida para acolher e sustentar outras pessoas que precisam ser compreendidas e amadas incondicionalmente.

  2. Obrigada, Magrão, por mais uma vez abrir o seu coração por meio de um texto. Uma grande benção termos nos encontrado nesse caminho. Admiramos muito você!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.