Por Lucas Meloni

 

Para que toda a terra

Resplandeça sua glória

Para que seus amados sejam livres

Para que seus amados sejam livres

Para que seus amados sejam livres

 

Existe um louvor antigo chamado “Firme Está o meu Coração” (Banda & Voz) que me emociona toda vez que o ouço. Não é uma superprodução, porém, ele traz um lembrete essencial que nunca deveria sair de nossas mentes.

Somos chamados por Deus para uma vida com ele e, neste processo, somos fortalecidos e capacitados para anunciar o seu grande amor por vários lugares. O nosso chamado é manifestar o nome de Deus e fazer com que este mundo conheça a sua glória.

Parece fácil até, né? Mas essa é uma jornada intensa e repleta de pedras. E o problema todo começa quando não estamos plenamente em Cristo, firmes na Rocha Eterna.

Quando deixamos nosso coração ser enganado pelas circunstâncias ou por ensinos que, à primeira vista, parecem verdadeiros, contudo, trazem mentiras grosseiras contra a soberania de Deus, deixamos de proclamar a glória do Senhor.

Dias atrás,  Christianity Today divulgou resultados de um estudo feito pelo Ligonier Ministries em parceria com a Lifeway Research que aponta as cinco heresias mais comuns entre os norte-americanos. Tome nota:

1ª – Para 56% dos entrevistados, Jesus não é o único caminho para Deus;

2ª – 73% creem que Jesus foi “criado” por Deus;

3ª – Para 43%, Jesus foi um grande mestre, mas não é Deus;

4ª – Cerca de 60% veem o Espírito Santo como uma força, mas não como um ser pessoal;

5ª – Para 57% dos entrevistados, a maioria das pessoas é “boa por natureza”.

Talvez você pense: mas esses dados são de outro país, com uma realidade social e religiosa distinta da nossa. Isso é verdade, porém, essa distinção não impede que algumas mentiras como essas ou outras criem raízes em comunidades de fé no Brasil.

Em meio à era da pós-verdade e do relativismo, como pudemos deixar de ensinar o “arroz com feijão” aos nossos crentes? Permitir que alguns acreditem em ensinos divulgados na pesquisa acima deve nos levar a pensar se estamos formando uma geração de cristãos verdadeiros. Qual o impacto que temos deixado para a igreja do amanhã no que se refere à fundamentação bíblica? A verdade não está no coração enganoso do homem, mas na manifestação esplendorosa de Deus que se revelou a nós.

João 5.39-40 desmonta de muitas formas as heresias que passam pela mente dos americanos e, muito provavelmente, de brasileiros também. Ali, Jesus diz a judeus que o cercavam e que, por vezes, tentaram desacreditá-lo a respeito das Sagradas Escrituras. A partir deste texto, aprendemos algumas coisas importantes.

A primeira é que temos, herdado dos mais antigos, o hábito de ler a Bíblia de forma imprecisa. Achamos que a salvação está nas linhas do texto sagrado, mas as linhas, divinamente inspiradas, apontam para o Redentor que salva.

A crença de que Jesus é o nosso Redentor é uma ação de Deus que acontece por meio do Espírito Santo, que é Deus. Aqui temos a manifestação da chamada Trindade Econômica, que é a expressão da Trindade dentro do plano salvífico que há em Cristo e pela santificação promovida pelo Espírito.

Além disso, é importante entender o contexto. João é o evangelho que mais evidencia o caráter divino de Cristo. Ele começa, justamente, dizendo quem Cristo é desde o princípio. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1.1, Almeida Revista e Atualizada).

Outro ponto fundamental de João 5.40, é que Jesus deixa evidente que a vida está apenas nele. “… contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida” (Nova Versão Internacional).

Não adianta bater em outras portas quando sabemos onde está a resposta. Há muitos que gritam filosofam dizendo que todos os caminhos levam a Deus, mas essa é uma grande e perigosa mentira para essa e para as próximas gerações. Essa “teologia” faz com que as pessoas fiquem centradas em seus próprios planos e vontades, acreditando que são suficientes para si próprios. Isso faz proliferar a ideia de que somos quase todos “bons” por natureza, afinal, não são todos que saem matando outras pessoas, promovendo guerras ou prejudicando alguém. São apenas alguns.

A mensagem de Jesus, contudo, era para todos. Sem distinção. Ele evidencia que todos precisam de redenção porque foram separados de Deus. Isso, de forma implícita, deixa evidente que todos são maus. Apenas Cristo em nossas vidas pode realizar a transformação necessária em nossas vidas. Dessa forma, quando Cristo é proclamado e entra nos corações, as pessoas encontram a liberdade, como diz a canção com a qual iniciei esse texto. E não é qualquer liberdade, mas a liberdade paga a preço de sangue. É de valor impagável por nós, mas foi paga por Jesus. É por isso que temos vida pelos méritos de Cristo. Como igreja, é nosso dever impedir que qualquer ideia ou linha de pensamento que minimize a Cristo e o evangelho prolifere. O trabalho, irmãos, é árduo. Que sejamos capacitados para este desafio.

  • Lucas Meloni, 32 anos, mora em São Paulo, SP, é jornalista e estudante de teologia na Faculdade Teológica Batista de São Paulo (FTBSP).

Saiba mais:

» A liberdade que tanto buscamos, só a cruz de Cristo dá

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *