Por Lucas Pedro

“Estou cansado de dizer que estou cansado” – disse um velho amigo, em tom de desabafo. Você anda cansado? Provavelmente, a maioria responde essa pergunta com um retumbante SIM.

Eis um problema mundial do nosso tempo. Para o coreano Byung-chul Han vivemos na sociedade do cansaço. Segundo este filósofo, vivemos cansados por estarmos sujeitos a uma permanente dinâmica de performance e de positividade. A performance que nos empurra o tempo todo para sermos melhores, mais eficientes, mais saudáveis, mais bonitos. A positividade que nos diz que logo iremos vencer na carreira, no amor, no jogo e na vida, porém, a linha de chegada nunca se aproxima.

Esta dinâmica transbordou do mundo profissional e escorreu para todas as áreas da vida, inclusive na nossa vida espiritual, na nossa relação com Deus e na forma como servimos a Ele e efetuamos o serviço religioso nas igrejas. Pastores e líderes exaustos se debruçam sobre planejamentos estratégicos e novos métodos e formatos eclesiais. Em suma, o cristão evangélico também está cansado. Talvez até mais cansado, pois além de gerir sua performance na vida profissional e pessoal, ele também precisa cuidar de sua vida religiosa com toda positividade de um vencedor.

Bem, se você está cansado, gostaria de apresentar duas vitaminas bíblicas que tenho usado contra toda esta tendência que nos leva à exaustão física, emocional e espiritual.

A primeira vitamina é a ENTREGA. Ela está presente em vários textos bíblicos, mas gostaria de usar o conhecido Salmo 127 que diz:

 Se não for o Senhor o construtor da casa,
será inútil trabalhar na construção.
Se não é o Senhor que vigia a cidade,
será inútil a sentinela montar guarda.
2Será inútil levantar cedo e dormir tarde,
trabalhando arduamente por alimento.
O Senhor concede o sono
àqueles a quem ele ama.

Este remédio não nos exime de trabalhar, nem de construir, nem de cuidar da saúde e da segurança de nossas famílias. O que o salmista está dizendo é que se fizermos todas essas coisas sem a busca pela presença e pela benção de Deus, todo este trabalho será inútil. O que ele está nos dizendo é que devemos cuidar daquilo que está dentro do pequeno alcance das nossas mãos vacilantes e que podemos entregar tudo aquilo que nos escapa nas mãos de Deus.

A vitamina da entrega nos permite ver o quanto somos limitados, para que possamos focar naquilo que está dentro do nosso raio de possibilidades. O que não está neste raio pertence ao Senhor e a sua divina providência.

A segunda vitamina é a CONTEMPLAÇÃO e ela também está presente em toda Palavra de Deus, mas gostaria de usar outro Salmo para apresentá-la. Agora o 136 que diz:

 Deem graças ao Senhor, porque ele é bom.
O seu amor dura para sempre!
Deem graças ao Deus dos deuses.
O seu amor dura para sempre!
Deem graças ao Senhor dos senhores.
O seu amor dura para sempre!
Ao único que faz grandes maravilhas,
O seu amor dura para sempre!
Que com habilidade fez os céus,
O seu amor dura para sempre!
Que estendeu a terra sobre as águas;
O seu amor dura para sempre!
Àquele que fez os grandes luminares:
O seu amor dura para sempre!
O sol para governar o dia,
O seu amor dura para sempre!
A lua e as estrelas para governarem a noite.
O seu amor dura para sempre!

Todo cristão sabe que fomos criados simplesmente para adorar a Deus. Fomos criados e existimos com o propósito de contemplar Deus e tudo que ele criou e que nos rodeia. Sabemos disso, mas há muito tempo perdemos a habilidade de contemplar o por do Sol ou o nascer da Lua. Perdemos a disposição de mergulhar num rio glorificando a Deus com todo nosso corpo. Abandonamos a prática tão usada pelos salmistas de olhar pra realidade, considerando a grandiosidade e a beleza de Deus.

Como cristãos humanistas, gostamos mais da cidade dos homens do que a de Deus. Passamos horas e horas olhando pra telas que criamos e nos esquecemos da benção de se esquecer na contemplação de tudo aquilo que o Pai nos proporciona diariamente.

No começo, usei essas vitaminas por necessidade. Hoje, tenho usado por prazer.

  • Lucas Pedro é autor do blog Transformai-vos. Atua na área de Comunicação e Web Design e ministra oficinas em diversas igrejas no Brasil.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *