Opinião
- 22 de fevereiro de 2021
- Visualizações: 4680
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
Você vive de acordo com o quê você enxerga
Por Pedro Dulci
Apesar de historicamente a fé ter sido sempre contrastada com a razão, nas Escrituras, fé se opõe ao que não enxergamos. A fé é a firme convicção daquilo que não se vê (Hb 11.1). Viver pela fé significa deixar de viver guiado meramente por aquilo que você está enxergando no momento.
A visão é um dos sentidos humanos mais interessantes para servir de metáfora para a vida na fé. Isso porque não basta ter olhos e um objeto para dirigir o olhar. É preciso luz! Na penumbra não enxergamos direito, na escuridão simplesmente não vemos nada!
E aqui começam a se delinear alguns temas caros à teologia cristã, que muitas vezes não nos foram ensinados, mas que pode renovar toda uma geração de membros das igrejas de Cristo.
A famosa afirmação de C. S. Lewis no final de “Teologia é Poesia?” carrega consigo uma maneira de entender como o discípulo de Cristo enxerga a vida. "Eu creio no cristianismo como eu creio no Sol. Não porque eu o vejo, mas porque por meio dele vejo todas as coisas". Olhe como a Revelação divina que constitui a fé cristã não nos fornece meramente "as lentes" dos nossos óculos, mas toda a luz sem a qual olho nenhum conseguiria enxergar nada!
A fé cristã não é meramente um acessório que corrige um foco equivocado em nossa visão. Ela é a luz, a condição de possibilidade para que possamos enxergar qualquer coisa.
Tão somente conscientes dessa dimensão iluminadora da fé cristã é que cada um de nós conseguirá ensinar aos nossos filhos e irmãos na fé que eles são a luz do mundo. Não é que eles são "uma luz" entre outras, mas "a" luz do mundo, através das quais os seres humanos podem ter as boas obras de Deus iluminadas e possíveis de serem vistas (Mt 5.13-16).
Enquanto não formos capazes de mostrar para as pessoas que a certeza da fé gerada pelo Espírito em nosso coração não é meramente acessória, mas fundamental, nos manteremos distraídos com todo o tipo de subterfúgios e entretenimentos enquanto a vida com Deus permanece em segundo ou terceiro plano em nossas rotinas.
Toda a nossa caminhada depende dessa luz para o nosso caminho. Sem ela, continuaremos tropeçando em cada obstáculo da trajetória!
>> Conheça o lançamento A Vida em Cristo, de John Stott
Leia mais
» Fé nem sempre significa confiança
» Senhor, dá-me a fé de uma criança!
Leia mais
» Fé nem sempre significa confiança
» Senhor, dá-me a fé de uma criança!
Autor de Fé Cristã e Ação Política, Pedro Lucas Dulci, é filósofo e pastor presbiteriano. Casado com Carolinne e pai de Benjamin, desenvolve pesquisa em ética e filosofia política contemporânea e estudos sobre o diálogo entre ciência e religião, com estágio na Vrije Universiteit Amsterdam. É teólogo e coordenador pedagógico no Invisible College.
- Textos publicados: 26 [ver]
- 22 de fevereiro de 2021
- Visualizações: 4680
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Opinião
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
- + vendidos
- + vistos