Jesus, as crianças e os valores do reino

ESTUDO BÍBLICO | Série Revista Ultimato – edição 392

Nos seus ensinos, Jesus nos desafia a ter uma escala de valores completamente diferente se queremos ser homens e mulheres que se submetem ao Reino (governo) de Deus. Ele nos apresenta algo como um “reino de ponta cabeça” (em relação aos “reinos” do mundo), onde aquele que deseja ser “grande” deve se tornar “pequeno”, e o que deseja ser “o primeiro” deve se tornar “o último e servo de todos” (Marcos 9.35).  

Continue lendo

O desafio de ser como uma criança

ESTUDO BÍBLICO | Série Revista Ultimato – edição 392

Como nos ensina John Stott, os pobres em espírito “são aqueles que reconhecem que estão espiritualmente falidos. Sua fala é: ‘Nada em minha mão eu trago, simplesmente à tua cruz me apego’”. Ou seja, trata-se de uma constatação da nossa completa dependência de Deus para que sejamos elevados à categoria de “salvos”; ou, em outras palavras, para que sejamos introduzidos no Reino dos céus, com todas as implicações redentoras que isso produz em nossa vida.

Continue lendo

Como a morte pode nos ajudar a viver melhor?

ESTUDO BÍBLICO | Série Revista Ultimato – edição 391

Acredito que todos nós já ouvimos ou lemos algum relato sobre alguém que, tendo conseguido sobreviver a uma enfermidade muito séria ou a algum acidente impressionante, passou a enxergar a vida de maneira completamente diferente. Tudo mudou: a relação com o trabalho e o tempo, os relacionamentos, as prioridades, as “ambições”… De fato, esses relatos apontam para a experiência de que “encarar a morte de frente” produz uma nova atitude diante da vida.

Continue lendo

Existe vida após a morte… E antes também!

ESTUDO BÍBLICO | Série Revista Ultimato – edição 391

Muitas pessoas evitam a reflexão e as conversas sobre a morte, pois é um assunto não apenas desconfortável, mas que também pode “trazer mau agouro”. No outro extremo, podemos encontrar pessoas que estão tão preocupadas com a morte que acabaram desenvolvendo uma postura neurótica, e muitas vezes mórbida, com relação a este tema. Em ambos os casos, tudo indica, o comportamento das pessoas é determinado pelo medo – medo de morrer.

Continue lendo

Deus e a arte de nos “formar”

Artigo: “Jeremias: esperança em tempos de caos”, de Christian Gillis, Ultimato 390 Texto básico Jeremias 18. 1-12  Textos de apoio – Deuteronômio 30. 11-20 – Miqueias 6. 6-8 – Salmo 103. 8-14 – Mateus 7. 24-27 –  2 Timóteo 2. 14-26 – Tiago 1. 22-27 Introdução Todo artesão (artífice, artista) se preocupa criteriosamente com a […]

Continue lendo