Por Layla Fischer

09/08/2023.

Na UTI.

Sons de aparelhos e gente falando.

Corredores que pareciam emitir um único convite: venha e se angustie conosco.

Então era ali? Onde a tristeza se escondia e se apossava dos corações? Onde canções de alegria eram abafadas pelos ruídos e gritos de dor? Era ali onde os sorrisos se desmanchavam até se reduzirem ao silêncio inquietante?

Pois os rostos cansados revelavam que qualquer alegria parecia ter definhado. E necrosado. Só havia a impossibilidade da fuga, os questionamentos acerca do mal e do sofrimento, a procura por qualquer descanso.

E, então, a senhora.

Cujo corpo inchado ainda funcionava, com o auxílio de máquinas e fios. Visitada pelas muitas dores, que habitavam seu corpo febril, ela permanecia inerte e dormia. Provavelmente há algum tempo.

Ali, no leito, já não fazia mais diferença se no outro dia haveria sol ou chuva. Se foi dona de casa ou escritora de best-seller. Se tinha muitas ou poucas rugas e linhas de expressão. Se a novela terminou bem ou terminou mal.

Enquadrados pela espera, a morte encarava a todos. E esperava o momento do abraço. O fim.

O bipe irritante do aparelho ainda soava e ninguém sabia quando cessaria. Os muitos tubos entravam por suas veias e canalizavam mais desesperança, mais sofrimento.

E então, o Santo Livro foi aberto e algumas palavras foram direcionadas ao filho, que permanecia ao lado da cama, com os olhos fitos no chão.“O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Não vai faltar sustento, mas também escassez; não vai faltar alegria, mas também tristeza. Mas ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei, pois Ele está comigo. Ele segue sendo o meu Senhor e o meu pastor”.

Ali, demos nossas mãos, circundando o leito, e recitamos a oração do Senhor. Na esperança de que o corpo frágil escutasse e, mesmo que inconscientemente, orasse conosco.

E naquele momento, é como se naquele leito eu não visse mais a senhora, mas o Cristo sofredor e debilitado. Que também padeceu de humanidade. E que me lembrou que a esperança um dia esteve num cadáver.

Mas a morte não o conteve, pois, apesar de sua importância, era só mais um elemento.

Talvez essa tenha sido a melhor forma de mostrar que ela – a morte – é apenas o portal para o começo da verdadeira vida, a vida eterna. E que ao mesmo tempo parece questionar-me: “Por que você se preocupa tanto com essa vida? Ela é só um nó numa corda infinita”.

Essa era a verdade que perfurou o medo e a incerteza a respeito do fim. Expulsos sem muito esforço, ao som de bipes frequentes.

Um último olhar foi direcionado à senhora e, junto com ele, uma última oração.

E logo dormiu, de fato. Com o Cristo vitorioso sobre a morte. E que a abraçava, vibrante de alegria, no outro lado da imensidão.


 

  • Layla Fischer, 24 anos, é assessora jurídica e pesquisadora. Congrega na Igreja Presbiteriana Central de Curitiba/PR, e estuda teologia junto ao Invisible College.

 


Saiba mais:

» Quando a Alegria Não Vem Pela Manhã, Ricardo Barbosa
» Súplicas de Um Necessitado, Elben César
»Misericórdia, até na morte

  1. Antonia Leonora van der Meer

    Esse texto mexeu no meu coração, tive algumas experiências parecidas, mas fazer um relato tão belo, singelo e cheio de esperança alegrou meu coração. Realmente O Senhor é meu Pastor!

  2. PAULO JÚNIOR RODRIGUES ESPINDOLA

    Boa tarde,
    Eu me identifiquei muito com essa narrativa; tive um tumor no cérebro, detectado em 2019. Fiz cirurgia no cérebro em março de 2022 para biópsia e diagnóstico; estou em tratamento, após radioterapia estou fazendo químio. Creio que o médico dos médicos já assumiu meu caso. Estou escrevendo um pequeno relato sobre minha situação, especialmente na UTI. Apesar dos fios não tive o mesmo fim da senhora do teu relato. Como disse o Apóstolo Paulo: (…) mesmo estando em aperto (ter de escolher), melhor é estar com Cristo (Filipenses 1:23),
    A razão do meu contato é para te pedir para publicar teu texto no meu relato; obviamente serão dados os créditos para ti e editora Ultimato. Muito Obrigado. Paulo.

    • Boa tarde, Paulo!
      Fiquei muito feliz com o seu comentário e agradeço por compartilhar sua experiência. Me solidarizo com a sua situação e espero que possa se reestabelecer por completo e o quanto antes, para o louvor do nosso Deus. Que essa certeza de que Cristo é conosco te acompanhe o tempo todo.
      Fique à vontade para compartilhar o texto! Deus abençoe.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *