Por Mikaella Tardelli

Tenho refletido muito sobre a criatividade de Deus, sua organização e sua lógica e padrão no qual criou o ser humano, bem como as funções de nosso organismo. Hoje quero compartilhar algo a respeito do nosso cérebro.

Você sabia que quando pronunciamos 1 palavra, nosso cérebro a processa em 1 segundo? Ou que existe todo um processo, relacionado a um dos lados do cérebro que nos faz realizar determinadas tarefas? Você sabia que com 20 anos você conhece entre 27 a 52 mil palavras diferentes? Você sabia que nosso cérebro escolhe as palavras corretas para formar uma frase?

Deus fez tudo isso! Fico maravilhada ao pensar que Deus nos formou do barro (Gn 2.7), que com o pó e um sopro ele formou nosso cérebro e todas as funções dele. Deus fez a nossa fisiologia e é tão específica cada função. Quando estudo sobre isso, sempre paro e penso: “Cara, Deus fez tudo isso!”

O Senhor Deus é rico em inteligência e criatividade. Diferente dele, nós herdamos pensamentos e ideias a partir do que ele já fez. Pensar que ele criou todas as coisas é tão lógico e tão grande! Como faz sentindo conhecer um Deus que tem explicado como fez as coisas e como dirige a História, bem como dá ao homem a possibilidade de entender e compreender o que ele criou!

Como disse o profeta Jeremias: “Ah! Senhor Deus, eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; nada é demasiadamente difícil para ti” (Jeremias 32.17, NAA).

Porque no início do texto disse que compartilharia sobre o cérebro, imagino que você gostaria de ler curiosidades a respeito dele, mas quero sugerir que você olhe os céus, as ciências, a criação em sua totalidade e enxergue-a não como algo normal, que existe por existir, mas que um Deus inteligente, imutável, transcendente criou, fez e conduziu tudo para que viesse a existir.

É interessante pensar como a fé e a ciência estão ligadas, por mais que se separá-las a ciência aponta para Deus e seus atributos, não há como pensar em toda complexidade humana e nas coisas que existem e não pensar acerca de um Deus que fez tudo. A ideia de criar vem dele, e por sermos criados e tudo em volta ser criado, herdamos dele essa criatividade. Contemplar isso não tem preço, pois o desejo de nossos corações é exaltar ao Senhor e todos os seus feitos.

 

  • Mikaella Santos Tardelli é pedagoga e psicopedagoga clínica e institucional.

 

Leia mais:
» Faça a próxima coisa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *