Por Mikaella Tardelli

“Faça a próxima coisa.” Aprendi essa frase com a Elizabeth Elliot. Em fases diferentes da vida, passamos por dificuldades, que no momento se tornam sofrimento. Não é fácil lidar com as dificuldades, e nosso Deus sabe disso, Ele sabe das nossas limitações, e sabe o quão difícil é lidar com tantas coisas.

Aprendi com meu professor do seminário que “as circunstâncias vêm para mostrar nosso coração.” E sabe, acredito nisto! Acredito que de fato o sofrimento nunca é em vão, como a Elisabeth Elliot afirmou. Acredito que nesses momentos, não é somente a espera ou perseverança que é ensinada, mas sim nosso caráter é moldado e tratado.

Creio que Deus usa as circunstâncias para moldar nossas atitudes e lembrar que somos incapazes de viver
como queremos. Digo “o que queremos” porque normalmente o sofrimento vem a partir de algo que queremos que aconteça e não acontece, ou algo que acontece e não queremos. E isso traz frustrações, que são cheias de orgulho, ira e até mesmo vaidades.

Por isso acredito que as dificuldades produzem em nós um caráter transformado. Agora, o que fazer nestes momentos de tamanha dor? Ficar deitada na rede? Ou na cama? Sentar e lamentar? Pode ser uma opção… mas aprendi e tenho refletido a partir do que a Elisabeth me ensinou que devemos dar um próximo passo. Devemos fazer a próxima coisa!

Se há falta de emprego, vou continuar à procura, e também buscar recursos que me capacitem para outras realidades do mercado. Se há dificuldades familiares, vou lavar a louça que está me esperando, se há muita pressão, quais atividades tenho que fazer para deixar pronta para amanhã? Bem, dificuldades são muitas coisas, como lidar com a morte ou doenças, lidar com brigas com alguém próximo, e por aí vai. Em todas elas, podemos não ficar parados e lamentar, mas sim prosseguir em frente com os próximos passos.

Não que isso seja uma fuga ao problema, mas é a possibilidade de você amadurecer no processo. Deus sempre será a rocha que vai te guiar em seu sofrimento e ele, mesmo sendo o próprio motivo da nossa felicidade, nos dará. Não estou dizendo que tudo é fácil, mas posso dizer que o sofrimento nunca é em vão!

  • Mikaella Santos Tardelli é pedagoga e psicopedagoga clínica e institucional.
  1. Jocilene Oliveira de Souza

    Bom dia!
    Texto maravilhoso, edificou minha vida neste dia, principalmente por me lembrar da frase que mais me motivou no livro da Elizabeth Elliot, que sempre devemos fazer à próxima coisa.
    Parabéns Mikaella, e uma outra dica de tema e falar sobre o medo, que tanto tem cercado nosso coração, neste tempo de Pandemia!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *