Por Cássia Oliveira

Desde que eu me lembre, a virada de ano foi tão desejada na história da minha existência. Entramos em 2021 com um longo suspiro de alívio ao deixar pra trás o pior ano de nossas vidas. Acredito que é uma sensação universal de entender 2020 como uma longa e desgastante noite de vigília e 2021 como o amanhecer tão esperado.

Bom, a verdade é que ainda não vimos nenhum feixe de luz raiar nesse céu escuro. A pandemia não terminou, ainda estamos no meio de um caos político, econômico e social. Mas, estamos sentindo que no mundo espiritual algo mudou completamente e é só o começo.

Li uma fala esses dias do Daniel Kolenda, evangelista do The Send, que resume bem o que está acontecendo: “Deus está abalando sistemas para ser a nossa única esperança”. E ainda lembrou: “Todo mundo parece estar esperando por avivamento achando que é uma experiência prazerosa e agradável. Mas ser avivado é ser sacudido de um estado de sono é ser alarmado, acordado e assustado”.

A 1° Lei de Newton, chamada de “Lei da Inércia”, diz que todo corpo em inércia se mantém em repouso a menos que se aplique uma força sobre ele. Pois bem, o Deus que criou as leis da física nos deu um empurrão bem forte em 2020, nos forçando a sair de nossa inércia espiritual. Nós, da igreja ocidental, tão acostumados à vida comum e terrena, fomos inundados pelas questões mais significativas na jornada de um cristão. Nos lembramos da oração não como último recurso, mas como disciplina espiritual inegociável. Nos lembramos da leitura diária da Palavra de Deus, nosso único refúgio seguro. Nos lembramos do exercício prático da fé e da realidade inevitável do sofrimento na vida cristã.

Não falo do que ouço, tenho visto esta mudança com meus próprios olhos. Na minha igreja local, no ápice da pandemia, filhos pródigos voltavam para a casa do Pai. Quebrantamento, arrependimento e olhos voltados para o próximo era o que mais se via no meio da congregação. Todos comentavam que o que estava acontecendo era um grande mistério de um Deus que tem o seu caminho na tormenta e na tempestade.

A juventude da minha igreja, a Assembleia de Deus, foi despertada para o estudo bíblico. Todos os anos a página da Juventude AD Brasil lança planos de leitura da Bíblia nas redes sociais e neste ano se notou uma mudança: os jovens estavam bem mais engajados na leitura anual. Conversando com o Gerente de Mídias da Juventude AD Brasil, se confirmou o que eu havia observado no meu próprio grupo de jovens; ele contou que, em todo o Brasil, o pessoal estava mais empolgado e participando ativamente da leitura das escrituras.

2021 já começou como o ano de hábitos em transformação. O devocional está valorizado. Muitos estão gerenciando seu tempo com sabedoria como um bom mordomo de Cristo, observando os dias maus em que vivemos. Despertados do sono espiritual, estamos parando de justificar nossa inércia espiritual com a desculpa da falta de tempo. Em vez disso, diminuímos nosso tempo rolando o feed no Instagram e maratonando séries na Netflix, a fim de priorizarmos aquilo que importa; estar aos pés do Senhor.

Enfim, estamos começando a deixar a ansiedade do desempenho de lado, como fez Maria, para dar atenção ao nosso principal propósito: conhecer a Deus. O terrível ano da pandemia nos alertou que o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer. E que a noite está terminando e o dia vem chegando. Chegou a hora de acordar e entrar em movimento.

  • Cássia de Oliveira, Jornalista pela UFRGS e repórter da AD Guaíba. Atua na área de comunicação cristã e como colunista. Noticiando boas novas.

 

>> Conheça a edição 387, “Exercite-se! Saia da inércia espiritual”, de Ultimato.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *