Stephen Camilo

Eu já morei em muitos lugares, e acho que a partir da terceira mudança comecei a gradativamente parar de sentir saudade.

Hoje, sem nenhum motivo, me perguntei como fui reduzindo essa saudade a quase zero. E a resposta a qual cheguei é que fui deixando de estar presente onde estava e passei a estar em lugar nenhum. Sim, é extremamente absurdo. Isso até parece impossível, afinal como estar em um lugar sem estar nele?

Isso é paradoxal, e parece maluquice, mas essa “técnica emocional” não é só dos nômades urbanos. Até mesmo pessoas que nasceram e cresceram na mesma casa fazem isso tanto quanto eu fiz. O segredo para estar sem estar é não se envolver, não participar, não contribuir e jamais, jamais se doar.

Para sentir saudade é preciso deixar saudade

Num relacionamento saudável a saudade que sentimos é do tamanho da saudade que deixamos. Pra dar falta de um pedaço de você é preciso deixá-lo para trás.

É da natureza dos encontros deixar um tanto de si e receber um tanto dos outros. A troca é inevitável, e não é possível deixar de estar e sentir. Só é possível estar com menos qualidade, estar mal e causar mal-estar. E talvez esse “mal estar” não deixe saudade, mas somente lembranças.

Não sentimos falta do que está com a gente. Por isso você não vai sentir falta do pedaço de você que você não deixou.

Pode parecer muito esperto não deixar um pedaço de si, não se doar. E acho que nunca houve uma geração de homens e mulheres tão espertos, que tanto se poupa. Mas também temos visto uma onda sem precedentes de jovens infelizes.

Deixe um pedaço seu

Jesus disse “Tomai, comei; isto é o meu corpo” (Mt 26:16b). Ele deixou um pedaço dele, se partiu por inteiro pelos seus discípulos. Ele lavou os pés, Ele curou, Ele ensinou.

De Jesus saia virtude! As únicas pessoas que ficaram sem um pedaço de Jesus foram as que o rejeitaram, isso é muito triste.

Na cruz ele se entregou 100%. E podemos ter 100% dele se o buscarmos 100%.

Acho que um dos maiores medo que temos, junto com a Traição é de sentir falta de alguém. Temos que lidar com a saudade, um dia nossos caminhos se desencontrarão e vida termina.

Ao pensar nisso fico constrangido pelos abraços que não dei, os amigos que não vi, o tempo e o carinho que não dei só pra não sentir saudade.

Deus mesmo diz que tem saudade do seu povo, no Antigo Testamento e no Novo temos a grande festa de reencontro de Jesus com a Igreja.

Deus deixou um pedacinho dele na gente já no momento da nossa criação, quando ele nos fez a imagem e semelhança dEle mesmo.

Pecamos, ofendemos o pedaço divino em nós, Jesus chorou.

Eu não me engano e nem quero mentir para você, amar vai doer, vai arrancar pedaços sim, vamos sentir saudade. Mas parece que na lógica de Deus só vai chegar inteiro quem se compartilhar no caminho.

Stephen Camilo, 28 anos. É formado em Marketing, mora em Curitiba e congrega na Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *