VO Blog Ultimato Jovem estava no Vocare 2016, em Maringá (PR). Mil e cem pessoas participaram de um evento cheio de interatividade, reflexão, arte e troca de experiências, dentro da Universidade UNICESUMAR. O congresso ocorreu de quinta-feira (21/04) a domingo (24/04).

Acompanhe, em ordem cronológica, nesta página especial a cobertura jornalística do Vocare  feita pela equipe de comunicação do Portal Ultimato, composta por: Lissânder Dias (coordenador), Amanda Almeida, Camila Nogueira, Clara Bontempo e Phelipe Marques.

 


Domingo (24)

13h01 – Com esperança, o evento Vocare2016 termina e o movimento continua

Os últimos momentos do congresso foram marcados pelo sentimento de gratidão pelo que aconteceu nestes dias, para também pelo resultado da unidade experimentada pelas 26 organizações que se juntaram para realizar o evento. A oração final foi feita de joelhos, com cerca de 40 pessoas à frente. Elas irão para o campo missionário nos próximos meses. Juntos, os presentes oraram pela vida deles, pedindo intrepidez e coragem para que cumpram o trabalho.

10h37 – O Vocare não acaba hoje!

Depois das reflexões e tantos desafios, o encerramento da última noite do Vocare2016 ficou por conta do som de Marcos Almeida. O jovem que decidiu levar a sério sua vocação, mas ainda tem dúvidas e medo sobre os próximos passos, pôde cantar e ouvir em alto e bom som: “O medo se vai quando ouço a voz do alto a me dizer: Sê valente, Sê valente!”.


00h20 – O desafio da evangelização entre universitários

Lidar com a saudade e com a liberdade quando se sai de casa para estudar em outra cidade, a falta de tempo por conta da carga horária pesada e pessoas que deixam a faculdade formados, mas espiritualmente mortos, são apenas alguns dos desafios a serem vencidos no evangelismo no contexto universitário. Duas das oficinas oferecidas no Vocare, na tarde desse sábado (23),  trataram desse assunto.


 

Sábado (23)

23h59 – Vivência Missionária: o desafio transcultural na pele

Uma das metas do Vocare é fazer com que o jovem não apenas receba palavras e ministrações, mas também participe ativamente das atividades. A “Vivência Missionária” é um dos momentos mais propícios a isso. Segundo Tiago Braga, coordenador da atividade, o momento foi pensado para que o jovem possa sentir o que é estar no campo. “Não basta apenas ver e ouvir, você precisa sentir na pele”, disse.

17h36 – Mobilização Missionária e o seu papel

O movimento não para no Vocare2016, em Maringá (PR). Na tarde desse terceiro dia de congresso (23) os jovens participantes foram impactados e desafiados mais uma vez pelas oficinas do arco “Global”.

17h21 – Você conhece os oito segmentos menos evangelizados no Brasil?

O Painel das Minorias trouxe ontem (22) aos participantes do Vocare2016 mais informações sobre os oito segmentos menos evangelizados no nosso país. Você conhece todos eles? Conhece as dificuldades de cada um? Conheça um pouco mais sobre eles.

12h17 – O chamado e o protagonista da missão

A cada manhã do Vocare 2016 os participantes se reúnem para o Upside Down, momento de reflexão, música e informação, para virá-los de cabeça para baixo. Nesse sábado (23) a ministração teve como tema “Missões Transculturais”, com o Pr. Marcos Amado, que foi missionário entre muçulmanos por mais de 20 anos e é diretor do Movimento Laussane para a América Latina.

12h00 – Artes, negócios e justiça social no Celebra Vocare

Na noite de ontem (22), os participantes ouviram experiências de pessoas que atuam em negócios e abrem empresas missionais; foram encorajados por gente que trabalha com desenvolvimento e transformação de comunidades; inspirados com muita música boa da TS Band e do cantor Paulo César Baruk; e ainda apreciaram uma bela apresentação de dança sobre a redenção da humanidade.

00h52 – As (des)construções necessárias para artes e comunicações saudáveis

Uma das tarefas mais difíceis para os participantes do Vocare 2016 foi selecionar algumas entre as 38 oficinas divididas em sete áreas durante a programação. Mas qualquer que fosse a escolha, a certeza era de que encontrariam nela capacitação para o serviço em suas vocações.

00h27 – Oficinas Vocare2016: Um mundo que precisa de Jesus

Durante a tarde dessa sexta-feira (22), segundo dia de programação do Vocare2016, em Maringá (PR), os participantes puderam escolher e participar de oficinas especiais e variadas, com temas relacionados à missão e vocação, que buscaram intrigar e impactar os jovens congressistas.

00h26 – A missão do Senhor alcançando minorias

Há mais povos não alcançados do que podemos imaginar. Como uma conferência que privilegia a vocação missionária, o Vocare2016 apresentou o Painel Minorias na tarde dessa sexta-feira (22), uma “roda de conversa” na qual sete representantes de diversas missões e organizações que buscam alcançar e evangelizar minorias, segmentos menos evangelizados no país, chamaram a atenção do público para as necessidades e dificuldades de cada delas. O evento foi realizado em um dos auditórios da Unicesumar, em Maringá (PR).


 

Sexta-feira (22)

20h21 – Voctalk: Vocação na prática

Um dos valores que o Vocare busca promover é o protagonismo da juventude. Por isso foi criado um VocTalk, um espaço onde são apresentados projetos feitos por jovens e que estão transformando vidas e comunidades. Na tarde dessa sexta-feira (22), cinco jovens apresentaram seus projetos e incentivaram os demais participantes a tirar seus os sonhos do papel.

12h38 – Ariovaldo Ramos fala no Vocare sobre a missão de Jesus e a vocação dos discípulos

A partir da passagem de João 15.16, Ariovaldo Ramos fez uma reflexão sobre o novo relacionamento estabelecido por Jesus com seus discípulos. Um relacionamento no qual “ele precisava ir, para ficar como ele nunca esteve”. O pastor explicou que Jesus nos escolheu para estar em nós e ficar conosco. E, para que, enviados por ele, venhamos a dar frutos. “A missão de Jesus era frutificar, mostrar o Pai. E a nossa missão, que não é uma escolha, mas sim uma convocação, é frutificar Jesus”, afirmou.

12h35 – Pequenos Grupos: Fazendo o movimento acontecer

Em meio aos diversos prédios, praças e gramados da UniCesumar em Maringá (PR) já era possível observar as pequenas aglomerações de pessoas reunidas para conversas e troca de experiências, no final da manhã dessa sexta-feira (22).Assim começaram os momentos de bate-papo e reflexão dos PGs (Pequenos Grupos) do Vocare2016.

11h15 – [Facebook] O dia começou cedo

00h32 – A nossa vocação é amar

Com animação e disposição próprias de quem trabalha com adolescentes, Raul Ferreira e seus amigos foram os primeiros a descer da arquibancada para dançar ao som da música no ginásio da Unicesumar, em Maringá (PR), na primeira noite do Vocare 2016.

23h30 – [Instagram] A abertura contou com testemunhos, louvor e desafios


 

Quinta-feira (21)

22h55 – As portas do Vocare2016 estão abertas
Uma mistura de expectativa, ansiedade e muito calor. Calor humano da multidão de mais de mil pessoas que já fizeram o check-in no Vocare 2016, e calor do Sol, que em Maringá chegou a 33 graus, nesta tarde. Enquanto aguardavam as portas do ginásio serem abertas para a programação oficial de abertura do evento, novatos e veteranos trocaram abraços, experiências e compartilharam o que esperam do encontro. A professora Simone Cardoso, de Altamira (PA), falou que sua expectativa para o Vocare é “presenciar o despertar de pessoas para a palavra do Senhor e para a missão de levar essa palavra adiante”.

12h50 Vai começar o Vocare2016!
Eles e elas estão chegando. Mochilas nas costas, sorrisos nos rostos (apesar do cansaço da viagem). Mais de mil jovens vindos de quase 200 cidades brasileiras participarão do Vocare2016 que começa logo mais, às 15h, na Unicesumar, em Maringá (PR). O evento termina no domingo, após o almoço.

12h38 – [Instagram] Jovens chegam de várias partes do Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *