Logo_Vocare2015

 

Assisto ao noticiário na TV, abro o jornal, acesso a internet, ando pelas ruas do meu bairro, visito outras cidades, ouço o último sermão. Uma voz me chama. Tanta coisa a ser feita! Não tenho tempo, não sei por onde começar, nem sei exatamente o que sei fazer.

Como um jovem pode descobrir a vocação em meio a um turbilhão de causas, informações e oportunidades? Como reter o que realmente é bom para mim, para Deus e para a sociedade?

Não é apenas uma questão de profissão ou formação acadêmica. Estamos falando de caminhada: responsável, coerente, espiritual. Caminhada que afeta todas as dimensões da nossa vida — e, fundamentalmente, a vida do outro. Caminhada que é reflexo da realidade mais profunda com Deus, do diálogo com ele, da obediência a ele.

A jornada é misteriosa e exige de nós muita sensibilidade e humildade. Para o que fomos chamados? Para o que “eu” fui chamado? Não, antes de tudo, a pergunta é: quem sou eu diante de Deus? E que identidade sustento para as pessoas?

Deus nos chama, sim. Primeiramente nos chama para estar junto dele e, como que de mãos dadas, andar pelo mundo, salgando e iluminando a vida (Mt 5.13-16).

A jornada é misteriosa e exatamente por isso precisamos descobrir, juntos, a direção, o sentido, as chances de amar. Chega de autoengano travestido de piedade; basta de fantasias de um evangelho “água com açúcar”, de uma vida superficial. Não queremos mais vozes egoístas. Precisamos de outros que nos ajudem a caminhar. O mundo precisa de nós para ajudá-lo a andar por “caminhos planos” (Jr 31.9; Mt 3.3).

Vamos nos encontrar e conversar sobre a vocação que Deus nos deu, sobre o chamado do Senhor para todos, e para cada um de nós.

Vamos ouvir gente com experiência, gente que já viveu os mesmos dilemas e que já fez as mesmas perguntas que estamos fazendo hoje.

Vamos conhecer histórias de projetos que testemunham (com atos e palavras) a obra maravilhosa de reconciliação de Deus nos rincões do Brasil e do mundo.

Vamos entender conceitos teológicos sobre a “missão de Deus” e nos comprometermos com as necessidades mais relevantes da atualidade.

Convidamos cada jovem a participar conosco do Vocare 2015, um encontro que pretende reunir a juventude cristã de 18 a 21 de abril de 2015. O vocábulo latino “vocare” dá origem a vocação. Vocação de chamado. Chamado de obediência. Obediência de amor ao Pai, em resposta ao amor dele por nós e pelo mundo inteiro.

Não há jornada mais fascinante! Não há caminho para a liberdade senão aquele no qual descobrimos quem somos e qual é o nosso papel no mundo.

***
Um grupo de organizações cristãs que trabalham com juventude se uniu à Associação de Missões Transculturais do Brasil (AMTB) desde o final de 2012 para orar e planejar o Vocare 2015. Trata-se de uma “versão jovem” do Congresso Brasileiro de Missões (CBM), mas com um desafio a mais: mobilizar jovens a partir de 16 anos que não estão envolvidos em missões. O grupo tem se reunido regularmente, com um saudável esforço de unidade cristã. Junte-se a nós em oração, divulgação e entusiasmo.

• Lissânder Dias é jornalista, editor do Portal Ultimato e integra o grupo que planeja o Vocare 2015.

 

Nota: artigo publicado originalmente na seção “Caminhos da missão” da revista Ultimato 348 (maio-junho/2014).

  1. Josianny Nascimento

    Gostaria de saber qual o nome da musica do anuncio desta programação?A qual sempre toca no anuncio na Rede Boas Novas e no youtube. Obrigada .

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *