Por Alan César

Muitos dos jovens que compõem as fileiras de nossas igrejas atualmente são, em grande maioria, descomprometidos com as marcas de Cristo.

A essa geração quero dar o nome de “geração moonwalk“, em referência ao famoso passo de dança de Michael Jackson.

Mas em que os jovens evangélicos de hoje se assemelham com essa coreografia?

moonwalk foi popularizado em 1983. A impressão que se tem é que a pessoa que executa o passo está andando para a frente, quando na verdade está andando para trás. É uma ilusão de ótica. Essa, talvez, seja a maior semelhança com boa parte da juventude de hoje. 

Os jovens que fazem parte da geração moonwalk estão constantemente mantendo a boa imagem, que por sua vez é antagônica a sua verdadeira essência. Eles conseguem levantar as mãos durante o louvor, ter presenças regulares no cultos de domingo, têm vocabulário evangélico na ponta da língua, alguns carregam até a bíblia, outros com muita coragem sobem aos púlpitos para louvar, pregar… Mas, será que tudo não passa de uma ilusão ótica? Será que esses mesmos jovens não estão a bailar o famoso moonwalk?

O profeta Joel, no capítulo dois, encontrou uma geração parecida, uma sociedade em que as pessoas estavam prontas a rasgarem as vestes, prontas a sinalizar o que realmente não estavam vivendo. As vestes eram rasgadas, mas por dentro o coração permanecia intacto, e a estes Deus disse por meio do profeta: “Convertei-vos a mim de todo o vosso coração, com jejum, choro, pranto, rasgai o vosso coração, e não a vossas veste.

____________________

 Alan César Corrêa, 31 anos, cursando 4° ano de bacharel em teologia

  1. É fato o tipo “moonwalk” entre os jovens na igreja (e isso é ótimo sob o ponto de vista de que se estão dentro, com certeza a transformação virá…fora é não vai acontecer).
    Só não concordo que esse rótulo seja dado à toda essa geração. Temos muitos jovens comprometidos e a esses que devemos dar enfoque. Jesus confrontava as pessoas apenas trazendo a verdade a tona, sem usar acusações. Acredito nele. Principalmente quando diz que se olharmos muito para o joio, vamos acabar arrancando o trigo com ele. Então vamos focar no trigo e deixa que do joio, cuida o Senhor…..

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *