Dias atrás me encontrei buscando respostas em poços vazios, brigando comigo mesma a ponto de duvidar daquilo que é claro e evidente a minha vida.

Perguntando pra mim mesma o que é crer, se vale mesmo a pena. Sentia um aperto no coração lembrando-me de assuntos tão polêmicos na sala de aula e quando chegava em meu quarto só conseguia pensar naquilo, e me esquecia Dele. Oh, como Deus… é Deus.

Eu tinha acabado de perder meu pen drive. Revirei minhas gavetas, que por sinal só tem papel, e logo encontrei uma revista antiga. Por curiosidade, resolvi abri-la e encontrei:

“Nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé.”
I Timóteo 1:4

Assim como a ciência tem mistérios que não foram revelados, assim também tem o Cristianismo. A fé em Cristo não se propõe a resolver todos os mistérios do Universo (Deuteronômio 29:29), mas a resolver o nosso relacionamento com Deus e com o próximo.

Somos muitas vezes questionados sobre a nossa fé, sobre o que cremos. E existem pessoas (intelectuais, professores, entre outros) que passam a ter uma influência na nossa mente. Confesso que sempre quando surge esse tema na escola sobre “Criação ou Evolução” dá um grande “ibope”. Sem entender muito bem do assunto, em geral, não somos encorajados a confrontá-los. Não digo que devemos ter uma preocupação em provar coisas que nem Deus se deu ao trabalho de provar… Lendo a Bíblia, encontraremos poucas passagens e temas com justificativas. A única que dá um pulo aos nossos olhos é que Jesus é o único filho de Deus que veio à Terra como homem para morrer na Cruz pelos nossos pecados.

Precisamos mesmo é abrir nossos olhos e mentes para o que realmente tem valor: mostrar ao mundo que Cristo é “O caminho, e A verdade, e A vida…” (João 14:6). A Bíblia não precisa da gente como advogados de defesa. O que Deus quer é que sejamos exemplos, modelos, anunciando a Boa Nova.

As revelações bíblicas não são contrárias à Ciência, mas cada qual trata de um assunto diferente. A Bíblia não é um documento científico: o que há nela é o que Deus quer comunicar para nós. Contradições surgirão se compararmos fatos de natureza e finalidades diferentes.

Assim como Paulo designou uma missão a Timóteo, temos que dar continuidade a ela: combater o bom combate mantendo a nossa fé e a boa consciência. Usar a nossa mente e o coração para entender, estudar muito a Palavra, comê-la DIARIAMENTE, crer nas maravilhas de Deus de modo mais inteligente e seguro.

“Crer é também pensar.”
John Stott

__________

Mariany Rocha, 17 anos,  é estudante do 3° ano, mora em Vila Velha (ES) e integra a equipe do Grow, ministério para adolescentes de 13 a 17 anos da Igreja Evangélica Missão Praia da Costa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *