Opinião
18 de julho de 2022
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Os desafios da comunhão virtual e da vida cristã on-line
Por Rubem Amorese
![Emmanuel Ikwuegbu | Unsplash.com](/image/atualiza_home/principal/ultimas/opiniao/2022/07_jul/opi_18-7-22_rubem_amorese_desafios_vida_crista_online(1).png)
Não se trata apenas de redescobrir as antigas razões que nos animavam, mas também achar as forças para “enfrentar” a comunhão em serviço, com suas alegrias e contrariedades. Sim, sabemos bem que essa comunhão em serviço é como abraço de porco-espinho: quanto mais próximos, mais “espinhosa” é a relação.
As antigas razões para um “meter a mão na massa” coletivo, em prol da comunidade, do bairro (a ideia de missão paroquial) e da sociedade, em geral (a ideia do “ide” à sua escola, trabalho, condomínio, prefeitura etc.) também sofrem uma crise de plausibilidade, ou de relevância. O isolamento obrigatório colocou essas atividades presenciais em suspensão. E, sem perceber, tristemente aprendemos a cuidar das próprias vidas (uma marca da pós-modernidade).
Anteriormente ao “fique em casa”, eram poucas as igrejas que mantinham um culto on-line. Com a tragédia, muitas delas tiveram que recorrer à tecnologia. E foi, a meu ver, uma bênção. O detalhe é que esse serviço veio para ficar. Passado o olho do furacão, não encontramos razões para desativar as transmissões, pois são acompanhadas, por membros e visitantes, em todo o mundo. Sem falar que seus arquivos ficam disponíveis para quem desejar assisti-los fora do horário de streaming. O melhor dos mundos! Mas essa possibilidade de permanecer em casa agora conspira contra o chamado de volta ao aprisco físico. Ela aprofundou o fenômeno pós-moderno da privatização da vida. E o autorizou. E o obrigou.
Agora, para os adeptos da “presença virtual”, não faltam argumentos: o culto virtual não é culto? A escola dominical no metaverso não é escola? A presença na janelinha do Zoom não me permite ver mais irmãos do que quando eu ia à igreja? Aliás, posso me concentrar mais no sermão se estiver no silêncio da minha casa. Posso participar da aula on-line. Quanto à oferta, tem o PIX pra isso. E assim por diante. Razões até razoáveis, penso eu.
![](/image/banners/2022/bannerA_assinatura_396.gif)
Temos visto como as empresas se adaptaram ao trabalho remoto. Muitas prosperaram significativamente, por conta da eficiência. Há quem tente transportar essa nova realidade para o mundo eclesiástico. E funciona, em parte. Muitas atividades da igreja, além dos cultos, se beneficiam. Mas há um elemento que tem sofrido: a comunhão; aquela proximidade construída com suor e com pão e vinho, na edificação do bem comum; aquele ambiente de trabalho voluntário, colaborativo, evangelístico e de adoração que, combinados, produzem em nós uma qualidade de relações, de envolvimento e de identidade que parece não ser possível na igreja remota.
Então, um irmão disse: podemos até conversar por chat, mas o seu abraço eu quero senti-lo.
![](/image/atualiza_home/principal/ultimas/opiniao/2022/07_jul/capa_ult_394.jpg)
Está claro para todos que a pandemia alterou muitos aspectos da sociedade. O impacto dessas mudanças chega às igrejas, denominações e organizações paraeclesiásticas de diferentes maneiras. Retornar às reuniões presenciais será um desafio! Exigirá esforço e ânimo para vencer as dificuldades internas (dentro de nós) e as externas. Para muitas lideranças pastorais o contexto é desanimador. Há pastores emocionalmente esgotados. Liderar neste contexto complexo de mudança é uma prova cheia de obstáculos.
É disso que trata a matéria de capa da edição de 394 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais
» Icabode: da mente de Cristo à consciência moderna, de Rubem Amorese
Rubem Amorese é presbítero emérito na Igreja Presbiteriana do Planalto, em Brasília. Foi professor na Faculdade Teológica Batista por vinte anos e consultor legislativo no Senado Federal. É autor de, entre outros, Fábrica de Missionários e Ponto Final. Acompanhe seu blog pessoal: ultimato.com.br/sites/amorese.
- Textos publicados: 36 [ver]
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Site: http://www.amorese.com.br
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