Por Escrito
- 14 de agosto de 2019
- Visualizações: 5080
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
365 ideias intencionais, para jovens e adultos
Por Clayton Rucaly | Resenha
Se você é responsável por adolescentes na sua igreja local ou tem algum em casa, eu te aconselharia a ler o livro Intencionais (Publicações Pão Diário). Mas leia de coração aberto, pois não serão eles os únicos que terão suas vidas transformadas, mas você também poderá crescer com essa leitura.
Intencionais é uma série de 365 devocionais feitos para serem lidos todos os dias do ano. Cada dia trazendo um assunto com tema e linguagem diferente. O livro foi escrito por cinco jovens cristãos de diferentes histórias, cidades e experiências de vida e a cada capítulo é possível aprender mais sobre Deus e até mesmo se identificar com os autores.
O melhor de tudo é que ao fim de cada devocional há um desafio feito para nós lermos e avaliarmos onde estamos errando e o que podemos fazer para melhorar. Isso significa que você terá a oportunidade de pôr em prática aquilo que acabou de ler.
Gosto de pensar que o livro foi escrito por jovens para jovens que vivem os atuais dilemas da sociedade e por muitas vezes, se veem indecisos sobre qual caminho escolher, qual melhor decisão tomar e acima de tudo, como conciliar tudo isso com o desejo de Deus para suas vidas, como cristãos.
Como dito acima, cada devocional é referente a um dia do ano, e o que torna o livro interessante é que cada capítulo traz a identidade e originalidade de um dos autores. Não é um texto uniforme, mas com vida própria e frequentemente os autores compartilham experiências pessoais, aumentando assim, a identificação do leitor com a obra.
Os temas, por sua vez, variam desde convivência na escola, faculdade a dilemas morais e problemas como ansiedade, depressão e solidão. E, apesar da diversidade de assuntos, o objetivo central do livro é, como vencer tudo isso tendo Cristo e a Bíblia Sagrada como apoio e sendo intencional na jornada cristã.
Você até pode estar se perguntando: “Como que esse livro poderá acrescentar ao adolescente e a mim, adulto (pai ou líder de jovens)?”. Bem, logo quando começar a ler você verá que, apesar de os assuntos focarem nos jovens, muito do conteúdo pode ser aplicado em nossas vidas e cotidiano.
Qual é o adulto que não foi marcado por algo que aconteceu na infância? Por vezes, se vê sem saber como lidar a respeito de uma perda de oportunidade, emprego, ente querido ou até um parceiro! Na verdade, esses contratempos e infelicidades são naturais e em algum momento iremos ter que enfrentar isso. O livro aborda justamente essas questões e nos fazem pensar em como estamos lidando com tudo isso e, principalmente, faz-nos avaliar se estamos depositando nossa confiança em Deus para administrar todo esse turbilhão chamado vida.
• Clayton Rucaly, jornalista, cartunista e ilustrador. Membro da Igreja Presbiteriana de Curitiba, professor de culto infantil e comunicador na instituição filantrópica cristã, Irmandade Betânia.
- 14 de agosto de 2019
- Visualizações: 5080
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Por Escrito
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
- + vendidos
- + vistos