Por Escrito
- 08 de junho de 2022
- Visualizações: 5548
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
“Você é tão corajosa!”: minha experiência na LittWorld
Por Ravena de Albuquerque Pereira
Foi na segunda, 11 de abril de 2022, à noite que recebi a ligação de Thiago me convidando para participar da maior feira cristã de livros do mundo, a LittWorld em Budapeste! Minha primeira reação ao desligar o telefone foi olhar para o meu pai e lhe contar a notícia. Meu pai me arregalou os olhos, sorriu e abraçou meu corpo que estava tremendo de surpresa e alegria… Passei o dia seguinte respondendo um longo formulário para adquirir a bolsa do evento que incluía a participação, os materiais, hospedagem e alimentação. Consegui-la era decisivo para ir ou não ir, e, em poucas horas, recebemos a mensagem de que fui contemplada com a bolsa total! No outro dia, dediquei todo o tempo buscando a melhor e mais barata passagem para ir do Brasil para a Europa. E em menos de duas semanas para o evento acontecer, comprei a passagem, com ajuda principalmente do meu irmão, que hoje mora na Europa. Isso feito, agora faltava arrumar as malas e organizar a cabeça, que não acreditava nessa porta que se abriu para a ABU Editora. E assim como meu pai sorriu e me abraçou, eu abracei essa oportunidade radiante... e fui à LittWorld!
Organizada pela Media Associates International (MAI), a LittWorld reúne editoras cristãs e escritores de países ao redor do mundo. A edição de que participei estava prevista para 2020, ficou suspensa por dois anos devido à pandemia e aconteceu entre os dias 24 e 29 de abril de 2022. O principal objetivo da MAI é oferecer suporte para editoras e escritores criarem conteúdo de excelência para servir a igreja e impactar a sociedade. Seu lema é “Saciar a fome do mundo pela língua escrita”1. Nesse sentido, esse evento promove conhecimento rico e trocas de contatos e experiências valiosas aos participantes de todos os continentes do mundo.
A LittWorld 2022 foi sediada na Hungria, a primeira edição na Europa Continental, com o tema “Mais fortes juntos: publicando esperança em meio à crise”2. Essa edição contou com a participação de 160 editoras e pessoas de 50 países diferentes vindos de todos os continentes. É interessante que o tema foi escolhido antes da pandemia, contudo, com esse período, sua escolha ganhou significado ainda mais poderoso. Foram oferecidas palestras, workshops, mesas redondas e consultorias, momentos devocionais e de louvor, além de várias conversas, trocas de contatos e experiências, e, lógico, comidas deliciosas…
O Brasil estava representado por duas editoras: a Mundo Cristão e a ABU Editora! A Mundo Cristão enviou seu presidente, Mark Carpenter, que compartilhou com o público sua longa experiência no setor editorial no workshop “Novos caminhos para alcançar o mercado geral”3. E a ABU Editora estava representada por uma jovem assistente editorial e aspirante a escritora: eu!
Contamos com a participação memorável do escritor Philip Yancey, que falou sobre a valorização de livros como forma crucial para a comunicação humana e como eles servem como refúgio para as pessoas nas mais adversas situações. Ele defendeu a seguinte tese: os livros têm uma exímia capacidade de transformação e impacto na sociedade. Eu pude rapidamente conversar com Philip no elevador… estava nervosa, mas tinha clareza de que minha presença em sua frente representava muitos brasileiros e brasileiras com Philip Yancey em suas bibliotecas domésticas… em poucos minutos, apresentei-me a ele e falei sobre a ABU Editora e como cheguei àquele evento internacional. Seu olhar calmo, já marcado pela velhice, se arregalou e se animou pelos meus relatos, e ele me disse algumas vezes: “Você é tão corajosa!”4. Após esse marcante encontro, retornei ao quarto e chorei junto com minha mãe, no telefone…
Além de editores, convivi também, durante aqueles dias, com escritores. Autoras como Joan Campbell (África do Sul), Keila Ochoa (México) e Nadyika Gerbish (Ucrânia) muito inspiraram o público com suas histórias e experiências. Nadyika compartilhou que há alguns anos ouviu a história de um refugiado e a partir dela escreveu um livro, que impactou muitas pessoas pela capacidade de identificação e acolhimento. Ela nunca havia imaginado que hoje conheceria tantas pessoas passando pela mesma situação diante da guerra na Ucrânia. “Hoje, estou lendo esse livro para minha filha”, ela compartilhou em uma mesa redonda. A presença dos ucranianos no evento veio acompanhada a momentos de oração e de generosidade.
A MAI tem o intuito de fomentar literatura em cada país, respeitando seus contextos e fortalecendo suas culturas, assim reforçado pelo presidente da organização, John Maust. O ambiente não era de competitividade, mas de acolhimento: a autora mexicana Keila Ochoa chamou de “um pedacinho do Céu”.
Dentre os workshops de que participei, um dos mais marcantes foi “Construindo uma editora cristã de qualidade sustentável”5, por Tim Thornborough, da The Good Book Company. Como é possível ser sustentável? Compreendendo que em qualquer lugar do mundo é possível produzir conhecimento e fomentar debates por meio de livros.
Retorno ao Brasil reanimada e com muita esperança. Porque creio que por meio de livros e da formação de novas leitoras e leitores, e de novas autoras e autores, é possível transformar a sociedade, fomentar a reflexão e mostrar a glória de Deus.
- Ravena de Albuquerque Pereira é assistente editorial na ABU Editora. Original de Natal (RN), participa da ABUB desde 2015, como estudante na ABS Natal, movimento estudantil nas escolas, diretora nacional de ABS (2018-2020) e depois na ABU São Paulo. Atualmente é estudante de Letras Português e Inglês na Universidade de São Paulo, USP. Trabalha com revisão de texto desde 2019.
Notas:
1. Satisfy global hunger for the written word.
2. Stronger Together: Publishing hope beyond crisis.
3. New ways to reach the general market.
4. “You’re so brave!”
5. Tradução livre. Originalmente o título do workshop foi: “From first book to balanced books: Building a Self-Sustaining Christian Publishing Company”.
- 08 de junho de 2022
- Visualizações: 5548
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Por Escrito
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Descobrindo o potencial da diáspora: um chamado à igreja brasileira
- Trabalho sob a perspectiva do reino de Deus
- Jesus [não] tem mais graça
- Onde estão as crianças?
- Não confunda o Natal com Papai Noel — Para celebrar o verdadeiro Natal
- Uma cidade sitiada - Uma abordagem literária do Salmo 31
- C. S. Lewis, 126 anos
- Ultimato recebe prêmio Areté 2024
- Exalte o Altíssimo!
- Paciência e determinação: virtudes essenciais para enfrentar a realidade da vida